Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/3273
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Estudo sobre a pesquisa acadêmica brasileira acerca da avaliação no ensino de ciências |
Other Titles: | Study about the Brazilian academic research on evaluation in Science teaching |
Autor: | Mello, Abenilde Silmara de ![]() |
Primeiro orientador: | Justina, Lourdes Aparecida Della |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, André Luis de |
Segundo membro da banca: | Polinarski , Celso Aparecido |
Terceiro membro da banca: | Meglhioratti, Fernanda Aparecida |
Resumo: | No que se refere à avaliação no ensino de ciências, a pouca pesquisa existente configura-se como um problema a ser enfrentado. Ensino, aprendizagem e avaliação são processos indissociáveis para a efetivação da educação científica no contexto escolar. O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir os resultados de uma investigação acerca da produção acadêmica brasileira – na forma de dissertações de mestrado e teses de doutorado – que contemplam estudos acerca da avaliação no ensino de ciências, defendidas em programas de pós-graduação no Brasil, na área de ensino, no período de 2001 a 2012. Busca-se refletir sobre a trajetória da avaliação educacional no cenário acadêmico brasileiro. O estudo é do tipo estado da arte, com o levantamento das obras disponíveis no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/Brasil). Foram encontrados 42 trabalhos: 33 dissertações e 9 teses. Estes trabalhos foram analisados quanto ao nível de ensino; disciplinas; fomento; foco temático; gênero da pesquisa e indicativos para a pesquisa e/ou para a prática avaliativa. Evidenciou-se que os níveis de ensino contemplados foram a educação infantil, o ensino fundamental, o ensino médio, o ensino superior e o geral. No que tange às disciplinas, ciências e biologia estão presente na maioria dos trabalhos, seguidas por física, química e outras. Quanto ao foco temático investigado, obtivemos trabalhos acerca da “Avaliação da aprendizagem”, “Avaliação institucional” ou “Avaliação de sistemas”. Quanto aos indicativos para a pesquisa, um dos citados foi a necessidade de investigações acerca das dicotomias entre o discurso proclamado e o praticado pelos envolvidos na prática avaliativa. Na questão da prática de ensino, salienta-se a necessidade de uma avaliação mais formativa, ultrapassando a mera formalidade de instrumentos pontuais com o único objetivo de medida. |
Abstract: | Regarding the evaluation process in Science teaching, the little research existing in this field shows up as a problem to be faced. Teaching, learning and evaluation processes are inextricably linked to the effectiveness of Science Education in the school context. The objective of this research is to present and discuss the results of an investigation concerning the Brazilian academic production in the form of master dissertations and doctoral theses which include studies about the evaluation process in Science Education defended in Post-graduation Programs in Brazil, in the teaching area, concerning the period from 2001 to 2012. The aim is to reflect about the trajectory of educational evaluation in the Brazilian academic setting. The study done is related to the state of the art, with a survey that includes the works available in the database of Theses of Higher Education Personnel Training Coordination (CAPES/Brazil). 42 works were found: 33 dissertations and 9 theses. These works were analyzed taking in account the educational level; disciplines; promotion; thematic focus; sort of research; and indicative for researching and/or evaluation practice. It was evident that educational levels covered in these works were: early childhood education, primary education, secondary education, higher education and the general one. Regarding the disciplines, Science and Biology are presented in most of the works, followed by Physics, Chemistry and others. Concerning the thematic focus investigated there are works about the "Learning evaluation", "institutional evaluation" or "System evaluation". About indicatives for researching, one of the mentioned topics is the need for researching about the dichotomy between the discourse proclaimed and the practiced one mentioned by those ones involved with evaluation practice. In the matter of teaching practice, it is highlighted the need for a more formative way of evaluation, surpassing the mere formality of specific instruments for the simple purpose of measurement |
Keywords: | Avaliação educacional Pesquisa em educação Estado da arte Educational evaluation Educational research State of the art. |
CNPq areas: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | MELLO, Abenilde Silmara de. Estudo sobre a pesquisa acadêmica brasileira acerca da avaliação no ensino de ciências. 2014. 169 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/3273 |
Issue Date: | 30-Jul-2014 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Abenilde_mello2014.pdf | Texto completo | 1.93 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License