Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3221
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMachado, Indiamara Ferreira Pickler-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8128517795037902por
dc.contributor.advisor1Marques, Sônia Maria dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8726117539132816por
dc.contributor.referee1Marques, Sônia Maria dos Santos Marques-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8726117539132816por
dc.contributor.referee2Nyamien, Francy Rodrigues da Guia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7283384714727324por
dc.contributor.referee3Nunes, Georgina Helena Lima-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3494845515615884por
dc.contributor.referee4Martins, Suely Aparecida-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2450774413938872por
dc.contributor.referee5Zanlorenzi, Marcos Aurélio-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/6881253811204986por
dc.date.accessioned2017-11-28T17:31:02Z-
dc.date.issued2017-08-28-
dc.identifier.citationMachado, Indiamara Ferreira Pickler. Juventude e identidade: o processo de significação e construção do ser quilombola entre os(as) jovens da comunidade Adelaide Maria Trindade Batista de Palmas/Paraná. 2017. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3221-
dc.description.resumoEsta pesquisa observou o processo de construção de identidades em uma comunidade remanescente quilombola do município de Palmas, no Estado do Paraná. A investigação teve como objetivo conhecer e analisar como se dá o processo de construção de identidades pela juventude da Comunidade Quilombola Adelaide Maria Trindade Batista. Para chegarmos as respostas pretendidas, utilizamos o tipo de pesquisa etnográfica e como métodos de coleta de dados observação participativa, Diário de Campo e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados coletados se deu a partir do embasamento em referenciais teóricos que discutem identidade e diferença e suas formas de representação. A partir do conceito de juventude apontado pela própria comunidade, constatamos que os sujeitos definidos como jovens se auto reconhecem como remanescentes quilombolas e preservam a cultura de seus antepassados principalmente através da religião católica e pela transmissão de memórias e costumes pelos membros mais velhos da comunidade. De acordo com as narrativas de membros mais velhos, os jovens e as jovens tem papel fundamental na continuidade da cultura e na conquista do território. No entanto, embora sejam apontados como elementos fundamentais na continuidade da cultura local, estes não tem participação ativa nas decisões da comunidade. A juventude é compreendida como uma fase de preparação para a vida adulta, de moratória social. Ainda não estão aptos a participar e tomar decisões. A família, a igreja e a escola se destacam como elementos chave na construção, transmissão e preservação da identidade há pouco assumida. Os resultados apontam que a identidade quilombola está intimamente relacionada com a escola, pois é na escola que se fomenta a todo momento a construção dessa identidade. O trabalho escolar é realizado com o objetivo de fazer com que os alunos se auto reconheçam, assumam a identidade quilombola e se orgulhem. A finalização da pesquisa evidencia a importância do papel das identidades na conquista de direito pelos povos e comunidades negras tradicionais e quilombolas, as quais vem lutando por visibilidade frente as esferas de poder há anos.por
dc.description.abstractThis research observed the process of identity construction in a quilombola community in the city of Palmas, in the state of Paraná. The research was aimed at knowing and analyzing how the process of building identities by the youth of the Quilombola Community Adelaide Maria Trindade Batista. In order to arrive at the desired answers, we used the type of ethnographic research and methods of data collect participatory observation, field journal and semi-structured interviews. The analysis of the data collected was based on theoretical references that discuss identity and difference and their forms of representation. From the concept of youth pointed out by the community itself, we find that the individuals defined as young recognize themselves as remaining quilombolas and preserve the culture of their ancestors mainly through the Catholic religion and the transmission of memories and customs by the older members of the community. According to the narratives of older members, young people has a fundamental role in the continuity of culture and in the conquest of the territory. However, although they are pointed as fundamental elements in the continuity of the local culture, they do not have an active participation in the decisions of the community. Youth is understood as a stage of preparation for adult life, of social moratorium. They are not yet able to participate and make decisions. The family, church, and school stand out as key elements in the construction, transmission and preservation of identity just assumed. The results indicate that the quilombola identity is closely related to the school, because it is at school that the identity construction is encouraged at all times. The school work is carried out with the purpose of making the students recognize themselves, assume the identity of the quilombola and be proud. The conclusion of the research highlights the importance of the role of identities in the conquest of right by the traditional black and quilombola peoples and communities, who have been fighting for visibility in the spheres of power for years.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabielle Cheuczuk (fabielle.cheuczuk@unioeste.br) on 2017-11-28T17:31:02Z No. of bitstreams: 2 Indiamara f. p. m. 2017.pdf: 4538012 bytes, checksum: b10b033788a825f57c0c34068e8b9a14 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-28T17:31:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Indiamara f. p. m. 2017.pdf: 4538012 bytes, checksum: b10b033788a825f57c0c34068e8b9a14 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-08-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectJuventudepor
dc.subjectQuilombolapor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTerritóriopor
dc.subjectYoutheng
dc.subjectQuilombolaeng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectTerritoryeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleJuventude e identidade: o processo de significação e construção do ser quilombola entre os(as) jovens da comunidade Adelaide Maria Trindade Batista de Palmas/Paranápor
dc.title.alternativeYouth and Identity: the process of meaning and construction of the quilombola being among the youth of the community Adelaide Maria Trindade Batista from Palmas/Paranáeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Indiamara f. p. m. 2017.pdf4.43 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons