Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3188
Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação ambiental e os resíduos sólidos em área rural: um estudo de caso de uma escola do campo em Guaíra-PR
Autor: Rodrigues, Fernando Alvacir 
Primeiro orientador: Roesler, Marli Renate Von Borstel
Primeiro membro da banca: Pacheco, Rosiley Berton
Segundo membro da banca: Ahlert, Alvori
Resumo: É sabido que os resíduos descartados de forma equivocada causam impactos negativos, sendo de extrema importância possuir hábitos conscientes de cuidados e proteção no que tange ao meio ambiente. Por isso nossa pesquisa teve como objetivo investigar as práticas de EA e o impacto da ausência da coleta dos resíduos sólidos na área rural da comunidade escolar do ensino médio, localizada no Distrito de Dr. Oliveira Castro, situado no município de Guaíra – Paraná. Desse modo, buscou-se identificar junto à comunidade iniciativas e percepções sobre gestão ambiental de resíduos sólidos, fundamentados em práticas sustentáveis pautadas por um ao meio ambiente ecologicamente saudável e equilibrado como direito à vida. A gestão ambiental de resíduos sólidos possuí como eixos norteadores a política nacional de meio ambiente (1981), a política nacional de resíduos sólidos (2010) e as diretrizes curriculares da educação ambiental (2012). A pesquisa configura-se como um estudo de caso qualitativo e descritivo, com aplicação de um questionário semiestruturado, à 30 (trinta) alunos do ensino médio, 3 (três) professores, 10 (dez) moradores da área rural e os gestores da Secretária Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Estadual Do Campo Vereador Samuel Benck, sobre a aplicação da resolução nº. 2, de 15 de junho de 2012, na qual estabelece as diretrizes curriculares nacionais para a educação ambiental, sobre a disseminação dos assuntos ambientais na comunidade escolar através de palestras, oficinas, e produção de materiais recicláveis dos resíduos sólidos pode ocasionar, este trabalho vem com a proposta de alertar e sensibilizar a comunidade da extrema relevância da educação ambiental, objetivando assim a saudável vivência do ser humano em nosso planeta. Conclui-se que a referida pesquisa levantou dados sobre as ações e práticas vivenciadas pelo público-alvo, sobre o projeto político pedagógico da escola, destacando a importância de se trabalhar com a Educação Ambiental (EA) e com a correta destinação dos resíduos sólidos.
Abstract: It is known that waste discarded in a wrong way causes negative impacts, and it is extremely important to have conscious habits of care and protection with regard to the environment. There fore our research had the objective of investigating EA practices and the impact of the absence of solid waste collection in the rural area of the high school community located in the District of Dr. Oliveira Castro, located in the municipality of Guaíra - Paraná. In this way, we sought to identify with the community initiatives and perceptions about the environmental management of solid waste, based on sustainable practices guided by an ecologically healthy environment and balanced as a right to life. Environmental management of solid waste has as its guiding principles the national environmental policy (1981), the national solid waste policy (2010) and the curricular guidelines of environmental education (2012). The research is configured as a qualitative and descriptive case study, with the application of a semi-structured questionnaire, to 30 (thirty) high school students, 3 (three) teachers, 10 (ten) rural residents and the managers of the Secretary Municipal Environment and Agriculture, State of the Alderman Camp Samuel Benck, on the application of resolution no. 2, of June 15, 2012, which establishes the national curricular guidelines for environmental education, on the dissemination of environmental issues in the school community through lectures, workshops, and production of recyclables of solid waste can cause, this work comes With the proposal to alert and sensitize the community of the extreme relevance of environmental education, aiming at the healthy living of the human being on our planet. It is concluded that this research raised data on the actions and practices experienced by the target audience, about the school's political pedagogical project, highlighting the importance of working with Environmental Education (EA) and the correct allocation of solid waste.
Keywords: Escola do campo
Vivências de educação ambiental
Práticas sustentáveis
CNPq areas: CIÊNCIAS AGRÁRIAS:DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Agrárias
Program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: RODRIGUES, Fernando Alvacir. Educação ambiental e os resíduos sólidos em área rural: um estudo de caso de uma escola do campo em Guaíra-PR. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3188
Issue Date: 27-Apr-2017
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernando_Rodrigues_20171.77 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons