Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3130
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAnjos, Poliana Cavaglieri Saldanha dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4986857568081618por
dc.contributor.advisor1Moraes, Denise Rosana da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6545283027670184por
dc.contributor.referee1Moraes, Denise Rosana da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6545283027670184por
dc.contributor.referee2Ozelame, Josieli Kaminski Corso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8181629756218639por
dc.contributor.referee3Dittrich, Ivo José-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9420421193388790por
dc.contributor.referee4Nicodem, Maria de Fátima Menegazzo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6397383925788334por
dc.contributor.referee5Müller, Verônica Regina-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3629354425731873por
dc.date.accessioned2017-11-07T12:55:53Z-
dc.date.issued2017-06-20-
dc.identifier.citationANJOS, Poliana Cavaglieri Saldanha dos. A publicidade infantil na mídia televisiva e a violação dos direitos da criança. 2017. 121 F.. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3130-
dc.description.resumoEsta dissertação foi desenvolvida com o objetivo de demonstrar em quais circunstâncias a publicidade infantil inserida pela mídia televisiva, promove potencial violação dos direitos da criança contemporânea. Pela amplitude do tema foi realizado um diálogo interdisciplinar nas áreas da educação, sociologia, direito, psicologia, comunicação e filosofia, contextualizando a mídia no campo dos estudos culturais. Embora de forma sucinta, apresenta uma análise do conhecimento do estado da arte, por meio de publicações disponíveis na base de dados da CAPES, no período de 2010 a 2015, relacionado ao tema crianças, consumo, indústria cultural, publicidade e mídia televisiva. Como o tema central se depara com inserção da criança no mundo do consumo, reconhecida sua vulnerabilidade, são debatidos os princípios e a atuação dos organismos institucionais competentes para atuar no controle e fiscalização. Reúne casos de campanhas publicitárias representadas pelo conselho de autorregulamentação publicitária, demonstrando a aplicabilidade da lei na conduta dita, abusiva. Na tentativa de demonstrar a violação de direitos da criança, apresenta a normatização nacional, diretrizes relacionadas à proteção integral, utiliza o direito comparado para verificar regramentos internacionais, circunscritos em declarações e pactos, como a origem da proteção a esse sujeito de direito. Para substanciar o contexto legal, traz decisões jurisprudenciais da suprema corte sobre a publicidade infantil no país, atuações e decisões do CONAR, como órgão autorregulador denotando os meios de combate a violações de direito da criança, bem assim projetos de lei com a iniciativa de regulamentar a publicidade infantil.por
dc.description.abstractThis dissertation was developed with the purpose of demonstrating under what circumstances children's advertising inserted by the television media promotes potential violation of the rights of contemporary children. The scope of the theme was an interdisciplinary dialogue in the areas of education, sociology, law, psychology, communication and philosophy, contextualizing the media in the field of cultural studies. Briefly, it presents an analysis of the knowledge of the state of the art, through publications available in the CAPES database, from 2010 to 2015, related to children, consumption, cultural industry, advertising and television media. As the central theme is the insertion of the child into the world of consumption, recognizing its vulnerability, the principles and the action of the competent institutional bodies to act in the control and inspection are debated. It brings together cases of advertising campaigns represented by the self-regulatory advertising council, demonstrating the applicability of the law in the so-called abusive conduct. In an attempt to demonstrate the violation of children's rights, it presents the national standardization, guidelines related to full protection, uses comparative law to verify international regulations, circumscribed in declarations and covenants, as the origin of protection to this subject of law. To substantiate the legal context, it brings jurisprudential decisions of the supreme court on children's advertising in the country, actions and decisions of CONAR, as a self-regulatory, denoting the means to combat violations of children's rights, as well as bills with the initiative to regulate children's advertising.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Miriam Lucas (miriam.lucas@unioeste.br) on 2017-11-07T12:55:53Z No. of bitstreams: 2 Poliana_Anjos_2017.pdf: 1692719 bytes, checksum: bfdefa8f7e09cbe8eba3915277b4c4ef (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-07T12:55:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Poliana_Anjos_2017.pdf: 1692719 bytes, checksum: bfdefa8f7e09cbe8eba3915277b4c4ef (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-06-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPublicidade infantilpor
dc.subjectViolação de direitospor
dc.subjectDireito das crianças - Proteçãopor
dc.subjectChild publicityeng
dc.subjectViolation of rightseng
dc.subjectChildren's rights - Protectioneng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.titleA publicidade infantil na mídia televisiva e a violação dos direitos da criançapor
dc.title.alternativeLike child advertising in the television media does it violate the rights of the child?eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Poliana_Anjos_2017.pdf1.65 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons