Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/3114
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Detogni, Andreia Aparecida | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0577285848795388 | por |
dc.contributor.advisor1 | Zancanella, Yolanda | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8495858175266307 | por |
dc.contributor.referee1 | Zancanella, Yolanda | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8495858175266307 | por |
dc.contributor.referee2 | Martins, Suely Aparecida | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2450774413938872 | por |
dc.contributor.referee3 | Bernartt, Maria de Lourdes | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1982876455910216 | por |
dc.date.accessioned | 2017-10-18T18:40:06Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-06 | - |
dc.identifier.citation | DETOGNI, Andreia Aparecida. Pedagogia da alternância e formação do jovem na Casa Familiar Rural de Coronel Vivida – PR: avanços, limites e desafios. 2017. 239 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2017 . | por |
dc.identifier.uri | http://tede.unioeste.br/handle/tede/3114 | - |
dc.description.resumo | O objetivo central da pesquisa foi analisar a formação dos jovens na Casa Familiar Rural de Coronel Vivida – PR, buscando compreender os possíveis limites e desafios da inserção do jovem alternante na propriedade rural e como a família recebe e auxilia nessa prática. Nesse sentido, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os jovens alternantes, matriculados no último ano do “Curso Técnico em Alimentos” da Casa Familiar Rural, e seus familiares. Os sujeitos da pesquisa são oito (08) jovens e sete (07) famílias. O estudo foi realizado através de uma abordagem qualitativa e quantitativa, fundamentada no método do materialismo dialético, os elementos de investigação consistiram em pesquisa bibliográfica e documental, tendo como fontes de consultas, obras que referenciam as temáticas discutidas, tais como Gramsci (2000), Caldart (2003), Saviani (2007; 2012), Molina (2006; 2015), Passador (2006), Guedin (2012), Estevam (2012) e Ribeiro (2013). Destarte, buscou-se o entendimento sobre o campo, suas contradições, modernização e implicações na história de seu povo, bem como a compreensão sobre as finalidades e contribuições da Pedagogia da Alternância na vida dos jovens e seus familiares. Deste modo, o processo de busca e análise a que nos dedicamos tornou possível a constituição de elementos para refletirmos a proposta da Pedagogia da Alternância desenvolvida na Casa Familiar Rural do município de Coronel Vivida, o que possibilitou a observação e constatação das potencialidades e limitações desta prática formativa. No resultado de nossa pesquisa, destacamos enquanto avanços da Pedagogia da Alternância o número reduzido de alunos por turma, o período integral de estudos, a segurança dos jovens alternantes e o atendimento personalizado desenvolvido pelos monitores e professores. Enquanto condições limitadoras, observamos a pouca ou inexistência da prática na propriedade familiar dos conhecimentos apreendidos e discutidos na Casa Familiar, sua estrutura física fragilizada, e sua adequação a distintas vertentes teóricas que não tomam o trabalho como princípio educativo, ocasionando uma prática que se esforça em adaptar-se a conjuntura social vigorante. | por |
dc.description.abstract | The main objective of this research was to analyze the alternating youngster’s formation at the Rural Family House of Coronel Vivida – PR in order to understand the possible limits and challenges of the insertion of the young alternating in the rural property and the way the family receives and assists in this practice. Thus, semi-structured interviews were conducted with the young alternates, enrolled in the last year of the "Technical Course on Food" of the Rural Family House, and their families. The research subjects are eight (08) young and seven (07) families. The study was carried out through a qualitative approach based on the Dialectical Materialism method, the research elements consisted of bibliographical and documentary research, having as reference sources, papers which refer to the topics discussed, such as Gramsci (2000), Caldart (2003) ), Saviani (2007; 2012), Molina (2006; 2015), Passador (2006), Guedin (2012), Estevam (2012) and Ribeiro (2013). The aim was to understand the field, its contradictions, modernization and implications in the history of its people, as well as the comprehension about the purposes and contributions of PA in the lives of young people and their families. In this way, it became possible to constitute elements for an analysis regarding the proposal of PA developed at the Rural Family House of Coronel Vivida – PR, which made it possible to observe and verify the potentialities and limitations of this training proposal. As result, we highlight the advances in Alternacy Pedagogy such as the reduced number of students in class, the full study period, the safety of the alternating youngsters, and the personalized attendance developed by the instructors and teachers. As limit conditions, we observe the lack or absence of practice in family ownership of the knowledge learned and discussed in the Family House, its weak physical structure, and its adequacy to different theoretical aspects which don’t take the work/ job as an educational principle, leading to a practice that strives to adapt to the current social situation. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Fabielle Cheuczuk (fabielle.cheuczuk@unioeste.br) on 2017-10-18T18:40:06Z No. of bitstreams: 2 ANDREIA AP. DETOGNI 2017.pdf: 3551077 bytes, checksum: f017fd31f8648292c5f25ee96c4b9ced (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-10-18T18:40:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ANDREIA AP. DETOGNI 2017.pdf: 3551077 bytes, checksum: f017fd31f8648292c5f25ee96c4b9ced (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-03-06 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
dc.publisher.department | Centro de Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Pedagogia da Alternância | por |
dc.subject | Casa Familiar Rural | por |
dc.subject | Juventude do Campo | por |
dc.subject | Educação do Campo | por |
dc.subject | Pedagogy of Alternation; | eng |
dc.subject | Rural Family House | eng |
dc.subject | Field Youth | eng |
dc.subject | Field Education | eng |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.title | Pedagogia da alternância e formação do jovem na Casa Familiar Rural de Coronel Vivida – PR: avanços, limites e desafios | por |
dc.title.alternative | Pedagogy of Alternation and alternating youngstr’s formation at the Rural Family House of Coronel Vivida – PR: Advances, limits and challenges | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.publisher.campus | Francisco Beltrão | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (FBE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANDREIA AP. DETOGNI 2017.pdf | 3.47 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License