Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3012
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNurmberg, Maricélia Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5292417204138349por
dc.contributor.advisor1Castanha, André Paulo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8802056543966163por
dc.contributor.referee1Castanha, André Paulo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8802056543966163por
dc.contributor.referee2Ghedini, Cecília Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4636003938279392por
dc.contributor.referee3Sbardelotto, Denise Kloeckner-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2273605430845061por
dc.contributor.referee4Garcia, Ronaldo Aurélio Gimenes-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9007404555091852por
dc.date.accessioned2017-09-05T11:22:08Z-
dc.date.issued2017-06-02-
dc.identifier.citationNURMBERG, Maricélia Aparecida. História da educação do município de Enéas Marques – 1960 a 1992: das escolas rurais à nuclearização. 2017. 265 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2017 .por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3012-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objeto de investigação o resgate da história da Educação do Município de Enéas Marques entre 1960 e 1992. A partir desse objeto levanto a seguinte problemática: 1)como ocorreu o processo de constituição e fechamento das Instituições Escolares do município de Enéas Marques nos anos de 1960-1992? 2)Qual a função social dessas instituições? O objetivo da pesquisa foi analisar a constituição da histórica educacional a partir do contexto histórico, político, social, local, regional e nacional, visando identificar as escolas existentes no passado, quem foram os mentores ou organizadores, como eram estruturadas e organizadas, quem eram os professores, alunos atendidos, bem como quais as instituições que ainda estão em funcionamento. O objeto foi delimitado como início o ano de 1960 por ser em 1961 o ano em que a Vila Jaracatiá foi elevada à categoria de Distrito Administrativo de Francisco Beltrão e em 1964 se emancipou constituindo-se no município de Enéas Marques, desmembrado do território de Francisco Beltrão. O recorte final foi o ano de 1992 pela emancipação do município de Nova Esperança do Sudoeste e a intensificação do processo de municipalização da educação até a 4ª série e o avanço do processo de fechamento das escolas rurais com a intensificação do processo de Nuclearização. O intuito foi resgatar a história das escolas do município, muitas delas inexistentes e que foram fechadas de forma definitiva sem levar em consideração a realidade essencialmente rural do município. Utilizamos o materialismo histórico-dialético como suporte para compreender o processo histórico de criação das escolas, organização e fechamento, por meio da análise de fontes documentais, depoimentos orais, revistas, fotos, e bibliografias sobre a temática. A pesquisa possibilitou o levantamento de dados gerais da educação do Município de Enéas Marques de 1960 a 1992, aspectos de organização do município e um panorama sobre a educação rural que era a forma encontrada de educação até a década de 1990. O município ainda permanece essencialmente agrícola. Pelas políticas adotadas e por modismos ou discursos de economizar gastos, optou-se pelo fechamento de quase totalidade das escolas rurais.por
dc.description.abstractThis research had as object of investigation the rescue of the history of the Education of the Municipality of Enéas Marques between 1960 and 1992. From this object I raise the following problem: 1) How did the process of constitution and closure of the School Institutions of the municipality of Enéas Marques in the years of 1960-1992? 2) What is the social function of these institutions? The goal of this research was to analyze the historical, political, social, local, regional, and national context of educational history, aiming at identifying schools that were in the past, who were the mentors or organizers, how they were structured and organized, who were teachers, students attended, as well as which institutions are still in operation. The object was delimited as early 1960 as in 1961 the year in which Vila Jaracatiá was elevated to the category of Administrative District of Francisco Beltrão and in 1964 emancipated being constituted in the municipality of Enéas Marques, dismembered of the territory of Francisco Beltrão. The final cut was the year of 1992 for the emancipation of the municipality of Nova Esperança of the Southwest and the intensification of the process of municipalization of education until the 4th grade and the progress of the process of closing the rural schools with the intensification of the nuclearization process. The intention was to rescue the history of the schools in the municipality, many of them nonexistent and that were closed definitively without taking into account the essentially rural reality of the municipality. We use historical-dialectical materialism as a support to understand the historical process of school creation, organization and closure, through the analysis of documentary sources, oral testimonies, magazines, photos, and bibliographies on the subject. The research made possible the collection of general data of the education of the Municipality of Enéas Marques from 1960 to 1992, aspects of organization of the municipality and a panorama on the rural education that was the form of education until the 1990s. The municipality still remains essentially agricultural. Due to the policies adopted and by idioms or cost-saving discourses, it was decided to close almost all rural schools.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2017-09-05T11:22:08Z No. of bitstreams: 2 Maricelia A. Nurmberg2017.pdf: 6875793 bytes, checksum: edab78caab8396c9e689a7395c84bbab (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-05T11:22:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Maricelia A. Nurmberg2017.pdf: 6875793 bytes, checksum: edab78caab8396c9e689a7395c84bbab (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-06-02eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEscolas rurais multisseriadaspor
dc.subjectEnéas Marquespor
dc.subjectNuclearização escolarpor
dc.subjectMultiseriate rural schoolseng
dc.subjectSchool nuuclearizationeng
dc.subject.cnpqTOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpor
dc.titleHistória da educação do município de Enéas Marques – 1960 a 1992: das escolas rurais à nuclearizaçãopor
dc.title.alternativeEducation history of Enéas Marques municipality-pr: 1960-1990: form nuclear schools to nuclearizacioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maricelia A. Nurmberg2017.pdf6.71 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons