Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2985
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorKasper, Sandra Regina Severo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1505048211340284por
dc.contributor.advisor1Souza, Silvana Aparecida de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9384529360074084por
dc.contributor.referee1Souza, Silvana Aparecida de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9384529360074084por
dc.contributor.referee2Martins, José Fernando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5242496231137438por
dc.contributor.referee3Gonçalves, Sebastião Rodrigues-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7612977176449064por
dc.contributor.referee4Friggeri, Félix Pablo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1085422914259677por
dc.date.accessioned2017-09-01T17:23:11Z-
dc.date.issued2017-05-09-
dc.identifier.citationKASPER, Sandra Regina Severo. A luta internacional dos trabalhadores em educação: um estudo sobre os sindicatos em educação pública da fronteira Brasil-Paraguai-Argentina.. 2017. 232 f.. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/2985-
dc.description.resumoNesta dissertação de mestrado delimitamos o estudo na comparação das estruturas de organização formal de sindicatos em educação da fronteira Brasil-Paraguai-Argentina, com o objetivo geral de verificar se há indícios de articulação internacionalista dentre sindicatos dos trabalhadores da educação pública nesta região. O recorte do estudo comparado se deu nas estruturas de organização formal da Unión Nacional de Educadores, Sindicato Nacional, Comité de Base Ciudad del Este-Alto Paraná-Paraguai (doravante denominada UNE-SN-CDE), da APP-Sindicato dos trabalhadores em eduacação pública do Paraná-núcleo sindical de Foz do Iguaçu-Paraná-Brasil (doravante denominada APP-FI) e da Unión de docentes de la província de Misiones (doravante denominada U.D.P.M.-PI) Departamento Sindical de Puerto Iguazú-Misiones-Argentina. Os questionamentos centrais deste estudo foram: as estruturas formais desses sindicatos revelam indícios de iniciativas internacionalistas entre sindicatos de trabalhadores em educação da fronteira Foz do Iguaçu-Brasil, Ciudad del Este-Paraguai e Puerto Iguazú-Argentina? Quais as semelhanças e quais as diferenças nas estruturas organizativas formais desses sindicatos? A compreensão inicial é que estes sindicatos tinham em comum à proximidade territorial, dada pela fronteira Brasil-Paraguai-Argentina. Elegemos como método de pesquisa o Materialismo Histórico Dialético, as categorias gerais que nortearam o estudo foram a práxis, a totalidade e a contradição. Analisamos mediante uma revisão de literatura, as categorias de conteúdo: nacionalismo, internacionalismo proletário, as I, II, III e IV edições da Associação Internacional dos Trabalhadores (1º capítulo), a produção científica brasileira sobre internacionalismo proletário, na atualidade (2º capítulo). Através dos recursos metodológicos de entrevistas e análise documental, realizamos a análise comparativa: das histórias orais, das estruturas de organização formal e de documentos dos sindicatos UNE-SN-CDE, APP-FI e U.D.P.M.-PI evidenciando as articulações internacionalistas encontradas (3º capítulo). Os resultados do estudo demonstraram que existem poucas, eventuais, individualizadas, descontínuas e esparsas iniciativas de articulação internacionalista, materializadas na forma de reuniões, encontros e participação em seminários e congressos.por
dc.description.abstractThis máster thesis delimits the comparative study of the structures of formal organization of unions in education of the Brazil-Paraguay-Argentina border, with the general objective of verifying if there is evidence of internationalist articulation among unions of public education workers in this region. The cut of the comparative study occurred in the formal organizational structures of the National Union of Educators, National Union, Ciudad del Este-Alto Paraná-Paraguay Base Committee (hereinafter UNE-SN-CDE), APP- Union of workers in education (hereinafter referred to as APP-FI) and the Union of Teachers of the Province of Misiones (hereinafter UDPM-PI), the Trade Union Department of Puerto Iguazú-Misiones-Argentina. The central question of this study was: do the formal structures of these unions reveal evidence of internationalist initiatives among workers' unions in the education of the Foz do Iguaçu-Brazil, Ciudad del Este-Paraguay and Puerto Iguazú-Argentina frontiers? What are the similarities and differences in the formal organizational structures of these unions? The initial understanding is that these unions had in common the territorial proximity, given by the Brazil-Paraguay-Argentina border. We chose as method of research the Historical Dialectical Materialism, the general categories that guided the study were praxis, totality and contradiction. We analyze the categories of content: nationalism, proletarian internationalism, I, II, III and IV editions of the International Workers' Association (1st chapter), the Brazilian scientific production on proletarian internationalism, currently (2nd chapter). Through the methodological resources of interviewing and documentary analysis, we performed the comparative analysis of oral histories, formal organization structures and union documents UNE-SN-CDE, APP-FI and UDPM-PI evidencing the internationalist articulations found (3rd chapter). The results of the study show that there are few, occasional, individualized, discontinuous and sparse internationalist articulation initiatives, materialized in the form of meetings, meetings and participation in seminars and congresses.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Miriam Lucas (miriam.lucas@unioeste.br) on 2017-09-01T17:23:11Z No. of bitstreams: 2 Sandra_Severo_Kasper_2017.pdf: 9517391 bytes, checksum: f1f561f5dffc998681ee3dd8e114f48d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-01T17:23:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Sandra_Severo_Kasper_2017.pdf: 9517391 bytes, checksum: f1f561f5dffc998681ee3dd8e114f48d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-05-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectNacionalismopor
dc.subjectInternacionalismo proletáriopor
dc.subjectSindicatospor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectNationalismeng
dc.subjectProletarian Internationalismeng
dc.subjectTrade unionseng
dc.subjectEducationeng
dc.subject.cnpqSociedade : Cultura : Fronteiraspor
dc.titleA luta internacional dos trabalhadores em educação: um estudo sobre os sindicatos em educação pública da fronteira Brasil-Paraguai-Argentina.por
dc.title.alternativeThe international fight of workers in education: a study on the unions in public education of the Brazil-Paraguay-Argentina bordereng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sandra_Severo_Kasper_2017.pdf9.29 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons