Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2982
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSoldá, Maristela-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0927586068628953por
dc.contributor.advisor1Martins, Fernando José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5242496231137438por
dc.contributor.referee1Martins, Fernando José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5242496231137438por
dc.contributor.referee2Gonçalves, Sebastião Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7612977176449064por
dc.contributor.referee3Moraes, Denise Rosana da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6545283027670184por
dc.contributor.referee4Frigotto, Gaudêncio-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4535332644982596por
dc.date.accessioned2017-09-01T17:03:47Z-
dc.date.issued2017-04-07-
dc.identifier.citationSOLDÁ, Maristela. Núcleo Setorial e os aspectos interdisciplinares na Proposta Pedagógica Complexos de Estudo. 2017. 131 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/2982-
dc.description.resumoEsta dissertação sistematiza os processos educativos que ocorrem nas escolas de acampamento e assentamento Sem Terra, no Estado do Paraná, com a implementação da Proposta Pedagógica Complexos de Estudos – baseada nos pressupostos teóricos dos pensadores russos que desenvolveram a proposta durante a Revolução Russa com a intenção de instrumentalizar os filhos da classe trabalhadora para a construção de uma nova sociedade. Esta pesquisa apresenta a discussão dos Núcleos Setoriais como um espaço interdisciplinar de apropriação de formas de ensino, autogestão, auto-organização e trabalho real com princípio educativo, na perspectiva de formar sujeitos por meio da organização coletiva do trabalho pedagógico. A sistematização foi desenvolvida por meio das observações nas dinâmicas educativas e nas práticas pedagógicas realizadas em cinco escolas do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Apresentamos como categorias para compreender a organicidade das ações pedagógicas: a realidade, a dialética, a interdisciplinaridade, o trabalho, a autogestão e a auto-organização. Pautada no método Materialismo Histórico Dialético, a pesquisa é bibliográfica, documental, qualitativa com o caráter participante, e também subsidiada por documentos produzidos pelas escolas e pelo MST. O material teórico produzido no processo de luta da classe trabalhadora, nas escolas do MST, traceja caminhos para o rompimento com a forma escolar convencional apoiando-se na auto-organização e no trabalho real. Como resultado da pesquisa destaca-se que cada unidade escolar apresenta limites e avanços, no entanto, encontram-se em constante processo de formação pedagógica contínua a fim de superar suas limitações. Constata-se que os Núcleos Setoriais, embora não se encontrem em um processo pleno de desenvolvimento, constituem a célula organizativa da escola, propiciando discussões em diferentes espaços educativos de participação ativa dos estudantes na construção da vida escolar, um tempo de gestão e de organização do trabalho na escola promovido pelos estudantes.por
dc.description.abstractLa disertación que se defiende aquí sistematizó los procesos educativos que se producen en las escuelas de los campamentos y asentamientos sin tierra, en el Estado de Paraná, con la implementación de la propuesta pedagógica Estudios Complejos - basado en presupuestos teóricos de Pistrak (2009 y 2011) y Shulgin (2013) educadores rusos que desarrollaron la propuesta durante la revolución rusa con la intención de manipular a los niños de la clase trabajadora para construir una nueva sociedad. Esta investigación trae para la discusión los núcleos sectoriales como un espacio interdisciplinar de apropiación de forma de enseñanza/ educación, autogestión, auto-organización y un real trabajo con principio educativo, en vista de forjar sujetos a través de la organización colectiva del trabajo pedagógico. La sistematización fue desarrollada a partir de las observaciones en dinámicas educativas y en las prácticas pedagógicas realizadas en cinco escuelas del MST - Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra. Presentamos como categorías para entender la naturaleza orgánica de las acciones pedagógicas: la realidad, la dialéctica, la interdisciplinaridad, el trabajo, la autogestión y la auto-organización. Guiada en el método materialismo histórico dialéctico, la investigación es bibliográfica, documental, cualitativa con el carácter participante, y también auxiliada por los documentos producidos por las escuelas y el MST. El material teórico producido en el proceso de lucha de la clase obrera, en las escuelas del MST, traza caminos para el rompimiento con la forma escolar convencional apoyándose en la auto-organización y el trabajo real. Los resultados del estudio ponen de manifiesto que cada escuela tiene límites y avances, sin embargo, están en un constante proceso de formación permanente del profesorado con el fin de superar sus limitaciones. Parece ser que los núcleos sectoriales, pero no están en pleno proceso de desarrollo, constituye la célula de la organización de la escuela, proporcionando discusiones en diferentes espacios educativos de la participación activa de los estudiantes en la construcción de la vida escolar, la gestión del tiempo y organización trabajar en la escuela promovida por los estudiantes.spa
dc.description.abstractThis dissertation systematizes the educational processes which take place in settlement schools in Paraná state, under the execution of the Study Complex Pedagogical Proposal – based on theoretical assumptions from russian thinkers from the Russian Revolution period who aimed to equip the working class children in order to build a new society. This research presents a discussion about Sectorial Centers as interdisciplinary spaces of teaching methods, self-organization, self-management and real work with educational principles under the idea of forming people through collective organization of the pedagogical work. This paper organization was developed through observations inside the educational dynamics and pedagogical techniques in five MST (Brazilian Landless Rural Workers Movement) schools. We introduce some cathegories so that the reader can understand how organic these pedagogical actions are: reality, dialectics, interdisciplinarity, work, self-management and self-organization. Our research is bibliographical, documental and qualitative, based on participation, it is guided by the Dialectical an Historical Materialism methodology and it is supported by documents which were produced in MST schools. The theoretical material produced inside the working class struggling process, in MST schools, outlines ways of breaking the conventional education methodology by supporting itself in self-organization and real work. As a result of this research we highlight that each school unit has its own limitations and advancements, however, they undergo a constant pedagogical formation process which aims to overcome these limitations. We realise that the Sectorial Centers, even though they are not going through a complete development process, are the school organization cell, providing it with discussions regarding several educational spaces where there is active student participation concerning school development as a time of management and school work organization, and all of that is carried out by the students themselves.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Miriam Lucas (miriam.lucas@unioeste.br) on 2017-09-01T17:03:47Z No. of bitstreams: 2 Maristela_Solda_2017.pdf: 1773056 bytes, checksum: 1dab9f4bc66fa350666b718984c642a8 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-01T17:03:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Maristela_Solda_2017.pdf: 1773056 bytes, checksum: 1dab9f4bc66fa350666b718984c642a8 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-04-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAuto-organizaçãopor
dc.subjectAutogestãopor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectNúcleos Setoriaispor
dc.subjectComplexos de Estudopor
dc.subjectAuto-organizaciónspa
dc.subjectAutogestiónspa
dc.subjectTrabajospa
dc.subjectEducaciónspa
dc.subjectInterdisciplinaridad,spa
dc.subjectNúcleos Sectorialesspa
dc.subjectComplejos de Estudiospa
dc.subjectSelf-organizationeng
dc.subjectSelf-managementeng
dc.subjectWorkeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subjectSectorial Centerseng
dc.subjectStudy Complexeng
dc.subject.cnpqSociedade : Cultura : Fronteiraspor
dc.titleNúcleo Setorial e os aspectos interdisciplinares na Proposta Pedagógica Complexos de Estudopor
dc.title.alternativeNúcleo Sectorial y aspectos interdisciplinarios en la Propuesta Pedagogica Complejos de Estudiospa
dc.title.alternativeSectorial Centers and its interdisciplinary aspects inside the Study Complex Pedagogical Proposaleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maristela_Solda_2017.pdf1.73 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons