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Tipo do documento: Dissertação
Title: O papel da retórica no discurso que busca legitimação institucional: a UNILA em foco.
Other Titles: El papel de la retórica en el discurso que busca legitimación institucional: la UNILA en foco.
Autor: Muniz, Cláudia Maria Serino Lacerda 
Primeiro orientador: Dittrich, Ivo José
Primeiro membro da banca: Dittrich, Ivo José
Segundo membro da banca: Moraes, Denise Rosana da Silva
Terceiro membro da banca: Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Quarto membro da banca: Ferreira, Luiz Antonio
Resumo: A credibilidade e a legitimação institucional não decorrem somente do que uma organização diz: dependem também da representação que esta constrói de si, da impressão que produz em seu auditório (ethos institucional) e das condições de enunciação – o meio social, a história, a linguagem e o poder daquele a quem se pretende persuadir. Nessa ordem de raciocínio, investiga-se, nesta dissertação, como a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) constitui uma imagem de credibilidade nas comunicações audiovisuais, dada a amplitude de sua proposta e a complexidade de sua audiência. Para tanto, parte-se de uma abordagem interdisciplinar que, combinando áreas de conhecimento – Retórica, Marketing Institucional, Estudos Culturais e outras – e o esquema estabelecido para a análise – as estratégias retóricas, o contexto de produção dos vídeos e o meio de divulgação – une a reflexão teórica ao exame concreto. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, aqui compreendida como processo (e não como produto), tal estudo não responde a todas as perguntas que o objeto analisado possibilita elaborar pelas múltiplas determinações e mediações históricas que o constitui. Assim, dentro das limitações impostas, a pesquisa revela que a UNILA vem construindo de forma eficaz sua imagem de credibilidade, apresentando aos diversos públicos credenciais que a justifiquem como socialmente engajada e responsável por uma grande missão. Ainda assim, não se pode falar, efetivamente, em legitimidade institucional, pois esta só se constrói através do tempo pelas restrições que lhe impõem o meio social e as relações de poder circunscritas no exercício da função enunciativa. As reflexões culminam (pela limitação de tempo) indicando que a efetividade da retórica no processo de comunicação reside em sua capacidade para superar barreiras de resistência que, muitas vezes, surgem em função de questões que mesmo o uso eficaz da linguagem não é capaz de transpor.
Abstract: La credibilidad y la legitimidad institucional no resultan solo de lo que dice una organización: también dependen de la representación que esta construye de si misma, de la impresión que produce en su auditorio (ethos institucional) y de las condiciones de enunciación - el entorno social, la historia, el lenguaje y el poder de aquel que se busca persuadir. En este orden de razonamiento, se investiga en este trabajo cómo la Universidad Federal de Integración Latinoamericana (UNILA) construye una imagen de credibilidad en las comunicaciones audiovisuales, dada la amplitud de su propuesta y la complejidad de su público. Para eso, parte de un enfoque interdisciplinario que, combinando áreas de conocimiento – Retórica, Marketing Institucional, Estudios Culturales y otros – y los parámetros establecidos para el análisis – las estrategias retóricas, el contexto de la producción de vídeos y los medios de difusión – aproxima la reflexión teórica del examen real. Debido a que se trata de una investigación cualitativa, aquí entendida como un proceso (y no como un producto), este estudio no responde a todas las preguntas que el objeto analizado permite redactar por múltiples mediciones y mediaciones históricas que lo constituye. Así, dentro de las limitaciones impuestas, la investigación revela que la UNILA ha construido de manera efectiva su imagen de credibilidad, presentando credenciales a sus diferentes públicos que la justifiquen como socialmente comprometida y responsable de una gran misión. Aún así, no se puede hablar de manera efectiva en legitimidad institucional, ya que esta sólo se construye a través del tiempo por las restricciones que le imponen el entorno social y las relaciones de poder que existen en el ejercicio del discurso. Las reflexiones culminan (debido al tiempo) indicando que la eficacia de la retórica en el proceso de la comunicación reside en su capacidad para superar las barreras de resistencia que a menudo surgen debido a los problemas que incluso el uso efectivo del lenguaje no es capaz de trasponer.
Keywords: Comunicação
Marketing
Retórica
Ethos institucional
Comunicación
CNPq areas: Sociedade, Cultura e Fronteiras
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: MUNIZ, Cláudia Maria Serino Lacerda. O papel da retórica no discurso que busca legitimação institucional: a UNILA em foco. 2017. 152 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/2941
Issue Date: 21-Mar-2017
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

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