Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2931
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPereira, Noemi Ferreira Felisberto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9998622377119407por
dc.contributor.advisor1Martins, Fernando José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5242496231137438por
dc.contributor.referee1Martins, Fernando José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5242496231137438por
dc.contributor.referee2Almeida, Janaína Aparecida de Mattos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8018803433521600por
dc.contributor.referee3Frigotto, Gaudêncio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4535332644982596por
dc.date.accessioned2017-08-24T19:16:20Z-
dc.date.issued2017-03-20-
dc.identifier.citationPEREIRA, Noemi Ferreira Felisberto. Trabalho, capital e educação: análises comparadas a partir dos cursos de Agroecologia IFPR e ITEPA. 2017. 155 f. Dissertação Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu, 2017por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2931-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como foco a relação capital e trabalho no Ensino Médio Integrado à educação profissional, a partir de análises comparadas nos cursos de Agroecologia ofertados no contexto convencional de ensino – IFPR – e no contexto permeado pelos princípios pedagógicos do MST – ITEPA. A problematização central é investigar como as categorias trabalho, ensino politécnico e formação humana se apresentam nos cursos de Agroecologia no IFPR e no ITEPA, compreendendo que tais categorias são portadoras de significações amplas que possibilitam a interpretação de nexos que integram a totalidade social presente na relação capital e trabalho na educação. Desde a perspectiva da totalidade materialista, este estudo compreende que as categorias Estado, trabalho e educação mantêm conexões por diferentes mediações. Alicerçado no materialismo histórico dialético, discute-se, por meio de referencial teórico, o desenvolvimento histórico do capitalismo e suas características, entendendo-o como um processo de transformações histórico-sociais que deu origem a novas formas de organização do poder na economia, na sociedade e no Estado. A discussão segue mostrando como o trabalho foi descaracterizado enquanto atividade ontológica que fundamenta a vida em sociedade, sendo transformada em mercadoria, e o lugar que a educação toma no debate entre capital e trabalho. Problematiza-se como o trabalho tem sido articulado à educação, adentrando na especificidade da educação profissional e os aspectos históricos que a envolvem, tanto no contexto convencional, como no ensino desenvolvido dentro do Assentamento Companheiro Antônio Tavares, situando, assim, a educação e, mais especificamente, a formação profissional no MST. Os métodos histórico e comparativo dão suporte para esta pesquisa que, com a abordagem qualitativa, utilizou-se das estratégias de análise documental, entrevistas, pesquisa empírica para sistematizar o estudo. Constata-se, a partir do processo de pesquisa e dos resultados, que a educação no MST, incluso na modalidade profissional, materializa, não sem limites, uma educação para emancipação do gênero humano, dado que pauta suas relações em práticas coletivas aliadas aos anseios da classe trabalhadora. Já o contexto convencional de ensino, evidencia-se como um ambiente contraditório que é inclinado às necessidades de perpetuação do capital, mas que na prática emerge a luta de classes que tenciona a forma social posta, demonstrando que, mesmo com todos os limites, a escola convencional pode ser um espaço possível de transformação.por
dc.description.abstractLa presente disertación objetiva investigar la relación existente entre capital y trabajo en educación secundaria integrada para la educación profesional a partir de análisis comparativos del curso de Agroecología, dentro de un contexto de enseñanza convencional propagado por el IFPR y de un contexto impregnado por los principios pedagógicos del MST – ITEPA. La problemática central se concentra en investigar como las categorías de trabajo: educación politécnica y formación humana se presentan en los cursos de Agroecología en el IFPR y ITEPA, entendiendo que estas categorías son portadoras de significados generales que permiten la interpretación de las relaciones que integran la totalidad social, presente en la relación de capital y trabajo en la educación. Desde la perspectiva de la totalidad materialista, este estudio comprende que las categorías Estado, trabajo y educación mantienen conexiones por medio de diferentes mediaciones. Con base en el materialismo histórico dialéctico se argumenta a través de referencial teórico el desarrollo histórico del capitalismo y sus características, entendiéndolo como un proceso de cambios históricos y sociales que da lugar a nuevas formas de organización de poder en la economía, la sociedad y el Estado. La discusión permite demostrar como el trabajo se desmaterializa en cuanto una actividad ontológica que subyace a la vida en sociedad, siendo así, transformada en una mercancía y el lugar que ocupa la educación dentro del debate entre el capital y el trabajo. Reflexiona como el trabajo se articula a la educación, entrando en la especificidad de la formación profesional y los aspectos históricos que lo rodean y como se orienta la educación, más específicamente la formación profesional en el MST. El método histórico y comparativo subsidia a la investigación con un enfoque cualitativo. Para estructurar la investigación se utilizan estrategias de análisis de documentos, de entrevistas e investigación empírica. Resulta del proceso de la investigación que la educación en el MST, incluidos en el modo profesional, se materializa, no sin límites en una educación para la emancipación humana, ya que pautan sus relaciones en prácticas colectivas aliadas a los anhelos de la clase trabajadora; por otro lado, en el contexto de la enseñanza convencional se evidencia un ambiente contradictorio, inclinado a la necesidad de perpetuar el capital pero al mismo tiempo emergen, en la práctica, ansias de luchas de clases que causan tensión en la forma social vigente lo que demuestra que, incluso con todas sus limitaciones, la escuela convencional se presenta como espacio posible de transformación.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Miriam Lucas (miriam.lucas@unioeste.br) on 2017-08-24T19:16:20Z No. of bitstreams: 2 Noemi Pereira 2017.pdf: 2092519 bytes, checksum: 6765750b8c7a6ecf70346bac76f8056e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-24T19:16:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Noemi Pereira 2017.pdf: 2092519 bytes, checksum: 6765750b8c7a6ecf70346bac76f8056e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-03-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectRelação capital e trabalhopor
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectFormação humanapor
dc.subjectRelación capital y trabajofra
dc.subjectEducación profesionalspa
dc.subjectFormación humanafra
dc.subject.cnpqSociedade, Cultura e Fronteiraspor
dc.titleTrabalho, capital e educação: análises comparadas a partir dos cursos de Agroecologia IFPR e ITEPApor
dc.title.alternativeTrabajo, el capital y educación: análisis comparado de los cursos de Agroecología IFPR e IPEPAspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Noemi_Pereira_2017.pdf2.04 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons