Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2574
Tipo do documento: Dissertação
Title: Viva o cinema e a arte literária na formação interdisciplinar de professores/as
Other Titles: Live the cinema and the literary art in the interdiscipinary teachers training
Autor: Domingos, Hêlena Paula 
Primeiro orientador: Moraes, Denise Rosana da Silva
Primeiro membro da banca: Ozelame, Josiete Kaminski Corso
Segundo membro da banca: Teruya, Teresa Kasuko
Resumo: A convergência da globalização e da revolução tecnológica configura um novo ecossistema de linguagens e escritas contemporâneo. A visualidade eletrônica é parte constitutiva da visibilidade cultural. Esta pesquisa investiga a inserção da mídia cinema no campo educacional em um movimento interdisciplinar com a formação de professores/as e seus contextos de trabalho, sob uma abordagem multiperspectívica. Parte do seguinte problema: Como a mídia cinema contribui para uma leitura crítica da realidade? Como corpus metodológico de análise seleciona os filmes Frankenstein (2004), de Mary Shelley (1797-1851) e 1984 (1984), oriundo da obra literária homônima de George Orwell (1903-1950). Busca aporte teórico e metodológico no campo axiológico dos Estudos Culturais, nas bases da pesquisa-ação, nos modos de endereçamento e análise fílmica. Considera a formação de professores/as como possibilidade de problematizar a mídia cinema e sua perspectiva pedagógica e interdisciplinar.
Abstract: The confluence of globalization and the revolution of technology sets a new ecosystem of languages and writing that is contemporary. The eletronic visuality is a constitutive part of cultural visibility. This research investigates the insertion of the media cinema in the educational field using an interdisciplinary approach with teacher training and the context of these educators in mind, through a multi perspectivistic approach. It is set by the following problem: How the media cinema contributes to a critical reading of reality? How the methodological corpus of analysis selects the movies Frankenstein (2004), by Mary Shelley (1797-1851) and "1984" (1984), resulted from the literary work with the same name by George Orwell (1903-1950). It seeks theoretical framework and methodology in the axiological field of Cultural Studies, in the basis of action research and the ways of addressing, which film analysis centers in the cultural production, to the visual text itself and its reception, by the public. This investigation considers the teachers training as a possibility of question the media cinema and its pedagogical interdisciplinary perspective.
Keywords: formação de professores/as
interdisciplinaridade
mídia cinema, estudos culturais
teacher training
interdisciplinarity
media cinema
cultural studies
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS:EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: DOMINGOS, Hêlena Paula. Viva o cinema e a arte literária na formação interdisciplinar de professores/as. 2016. 140 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2574
Issue Date: 26-Feb-2016
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Helena_Domingos_2016.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.