Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2554
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlmeida, Marcia Aparecida Silita de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4288140405338316por
dc.contributor.advisor1Pinto, Geraldo Augusto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7135334473333438por
dc.contributor.advisor-co1Nihei, Oscar Kenji-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8679080014455133por
dc.contributor.referee1Martins, Fernando José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5242496231137438por
dc.contributor.referee2Viriato, Edaguimar Orquizas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9204147222298420por
dc.contributor.referee3Ramos, Marise Nogueira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3796863111902233por
dc.date.accessioned2017-07-10T19:07:26Z-
dc.date.available2014-08-11-
dc.date.issued2014-03-14-
dc.identifier.citationALMEIDA, Marcia Aparecida Silita de. A condição de trabalho dos professores na região oeste do Paraná, na perspectiva dos docentes que atuam nocurso de formação de docentes integrado, em nível médio. 2014. 163 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Foz do Iguaçu, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2554-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto de estudo as condições de trabalho dos professores que atuam no curso de formação de docentes em nível m édio, na região oeste do Paraná no ano de 2012. Leva em consideração as mudanças nas políticas educacionais a partir da década de 1990 e sua influência na organização e oferta do ensino profissional. Apresenta uma revisão bibliográfica acerca das características do trabalho docente, do histórico da educação profissional no Brasil e sobre as políticas educacionais da década de 1990 e sua influência no ensino profissional no estado do Paraná, em especial a respeito do curso de formação de professores em nível médio. Destaca a criação do PROEM que sugeriu o encerramento da oferta de cursos profissionais na rede pública estadual a partir de 1997, o encerramento quase que total de tais cursos e sua posterior retomada. Apresenta ainda um levantamento empírico sobre o objeto de estudo em questão, resultado da aplicação de um questionário a professores de escolas de quatro municípios da região oeste do Paraná. A partir da coleta e tabulação dos dados os mesmos foram comparados aos de outros estudos realizados no país e que investigaram diferentes aspectos da educação e das condições de trabalho docente no país, e cujo resultado é um panorama sobre as condições de trabalho dos docentes na região oeste do Paraná.por
dc.description.abstractThis research has to goal the study the working conditions of teachers working in the training course for teachers Secondary Level in the western region of Paraná in 2012. Takes into account changes in education policy from the 1990s and its influence on the organization and offer of professional education. It presents a literature review about the characteristics of teaching, the history of professional education in Brazil and about the educational policies of the 1990s and its influence on professional education in the state of Paraná, in particular concerning the course of teacher - Secondary Level. Emphasizes the creation of PROEM suggested that the closing of the offering professional courses in public schools since 1997, the almost total closure of such courses and their subsequent recovery. It also presents an empirical survey on the subject of this study, results of a questionnaire to teachers from schools in four cities of western Paraná. From the collection and tabulation of the data they were compared to other studies carried out in the country and investigating different aspects of education and working conditions of teachers in the country, and the result is an overview of the working conditions of teachers in the region western Parana.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T19:07:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARCIA ALMEIDA DISSERTACAO FINAL2.pdf: 2271272 bytes, checksum: 7b822f7cc5c9cd58f58f537f95f3b0e5 (MD5) Previous issue date: 2014-03-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectformação de docentespor
dc.subjectensino médio profissionalpor
dc.subjectpolíticas educacionaispor
dc.subjectteacher trainingeng
dc.subjectprofessional secondary educationeng
dc.subjecteducational policieseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS:EDUCACAO:FUNDAMENTOS DA EDUCACAO:SOCIOLOGIA DA EDUCACAOpor
dc.titleA condição de trabalho dos professores na região oeste do Paraná, na perspectiva dos docentes que atuam nocurso de formação de docentes integrado, em nível médiopor
dc.title.alternativeThe working condition of teachers in western Paraná, in the perspective of teachers who works in the teacher training course - built in secondary leveleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Marcia_Almeida_2016.pdf2.22 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.