Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2541
Tipo do documento: Dissertação
Title: No rastro do burro: memórias e discursos do "colono posseiro"
Other Titles: En la ruta del asno: memorias y discursos del "colono posero"
Autor: Colombo, Leonir Olderico 
Primeiro orientador: Gregory, Valdir
Primeiro membro da banca: Dittrich, Ivo José
Segundo membro da banca: Motta, Márcia Maria Menendes
Resumo: Este estudo concentra-se nas relações da memória com a retórica do discurso diante da história da ocupação da terra na região Oeste paranaense. A investigação procura problematizar e expor as memórias da ocupação marginal da Gleba Silva Jardim realizada por posseiros, num contexto de ocupação realizada oficialmente pelo Estado e por empresas colonizadoras. Diante de interesses econômicos, os posseiros se organizam para defender sua condição, estabelecendo um jogo de discursos e retóricas que com o passar do tempo se torna versão dominante frente ao conflito armado ocorrido em julho de 1961, consolidando-se na memória coletiva local na atualidade. Os atores dessa memória se denominam colonos perante sua condição de trabalho, e de posseiros pela sua situação de proprietários da terra. Mediante sua condição social, vivencia-se o cotidiano do colono posseiro .
Abstract: Este estudio se centra en la relación de la memoria con la retórica del discurso sobre la historia de la tenencia de la tierra en la región Oeste de Paraná. La investigación pretende problematizar y exponer la memoria de la ocupación marginal de Gleba Silva Jardim en manos de poseros, en un contexto de ocupación oficial en poder del Estado y compañías colonizadoras. Frente a los intereses económicos, los poseros se organizan para defender su condición, mediante el establecimiento de un conjunto de discursos y retóricas que con el tiempo convierte en la versión dominante del conflicto armado, que pasó en julio de 1961, consolidándose en la memoria colectiva local en la actualidad. Los actores de esa memoria se denominan colonos frente a su condición de trabajo y de poseros por su situación de dueños de la tierra, A través de sus condiciones sociales, se vivencia el cotidiano del "colono posero".
Keywords: Memória
retórica do discurso
conflitos agrários
história local
Memoria
discurso retórico
conflictos por la tierra
historia local
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS:HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: COLOMBO, Leonir Olderico. No rastro do burro: memórias e discursos do "colono posseiro". 2013. 194 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2541
Issue Date: 12-Dec-2013
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Leonir_Colombo_2013.pdf2.7 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.