Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2476
Tipo do documento: Dissertação
Title: Merchandising editorial: realidade e ficção na sobreposição do discurso
Autor: Rabaiolli, Janderle 
Primeiro orientador: Camargo, Wander Amaral
Resumo: Esta dissertação busca, por meio da análise da novela Malhação, exibida pela Rede Globo de Televisão, analisar e caracterizar a linguagem do merchandising editorial, uma prática constante dentro do programa. A pesquisa é desenvolvida em três capítulos. O primeiro refere-se à ideologia e à linguagem, com abordagem dos conceitos de discurso, enunciado, polifonia e gêneros do discurso. O segundo capítulo traz os conceitos do campo da comunicação social, tais como a comunicação de massa, a comunicação mercadológica e o merchandising. São abordados, ainda, os conceitos e características dos formatos de comunicação mercadológica, com ênfase no merchandising editorial. O último capítulo analisa a linguagem do merchandising editorial por meio da decupagem de cenas do programa em análise, na busca por sua caracterização e aspectos que demonstrem sua ligação com os preceitos da sociedade de consumo, em uma relação com a condição vivida pela sociedade contemporânea brasileira e sua condição estética, determinante para que o formato televisual do merchandising editorial tenha sucesso.
Abstract: Such dissertation focus on the Malhação soap opera analyse, which is broadcast by Globo TV net, it also will analyse and characterize the tie-in language, a constant practise in such tv programme.The research is developed in three chapters, the first one refers to the language and the ideology, with the approaching of the discourse concepts,expressed, polyphony and speech genders.The second chapter brings the concept of the social communication field, like mass communication, market communication and the tie-in. It is also mentioned the concepts and the characteristics from the market communication formats, with emphasis on tie-in. The last one analyses the tie-in language through the decupage scenes from the programme under analyse, and also on its characterization and features which demonstrate their connection with the consumption society preconcepts related to the condition lived by the brazilian contemporary society and its aesthetics condition, which it is determinated in order to the televisual format of the tie-in succeeds.
Keywords: Merchandising
Linguagem
Ideologia
Tie-in
Language
Ideology
CNPq areas: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Linguagem e Sociedade
Program: Programa de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letras
Citation: RABAIOLLI, Janderle. Merchandising editorial: realidade e ficção na sobreposição do discurso. 2008. 157 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2476
Issue Date: 28-Feb-2008
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
JANDERLE RABAIOLLI.pdf1.63 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.