Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2337
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFank, Julie-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5555094202168439por
dc.contributor.advisor1Alves, Lourdes Kaminski-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2502060350876295por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:55:30Z-
dc.date.available2014-04-03-
dc.date.issued2013-03-18-
dc.identifier.citationFANK, Julie. To Cortázar, the permission to speak.. 2013. 171 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2337-
dc.description.resumoOs aspectos, aparentemente diversos, como comprometimento e ludicidade na obra de Julio Cortázar (1914-1984) gravitaram com peso na literatura latino-americana do século XX. Coexistem no escritor as indissociáveis figuras de crítico e intelectual que atravessam os protagonistas do chamado Boom Latino-Americano, fenômeno editorial ocorrido em par com a Europa continente-abrigo dos exilados latinoamericanos nas décadas de 60 e 70 do século passado. A evidência assumida pelo escritor belga-argentino-francês em meio aos colegas de profissão aparece de maneira díspar: positiva pelo caráter experimental e plural de sua obra, por meio da qual reconhece-se uma forte influência surrealista e a característica do duplo críticoescritor e do escritor-crítico numa reinvenção dos gêneros; negativa pelo (não sofrido isoladamente) rechaçamento dos intelectuais que optaram ou pelo escapismo intelectual, ou por não sair da pátria. Nesse cenário paradoxal, evidenciase Cortázar como escritor, intelectual e crítico que escreve um livro guilhotinado em 1969, chamado Último Round e tem, em 2009, seus escritos inclassificáveis reunidos em uma obra póstuma por seu biógrafo: Papéis Inesperados. Com base nos pressupostos teóricos de Davi Arrigucci Jr. (1995), Linda Hutcheon (1991), Roland Barthes (1953, 1966), Leyla Perrone-Moisés (1990, 1998, 2005), Silviano Santiago (1982, 2002, 2004), Zilá Bernd (1998) pretende-se, realizar uma leitura crítico-interpretativa das obras Último Round e Papéis Inesperados, a fim de verificar em que medida, estas obras potencializam a figura do escritor, do crítico e do intelectual latino-americano contemporâneo, na figura de Cortázar, marcado pela imagem de uma escritura de cronópios e, igualmente, marcando um tempo de escrituras híbridas.por
dc.description.abstractThe aspects of compromise and playfulness of Julio Cortázar (1914-1984) gravitated weighing in Latin American literature of the twentieth century. Coexist in the writer inseparable critic and intellectual figures who cross the writers of the Latin American Boom called, publishing phenomenon occurred on par with Europe - a continentshelter Latin American exiles in the 60s and 70s. The evidence taken by the Belgian- Argentine-French writer among the peers appear so disparate: the positive and plural character of his experimental work, through which recognizes a strong surrealist influence and dual-critical writer a reinvention of genres; negative by (not suffered alone) contempt intellectuals who opted for intellectual escapism, or not to leave the country. In this paradoxical scenario, it is evident Cortázar as a writer, critic and intellectual who writes a book guillotined in 1969, and has called Último Round in 2009, his writings gathered in a non-descript posthumously by his biographer: Papéis Inesperados. Under the eyes of the theories of David Arirgucci Jr. (1995), Linda Hutcheon (1991), Roland Barthes (1953, 1966), Leyla Perrone-Moisés (1990, 1998, 2005) and Silviano Santiago (1982, 2002, 2004), the aim if, through the analysis of the two works, giving greater clarity to the silhouette of Julio Cortázar deed within the Latin American comparative literature, fixing a time of hybrid scriptures.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:55:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Julie.pdf: 999948 bytes, checksum: 79ecf0776a4bafe6d17dc65b3515a324 (MD5) Previous issue date: 2013-03-18eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentLinguagem e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectJulio Cortázarpor
dc.subjectescritorpor
dc.subjectcríticopor
dc.subjectintelectualpor
dc.subjectlatino-americanopor
dc.subjectescrituras híbridaspor
dc.subjectJulio Cortázareng
dc.subjectLatin Americaneng
dc.subjectcriticeng
dc.subjectintellectualeng
dc.subjectLatin Americaneng
dc.subjecthybrid scriptureeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA Cortázar, a palavra.por
dc.title.alternativeTo Cortázar, the permission to speak.eng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Julie.pdf976.51 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.