Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/1513
Tipo do documento: Dissertação
Title: Mapeamento socioambiental e de sustentabilidade no ambiente escolar
Other Titles: Scholar's social, environmental sustainability mapping
Autor: Hennrich Junior, Elio Jacob 
Primeiro orientador: Oliveira, Irene Carniatto de
Primeiro membro da banca: Rosa, Maria Arlete
Segundo membro da banca: Pallu, Nelza Mara
Resumo: O presente trabalho científico investigou a ascensão cotidiana da necessidade de adaptação a uma rotina de vários problemas socioambientais ocasionados pelo modelo econômico capitalista, que coloca em cheque o futuro socioambiental. Tendo em vista essa problemática, buscou-se através da Educação Ambiental em ambientes educacionais formais estabelecer novos caminhos para as comunidades mais sustentáveis. A pesquisa buscou analisar em duas etapas distintas o contexto socioambiental escolar vivido, através da lógica da Educação Ambiental. Na primeira etapa foi analisado em um panorama mais amplo o cenário de sustentabilidade escolar das escolas municipais de Marechal Cândido Rondon através de um mapeamento socioambiental e suas respectivas ações relativas à Educação Ambiental na gestão escolar. Além disso, em uma segunda etapa o estudo foi direcionado para uma escola pública do município, buscando entender o contexto socioambiental da mesma, e tentando atuar para uma construção mais complexa e holística da sustentabilidade no âmbito escolar. A coleta de dados se deu por intermédio de duas principais ferramentas, as entrevistas realizadas de forma semiestruturada e questionários, formulados com perguntas abertas e fechadas que possibilitaram uma maior liberdade e maior riqueza no levantamento dos dados da pesquisa, permitindo análises quali-quantitativas mais detalhadas. Ao todo, foram levantadas onze escolas, investigando quais são as principais características existentes em nível de sustentabilidade escolar, vulnerabilidades, fragilidades e potencialidades existentes nas diferentes realidades locais. E no âmbito que foi direcionado ao trabalho específico com a escola municipal, buscou-se realizar ações que auxiliassem para a construção da cultura de sustentabilidade escolar na comunidade. Como conclusão, uma perspectiva mais geral evidenciou que ainda há um grande distanciamento entre o cenário ideal de sustentabilidade escolar e o que foi encontrado nos espaços de educação formal que foram analisados na pesquisa. O trabalho também mostrou que a implementação de uma nova cultura de sustentabilidade escolar pode atuar diretamente na transformação para implementação de conceitos de sustentabilidade ao longo de toda a comunidade escolar
Abstract: This scientific paper investigated the daily rise of the need to adapt to a routine of several environmental problems caused by the capitalist economic model that puts in check the future of the environment. Considering this problem, we sought to establish new paths for more sustainable communities through environmental education in formal educational environments. The research sought to analyze in two distinct stages the social-environmental school context lived through the Environmental Education logic. The first stage was to analyze the wider school sustainability scenario of municipal schools of Marechal Cândido Rondon through a social-environmental mapping and their related actions to the Environmental Education in the scholar management. Moreover, the second stage of the study was directed to a public school of the city, seeking to understand the social and environmental background thereof, and attempting to work to develop a more complex and holistic building of sustainability in the school environment. The data collection was given through two main tools, the first one conduced was a semi-structured interview with a questionnaire, formulated using open and closed questions that allowed a greater freedom and greater wealth in the research survey research data, allowing a more detailed qualitative and quantitative analysis. Eleven schools In total were investigated, aiming to understand the main characteristics that exists in the school's sustainability levels, such as the level of school sustainability, its vulnerabilities, weaknesses and existing potential in different local realities. In the context that was directed to the particular work with the municipal school, it was sought to carry out actions that would help to establish the culture of school sustainability within the community. As a conclusion a general perspective showed that there is still a large estrangement between the ideal setting for school sustainability and what was found in the formal educational spaces that were analyzed in the research. The paper also showed that implementing a new culture of school sustainability may act directly in the implementation of sustainability concepts throughout the school community
Keywords: Sustentabilidade escolar
Mapeamento de sustentabilidade
Educação ambiental
School sustainability
Sustainability mapping
Environmental education
CNPq areas: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS:ECOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Agrárias
Program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: HENNRICH JUNIOR, Elio Jacob. Mapeamento socioambiental e de sustentabilidade no ambiente escolar. 2016. 71 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1513
Issue Date: 20-Feb-2016
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Elio_Hennrich_Junior_20161.51 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.