Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/1220
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A fotografia como recurso didático na educação ambiental |
Other Titles: | Photography as a teaching resource in the environmental education |
Autor: | Freisleben, Alcimar Paulo |
Primeiro orientador: | Francischett, Mafalda Nesi |
Primeiro membro da banca: | Leme, Rosana Cristina Biral |
Segundo membro da banca: | Santos, Wanda Terezinha Pacheco dos |
Resumo: | A imagem fotográfica é, sobretudo, uma tentativa de unificação e superação da fragmentação e a compartimentação dos saberes e tem como objeto a educação para o ambiente. Esta dissertação traz como discussão algumas possibilidades didáticas no uso da fotografia como recurso metodológico de ensino, voltado à sensibilização para a questão ambiental e capacitação crítica do aluno. Trabalhamos com 26 alunos - sendo 18 alunos-autores e 8 alunos-não-autores das fotografias - na disciplina de Geografia no Ensino Médio, do Colégio Dr. Eduardo Virmond Suplicy, da rede pública de ensino de Francisco Beltrão/PR. A pesquisa foi estruturada por meio da captação e posterior análise de fotografias da paisagem da cidade. Para compreendermos melhor como o recurso da imagem e da fotografia estão sendo usados em sala de aula, 8 professores atuantes e 1 não atuante participaram como sujeitos da pesquisa. Destes sujeitos, 8 são licenciados em Geografia e 1 em Artes e ministram disciplinas em áreas variadas, no Ensino Fundamental, Médio e Superior da rede pública e privada de ensino, do estado do Paraná. No total fizeram parte 35 sujeitos, sendo 26 alunos e 9 professores. Buscamos avaliar o potencial didático da fotografia no ensino e na Educação Ambiental e elaboramos um acervo de imagens digitais que está disponível em DVD (no anexo). As possibilidades didáticas da fotografia são muitas, tanto a impressa, quanto a projetada no multimídia e na TV Pen-drive, como as fotografias dos blogs e fotoblogs. São formas que podem ser inseridas no dia-a-dia da escola. Um dos principais critérios é a seleção das fotografias adequadas à atividade e que o professor consiga proporcionar debates com os alunos para a análise critica destas fotografias; desvelar os seus sentidos e significados e correlacionar estas imagens fotográficas com a temática da aula e com os objetivos pedagógicos a serem alcançados. |
Abstract: | The photographic image is above all an attempt to unify and overcome the fragmentation and compartmentalization of knowledge and focuses the environmental education. This work presents a discussion about some didactics possibilities in the use of photography as a methodological resource of teaching, aimed at raising awareness of environmental issues and training critical student. We work with twenty-six students eighteen authors students and eight students not authors of the photographs during the Geography classes of high school, at the public college Dr. Eduardo Virmond Suplicy, in Francisco Beltrão city, Brazil. The research was structured through the capture and subsequent analysis of the city landscape photographs. For we understand better how the use of imaging and photography are being used in classrooms, eight active teachers and one notactive teacher participated of the research. Among the teachers, eight are licensed in Geography and one of them is licensed in Arts. They teach courses in several areas, at elementary and high school, and universities, in public and private institutions of the Paraná state, Brazil. Thirty-five individuals took part, being twenty-six students and nine teachers. We seek to evaluate the potential didactic from the photography in the teaching and Environmental Education. Therefore we constructed a digital image collection that is available in DVD annexed. There are many didactics possibilities from the photography, both printed as projected in the media or on TV Pen-drive, as well as the photographs from blogs and photoblogs. They are ways that can be inserted daily at the school. The selection of photographs appropriate to the activity is very important, as well the teacher must be able to promote debates with the students for a critical analysis of the photographs, unveiling the photography meanings, correlating the images with the lesson theme and with the pedagogical objectives intended. |
Keywords: | Educação Ambiental Geografia Fotografia Paisagem Lugar Environmental Education Geography Photography Landscape Place |
CNPq areas: | CIENCIAS HUMANAS:GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Parana |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Campun: | Francisco Beltrão |
Citation: | FREISLEBEN, Alcimar Paulo. A fotografia como recurso didático na educação ambiental. 2013. 233 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Francisco Beltrão, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1220 |
Issue Date: | 8-May-2013 |
Appears in Collections: | Mestrado em Geografia (FBE) |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Dissertacao_Alcimar_Paulo_Freisleben.pdf | 9.15 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.