Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/1206
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPaim, Robson Olivino-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9236255481583535por
dc.contributor.advisor1Bauab, Fabrício Pedroso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3624679018962713por
dc.contributor.advisor-co1Leme, Rosana Cristina Biral-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7045318168309807por
dc.contributor.referee1Francischett, Mafalda Nesi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8041231173562955por
dc.contributor.referee2Gonçalves, Marcelino Andrade-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0277488411748672por
dc.date.accessioned2017-07-10T17:31:16Z-
dc.date.available2012-04-26-
dc.date.issued2011-12-15-
dc.identifier.citationPAIM, Robson Olivino.Natureza, terra e trabalho na educação do MST: o caso do assentamento Congonhas - Abelardo Luz - SC. 2011. 153 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Francisco Beltrão, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1206-
dc.description.resumoA luta pela terra não se encerra na conquista de uma propriedade. As condições de produtividade, de coesão social, de qualidade ambiental e de educação são variáveis essenciais para a garantia da qualidade social de um processo de Reforma Agrária. O presente trabalho, realizado no Assentamento Congonhas-Abelardo Luz/SC busca avaliar em que medida os processos educativos do Curso de Nível Médio Integrado em Ciências da Natureza Técnico em Agroecologia desenvolvido na Escola de Ensino Médio Paulo Freire contribui para o desenvolvimento agroecológico e a valorização do trabalho e conhecimentos locais nas comunidades do assentamento. Optou-se por um estudo de caso, com abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados entrevistas semi-estruturadas, questionários, além das fontes documentais e bibliográficas. Em relação à Escola, observou-se que esta possui, em pequena intensidade, as condições potenciais necessárias para a implantação de estratégias produtivas agroecológicas através da criação de consciências coletivas. Por outro lado, as condições objetivas e subjetivas necessárias à agroecologia nas propriedades ainda são incipientes, não havendo o conhecimento sobre os fundamentos da agroecologia e tendo na necessidade de resultados produtivos imediatos o principal argumento não desenvolver a agroecologia nas propriedades. Conclui-se que no Assentamento em questão tem-se leves características da formação de recursos humanos para a implantação de sistemas produtivos agroecológicos. Sugere-se maior desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental com a finalidade de contribuir para a formação de uma nova visão acerca da agroecologia para, posteriormente, o coletivo do Assentamento poder requerer apropriação das tecnologias agroecológicas e o acesso às políticas agrárias, aos mercados, aos incentivos financeiros e à estabilidade política dos sistemas agroecológicos.por
dc.description.abstractThe struggle for land is not an end in the conquest of a property. The terms of productivity, social cohesion, environmental quality and education are key variables for the quality assurance of a social process of agrarian reform. This study in the Settlement Congonhas-Abelardo Luz / SC seeks to assess the extent to which the educational processes of Middle Level Integrated Course in Natural Sciences - Agroecology Technician developed in High School Paulo Freire contributes to the development and enhancement of agroecology work in communities and local knowledge of the settlement. We chose a case study with a qualitative approach, with the instruments of data collection semi-structured interviews, questionnaires, and documentary and bibliographic sources. Regarding the school, it was observed that this has, in low intensity, the conditions necessary for the potential implementation of agroecological production strategies through the creation of collective consciousness. On the other hand, the objective and subjective conditions necessary for agroecology in the properties are still incipient, with no knowledge about the fundamentals of agroecology and having the need for immediate productive results the main argument in agroecology to develop properties. It is concluded that the settlement in question has characteristics of light training of human resources for the implementation of agroecological production systems. It is suggested further development of environmental education activities in order to contribute to the formation of a new vision about agroecology and, later, the group can claim ownership of the settlement of agroecological technologies and access to agricultural policies, markets, incentives financial and political stability of agroecosystems.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T17:31:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Robson_Olivino_Paim.pdf: 1427934 bytes, checksum: 14f245c518e897241aba262fb133d6f1 (MD5) Previous issue date: 2011-12-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentCentros de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectReforma Agráriapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectNaturezapor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectAgroecologiapor
dc.subjectAgrarian Reformeng
dc.subjectRural Educationeng
dc.subjectNatureeng
dc.subjectWorkeng
dc.subjectAgroecologyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.titleNatureza, terra e trabalho na educação do MST: o caso do assentamento Congonhas - Abelardo Luz - SCpor
dc.title.alternativeNature, land and work in MST education: the case of Congonhas Settlemen t- Abelardo Luz - SCeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrão-
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Robson_Olivino_Paim.pdf1.39 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.