Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/1196
Tipo do documento: Dissertação
Title: Diagnóstico da educação Ambiental nas escolas da microrregião de Capanema - PR: que práxis é esta?
Other Titles: Diagnosis of education enviromental in the scools of microregion fron Capanema city - Paraná State: what praxis is this?
Autor: Biral, Raquel Biz 
Primeiro orientador: Francischett, Mafalda Nesi
Primeiro membro da banca: Zanella, José Luiz
Segundo membro da banca: Bauab, Fabricio Pedroso
Terceiro membro da banca: Leme, Rosana Cristina Biral
Quarto membro da banca: Gomes, Marquiana de Freitas Vilas Boas
Resumo: Este trabalho é um estudo da realidade sobre a Educação Ambiental realizada em oito escolas, dos municípios da região Sudoeste do Paraná: Santa Izabel do Oeste, Realeza, Capanema, Planalto, Pérola do Oeste, Pranchita, Bela Vista da Caroba e Ampére, pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão. Nele, traçamos um diagnóstico da prática da Educação Ambiental dos professores, nessas escolas e de como o estado tem amparado o trabalho docente, de forma que seja concretizado o que prevê a PNEA. Os sujeitos participantes foram 228. Destes, 186 são alunos e 42 professores. Os alunos são de terceiro ano do Ensino Médio, uma turma por escola de cada município. Respaldamos a pesquisa nos escritos de Gramsci sobre a escola. Consideramos o potencial dinamizador da Educação Ambiental no que ela produz na relação escola-sociedade. A conduta metodológica nesta proposta é guiada pela concepção materialista-histórica. Apresentamos reflexões e proposições sobre Educação Ambiental, através da crença na transformação social. Uma educação inspirada nestas proposições é entendida como um empreendimento político, comprometido com a formação humanizadora a partir de princípios contextualizados, historicamente com a realidade. Diagnosticamos que a Educação Ambiental está no meio escolar com apenas algumas atividades isoladas nas disciplinas de Geografia e Biologia. A Educação Ambiental se encontra em meio a muitos problemas políticos, estruturais, teóricos, sociais, culturais e pela instabilidade causada pela troca de governo do estado e do país. A carga horária excessiva dos professores, turmas numerosas, remuneração injusta dos professores, a sociedade motivada ao consumo pelo sistema capitalista também compõem o rol dos problemas
Abstract: This research is a study based on the reality of Environment Education accomplished in schools of southeast of Paraná couties: Santa Izabel do Oeste, Realeza, Capanema, Planalto, Pérola do Oeste, Pranchita, Bela Vista da Caroba e Ampére, these counties belong to Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão. It has been drafted a diagnosis of the practice on the teachers education environment at these schools and how the government has support the teaching work, in a way that is accomplished what is foresaw the PNEA. The participants number were 228. Among them 186 are students and 42 teachers. The students are from the 3rd grade of high school and a group of school for each county. The researches are supported on Gramsci studies. We consider the stimulator potential of Environment education in what it results in the relation school-society. The methodological process in this proposal is guided by the materialistic-historical conception. We have presented some reflections and proposals on Environment Education, through the belief of social transformation. An education based on these proposals is understood as a political journey, committed with an humanizer education from contextualized principles towards the reality. It has been diagnosed that Environment Education is in the schools jusy with some isolated activities in the subjects as Geography and Biology. The Environment Education is among many political, structure, theoretical, social and cultural problems and by the instability caused by the change of government of the state and the country. The excessive schedule of teachers, huge groups of students and the unfair salaries of the teachers, the society moved by consumption of capitalist system also compose the list of problems
Keywords: Educação ambiental
Práxis
Sociedade-natureza
Políticas-públicas
Environment Education
Praxis
Nature-society
Public policies
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centros de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Campun: Francisco Beltrão
Citation: BIRAL, Raquel Biz. Diagnóstico da educação Ambiental nas escolas da microrregião de Capanema - PR: que práxis é esta?. 2011. 210 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Francisco Beltrão, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1196
Issue Date: 7-Apr-2011
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Raquel.pdf2.52 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.