Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/1182
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Cinthia Raquel Pergentino de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6505501085289738por
dc.contributor.advisor1Cunha, José Edezio da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9964163479344142por
dc.contributor.referee1Francischett, Mafalda Nesi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8041231173562955por
dc.contributor.referee2Silveira, Hélio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1351597266517062por
dc.date.accessioned2017-07-10T17:31:03Z-
dc.date.available2010-08-18-
dc.date.issued2010-05-05-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Cinthia Raquel Pergentino de. Reflexões sobre a educação ambiental no ensino superior do estado do Paraná. 2010. 97 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Francisco Beltrão, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1182-
dc.description.resumoCapra (2006) assinala que, quanto mais estudamos os principais problemas de nossa época, mais somos levados a perceber que eles não podem ser entendidos isoladamente. São problemas sistêmicos, o que significa que estão interligados e são interdependentes. Esses problemas precisam ser vistos como diferentes facetas de uma única crise a crise de percepção. E, para que haja uma mudança, o que se requer é uma mudança em nossas percepções, em nosso pensamento e nos nossos valores - em nosso pensamento ecológico. A discussão deste trabalho está fundamentada no Pensamento Ecológico e em como suas atuações (as do Pensamento Ecológico), por meio da ideologia (Ecologismo) e dos movimentos ecológicos, estão demonstrando seus valores e sua inserção no ensino de Geografia, através da Educação Ambiental, especialmente no nível superior. Diante desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo principal investigar como a Educação Ambiental está sendo trabalhada e compreender o porquê de ser inserida a nível acadêmico nos Cursos de Geografia. As universidades selecionadas foram: UFPR (Universidade Federal do Paraná), UEM (Universidade Estadual de Maringá) e UEL (Universidade Estadual de Londrina). A escolha dessas universidades parte do critério de que os cursos de licenciatura e bacharelado de Geografia implantados nelas são os mais antigos no Estado do Paraná. Os resultados indicam que, mediante todas as observações e todos os questionamentos, percebe-se que o Pensamento Ecológico está envolvido quanto aos comentários dos entrevistados e em suas atividades docentes, mas não com a mesma intensidade em suas práticas cotidianas.por
dc.description.abstractCapra (2006) has suggested that the more we study the mayor problems of our time, the more we come to realize that they cannot be understood in isolation. They are systemic problems, which mean that they are interconnected and interdependent. These problems must be seen as just different facets of one single crisis, which is largely a crisis of perception. The solutions of these problems require a radical shift in our perceptions, our thinking, and our values in our Ecological Thinking. The discussion of this work is based on the Ecological Thinking and its actions, by the ideology (Ecologism) and the ecological movements that are showing its insertion in Geography teaching by the Environmental Education, especially in the universities. In this context, the present work has the main objective to research how the Environmental Education is being worked on and to understand the reasons of your insertion in the academic Geography. The universities chosen were: UFPR (Universidade Federal do Paraná), UEM (Universidade Estadual de Maringá) and UEL (Universidade Estadual de Londrina). The choice of these universities is based upon the oldest academic Geography graduations in the Paraná State. The results show that, with all observations and questions, the Ecological Thinking are made part of the respondents answers and their teaching activities, but it is not, as with the same intensity in their daily practices.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T17:31:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cinthia.pdf: 517603 bytes, checksum: a7767b83d762b00aa121e105d51f5136 (MD5) Previous issue date: 2010-05-05eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentCentros de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPensamento Ecológicopor
dc.subjectEcologismopor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectEcological Thinkingeng
dc.subjectEcologismeng
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.titleReflexões sobre a educação ambiental no ensino superior do estado do Paranápor
dc.title.alternativeReflections about the enviromental education in higer education of the Paraná Stateeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrão-
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Cinthia.pdf505.47 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.