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dc.creatorFarias, Ariadne Sílvia de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1799068285417986por
dc.contributor.advisor1Francischett, Mafalda Nesi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8041231173562955por
dc.contributor.referee1Bauab, Fabricio Pedroso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3624679018962713por
dc.contributor.referee2Leal, Antonio Cezar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0761968373272452por
dc.date.accessioned2017-07-10T17:30:56Z-
dc.date.available2010-03-09-
dc.date.issued2009-07-17-
dc.identifier.citationFARIAS, Ariadne Sílvia de. A educação ambiental chega de barco na vila de pescadores da Barra do Superagui. 2009. 152 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Francisco Beltrão, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1166-
dc.description.resumoEsta dissertação levanta elementos para se discutir o processo de Educação Ambiental (EA) nas Unidades de Conservação (UC), através do diagnóstico das práticas que contemplam a EA na Barra do Superagui. Considera-se a dinâmica socioambiental peculiar da vila de Pescadores como forma de avaliar as necessidades e as propostas educativas adotadas junto à comunidade local, no contexto de valorização social, de conservação e de preservação do patrimônio histórico, cultural e natural do Parque Nacional (PARNA) do Superagui. Para tanto, a presente pesquisa está pautada no estudo de caso enquanto procedimento metodológico, considerando que a observação é o principal recurso de investigação. Procurou-se apoio no estudo de caso, com o propósito de analisar como as atividades de EA refletem e/ou transformam a relação entre os indivíduos da comunidade da Barra do Superagui. Os resultados destacam-se através dos relatos dos moradores da Ilha, evidências da falta de eficiência da gestão ambiental da UC em questão, bem como das atividades de EA propostas pelas Organizações Não Governamentais (ONGs) junto à comunidade local. A partir das observações de algumas práticas que ocorreram durante os trabalhos de campo, e segundo os relatos dos moradores, percebe-se que, na maioria das vezes, as instituições que fomentam a EA na Barra do Superagui desconhecem a realidade socioambiental local e/ou não consideram os aspectos socioculturais peculiares da população tradicional caiçara. Portanto, faz-se necessário (re)pensar as propostas educativas implementadas tanto pelas ONGs como pelo órgão gestor da UC. Neste sentido, acredita-se que os princípios e conceitos postulados pela EA Emancipatória são eficientes e devem ser creditados aos programas educativos que buscam melhorar a qualidade de vida das populações tradicionais inseridas em UCs, como é o caso dos caiçaras da Barra do Superagui.por
dc.description.abstractThis dissertation consists in a case study that aims to make a diagnosis of practices that include the Environmental Education (EE) in Barra do Superagui. In order to get elements to discuss the process of EE in Conservation Units (CU), it is considered the peculiar social dynamic of the fishermen village as a way to assess the needs and educational proposals adopted at the local community in the context of social valorization and the historical, cultural and natural conservation of the Superagui National Park. Thus, the research is proposed based on the case study as a methodological procedure, whereas the observation is the main resource of investigation. It supported this methodological procedure in order to examine how the EE activities reflect and/or transform the relationship between individuals of the Barra do Superagui community. The results obtained from this study stand out through the reports of the island residents, during the conversations and interviews made in the field. They revealed the lack of efficiency of environmental management of the CU in question as well as the EE activities proposed by Non Governmental Organizations (NGOs) to the local community. From the observations of some practices that occurred during the field work, and according to reports from residents, they revealed that in most cases the institutions which promote the EE in Barra do Superagui do not know the local socialenvironmental reality and/or do not consider the peculiar sociocultural aspects of the traditional caiçara culture. Therefore, it is necessary to rethink the educational proposals implemented by both the NGOs and the national manager of UC. Accordingly, it is believed that the principles and concepts postulated by EE emancipation are efficient and should be given credit to the educational programs that seek for improvement in the life quality of the traditional populations inserted in CU, such as the caiçaras of Barra do Superagui.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T17:30:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ariadne.pdf: 2486404 bytes, checksum: af4566a47c23129549b9fc70e2d8bdb7 (MD5) Previous issue date: 2009-07-17eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentCentros de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjecteducação ambiental emancipatóriapor
dc.subjectestudo de casopor
dc.subjectBarra do Superaguipor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectUnidades de conservaçãopor
dc.subjectBarra do Superaguipor
dc.subjectGuaraqueçabapor
dc.subjectVila de pescadorespor
dc.subjectenvironmental educationeng
dc.subjectcase Ssudyeng
dc.subjectBarra do Superaguieng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.titleA educação ambiental chega de barco na vila de pescadores da Barra do Superaguipor
dc.title.alternativeEnvironmental education reached by boat in the fishing village of Superagui Bar.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrão-
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

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