Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/1146
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Felipe Alexandre da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0951493867468314por
dc.contributor.advisor1Schlosser, Marli Terezinha Szumilo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1262151295695350por
dc.contributor.referee1Antonio, Clésio Acilino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768022Y7por
dc.contributor.referee2Hauresko, Cecilia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2339213707599101por
dc.date.accessioned2017-07-10T17:30:44Z-
dc.date.available2016-03-29-
dc.date.issued2015-08-25-
dc.identifier.citationSILVA, Felipe Alexandre da. Educação na Casa Familiar Rural de Capanema/PR: práticas educativas de educação rural ou educação do campo?. 2015. 139 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Francisco Beltrão, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1146-
dc.description.resumoÉ notório que o campo brasileiro está arraigado em um processo histórico de exploração dos trabalhadores e submissão dos seus sujeitos. Logo, a educação ofertada a estes sujeitos apresentou inúmeras defasagens pedagógicas e dissonâncias sociais, principalmente até o final do século XX - quando foi constituída a Educação do Campo no Brasil. Este modelo de educação surgiu a partir de inquietações e lutas dos movimentos sociais perante as práticas pedagógicas inadequadas adotadas aos sujeitos do campo. Contudo, mesmo com a aceitação do Estado em relação à estas medidas - conquistada através de intensa e contínua luta dos movimentos sociais -, ainda não pode-se afirmar que a Educação do Campo está presente em todas as instituições de ensino, mesmo as que se auto-titulam como integrantes deste modelo pedagógico. Desta forma - a partir de leituras, reflexões e de dados coletados em trabalhos de campo realizados no ano de 2014 -, este trabalho tem como intuito averiguar se a Casa Familiar Rural localizada no município de Capanema/PR segue os preceitos da Educação Rural ou da Educação do Campo tanto em suas teorias quanto práticas pedagógicas.por
dc.description.abstractIt s notorious that the Brazilian countryside is rooted in a historical process of worker exploration and submission of its subjects. Therefore, the offered education to those subjects presented countless pedagogical discrepancies and social dissonances, especially until the end of the XX century when the Countryside Education was constituted in Brazil. This model of education emerged from concerns and struggles of social movements towards the inadequate pedagogical practices adopted to the countryside subjects. However, even with the state s acceptance in relation to these measures achieved through intense and continuous struggles of the social movements it still cannot be stated that the Countryside Education is present in every educational institution, even those that call themselves as members of this pedagogical model. So from readings, reflections and data collected in fieldwork in the year of 2014 -, the present work has intuit to ascertain if the Rural Family House located in Capanema/PR follows the precepts of the Rural Education or the Countryside Education both in its theories and in pedagogical practices.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T17:30:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Felipe Alexandre da Silva.pdf: 2127691 bytes, checksum: 5de5babb2b5df5f515a8c84827354d3f (MD5) Previous issue date: 2015-08-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentCentros de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCasa Familiar Ruralpor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectEducação ruralpor
dc.subjectRural Family Houseeng
dc.subjectCountryside educationeng
dc.subjectRural educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.titleEducação na Casa Familiar Rural de Capanema/PR: práticas educativas de educação rural ou educação do campo?por
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCentros de Ciências Humanas-
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Felipe Alexandre da Silva.pdf2.08 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.