Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/1143
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorColaço, Douglas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1100920102618278por
dc.contributor.advisor1Bauab, Fabrício Pedroso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3624679018962713por
dc.contributor.referee1Ribas, Alexandre Domingues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8821723011418336por
dc.contributor.referee2Carvalho, Marcia Siqueira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2485231550508918por
dc.date.accessioned2017-07-10T17:30:43Z-
dc.date.available2015-11-23-
dc.date.issued2015-07-15-
dc.identifier.citationCOLAÇO, Douglas. A unidade de perspectivas entre a geografia e a cartografia medievais: paralelos com as artes visuais. 2015. 144 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Francisco Beltrão, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1143-
dc.description.resumoNeste trabalho procurou-se conhecer, compreender e sistematizar o conhecimento geográfico e cartográfico produzidos na Idade Média. Mas também se buscou relacionar tais conhecimentos com as artes visuais, especialmente a pintura medieval. Desse modo, o elemento norteador da pesquisa esteve centrado na tentativa de encontrar e apresentar as congruências e similitudes no processo de produção e construção dos conhecimentos hora citados. Notadamente, ao estudar a produção do conhecimento medieval, observa-se que a Geografia esteve voltada a descrever lugares, espaços e seres irreais e fantasiosos que só existiram no imaginário do homem cristão e medieval, e a Cartografia foi utilizada para representar e localizar esses lugares e espaços utópicos. Isso porque a concepção e a representação do espaço pelo erudito medieval estavam distante da acurácia científica do período clássico, assim como da efervescência artística e cultural vivida, sobretudo, na aurora da modernidade. É evidente que as grandes transformações técnicas e conceituais ocorridas no campo da pintura a partir do século XIII parecem influenciar decisivamente o desenvolvimento da moderna concepção e representação do espaço, caracterizada, sobretudo, pela geometrização da forma e do movimento, mas também pela criação da técnica da perspectiva que nasce, originalmente, na esfera da pintura renascentista para, depois, ser apropriada pela Geografia e pela Cartografia.por
dc.description.abstractThis paper seeks to recognize, understand and systematize the geographic and cartographic knowledge produced in the Middle Ages. But also sought to relate this knowledge with the visual arts, especially the medieval painting. Thus, the guiding element research has been focused on trying to find and display the similarities and congruences in the production process and construction of the knowledge mentioned hours. Notably by studying the production of medieval knowledge, it is observed that geography was aimed at describing places, spaces and unreal and fanciful beings who existed only in the imagination of the Christian and medieval man, and Cartography was used to represent and locate these places and utopian spaces. This is because the design and representation of space by the medieval scholar were far from scientific accuracy of the classical period as well as the artistic and cultural effervescence lived, especially at the dawn of modernity. Clearly, the great technical and conceptual changes occurred in painting from the XIII century seem to decisively influence the development of modern design and representation of space, characterized mainly by the geometrization of form and movement, but also by the technique of creation the perspective is born originally in the sphere of Renaissance painting to then be appropriated by the Geography and Cartography.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T17:30:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Douglas_Colaco.pdf: 5470959 bytes, checksum: daac12a3095d3c96ecc96dda82ceba81 (MD5) Previous issue date: 2015-07-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentCentros de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectIdade Médiapor
dc.subjectGeografiapor
dc.subjectCartografiapor
dc.subjectPinturapor
dc.subjectRenascimentopor
dc.subjectMiddle ageseng
dc.subjectGeographyeng
dc.subjectCartographyeng
dc.subjectPaintingeng
dc.subjectRenaissanceeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.titleA unidade de perspectivas entre a geografia e a cartografia medievais: paralelos com as artes visuaispor
dc.title.alternativeThe unity of outlook between the geography and the medieval cartography: parallel with the visual artseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrão-
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Douglas_Colaco.pdf5.34 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.