Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/1137
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSurmacz, Elaine Cristina Soares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2403057729912289por
dc.contributor.advisor1Leme, Rosana Cristina Biral-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7045318168309807por
dc.contributor.referee1Francischett, Mafalda Nesi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8041231173562955por
dc.contributor.referee2Santos, Wanda Terezinha Pacheco dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8338007645962270por
dc.date.accessioned2017-07-10T17:30:39Z-
dc.date.available2016-07-29-
dc.date.issued2015-05-22-
dc.identifier.citationSURMACZ, Elaine Cristina Soares. Ensino de geografia: diversidade metodológica como princípio motivador da aula. 2015. 144 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Francisco Beltrão, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1137-
dc.description.resumoA preocupação básica deste estudo é buscar na prática pedagógica de professores de Geografia evidências de metodologias motivadoras da aprendizagem. Buscamos no cotidiano de sala de aula indícios de comprometimento por parte do professor com o ensino dessa disciplina. Nossa orientação metodológica baseou-se na abordagem qualitativa. O trabalho de campo contou com diferentes formas de coleta de dados: entrevistas com professores; observação em sala de aula e da sala de aula; análise de documentos oficiais e técnico-pedagógicos que norteiam a prática cotidiana do professor. A pesquisa teve como local duas escolas públicas estaduais do Paraná: uma na modalidade de ensino Escola do Campo e outra na modalidade comum de Educação Básica. Como interlocutores da pesquisa, contamos com cento e dois alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do estado do Paraná e quatro professoras de Geografia. Percebemos que o Ensino de Geografia na realidade estudada ainda mantém características mnemônica e livresca, sendo o livro didático um parceiro indispensável; a desigualdade social é apontada como um fator importante da aprendizagem e a proposta de uma escola inclusiva não acontece de fato. Verificamos também que o professor é o principal responsável pela motivação do aluno na aprendizagem dos conteúdos geográficos; que as suas escolhas metodológicas mobilizam o aluno para a aprendizagem e que o planejamento é essencial para garantir o sucesso dessa aprendizagem. Consideramos ao final da pesquisa que a busca por diálogo entre as disciplinas se faz necessária e que existe a necessidade de o professor perceber-se como um intelectual transformador da sociedade.por
dc.description.abstractThe basic concern is look for evidences of motivating methodologies of the learning in the pedagogical practice of Geography teachers. We seek evidences of commitment of the teacher with the school subject learning at school routine. Our methodological orientation was based on the qualitative approach. The field work counted on different forms of data collection: interviews with teachers; observation in classroom and of the classroom; analysis of official and technical pedagogical documents that guide the daily practice of the teacher. The place of the research was two state schools of Paraná: the place of the research was two state schools of Paraná: one in the teaching modality of Field School and other in the common modality of Basic Education as research's interlocutors we count with hundred and two students of sixth grade of elementary school of the public network teaching of the Paraná state and four Geography teachers. We realize that the Geography teaching in the studied reality, it still maintains mnemonic and bookish features, being the textbook an indispensable partner; the social inequality is pointed out as an important learning factor and the proposal of an inclusive school doesn't happen in fact. We also see that the teacher is the main responsible by motivation of the student learning of geographic contents; that his methodological choices mobilize the student for learning and that the planning is essential to guarantee the success of this learning. At the end of this research, we consider that the search for dialog between the school subjects it is necessary and that there is the need of the teacher realizes himself as an intellectual transformer of the society.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T17:30:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Elaine_Soares_Surmacz.pdf: 5577666 bytes, checksum: a8cf7bbff0e0c03d4da3f397462192cc (MD5) Previous issue date: 2015-05-22eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentCentros de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino de Geografiapor
dc.subjectDiversidade metodológicapor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectGeography teachingeng
dc.subjectMethodological diversityeng
dc.subjectMotivationeng
dc.subjectMeaningful learningeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.titleEnsino de geografia: diversidade metodológica como princípio motivador da aulapor
dc.title.alternativeGeography education: methodology diversity as motivating principle of the classeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrão-
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Elaine_Soares_Surmacz.pdf5.45 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.