Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/1131
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Alessandro Francisco Trindade de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8004362216245890por
dc.contributor.advisor1Sampaio, Fernando dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9668088942812012por
dc.contributor.referee1Medeiros, Marlon Clovis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1042406915915706por
dc.contributor.referee2Contel, Fabio Betioli-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3084478148165302por
dc.date.accessioned2017-07-10T17:30:36Z-
dc.date.available2015-07-20-
dc.date.issued2015-02-20-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Alessandro Francisco Trindade de. A internacionalização das empresas brasileiras: o BNDES e o incentivo aos grupos JBS e MARFRIG. 2015. 115 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Francisco Beltrão, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1131-
dc.description.resumoNos anos 2000 observamos que os Investimentos Brasileiros no Exterior tiveram um aumento substancial em relação à outros períodos, e isso se deu por vários motivos que permitiram uma condição favorável tanto internamente quanto externamente. A Geografia desde sua gênese tem a preocupação de analisar alguns fatores de transformação dos espaços, logo, nossa preocupação também está centrada na discussão de como as empresas brasileiras instaladas no exterior fariam parte de uma alteração da ordem econômica e política vigente no período. Buscando informações preliminares à respeito das empresas nacionais que investem no exterior, verificamos que o setor frigorífico tinha destaque com duas grandes multinacionais no ramo: o grupo JBS e o Marfrig. A partir disso buscamos compreender quais estratégias esses grupos buscavam para a expansão internacional. Verificamos que além da capacidade empreendedora, ambos tiveram amplo acesso à financiamentos públicos, junto ao BNDES e condições internas e externas favoráveis. Assim percebemos que a formação de grandes multinacionais brasileiras ainda é um processo em curso, mas que já representa uma pequena alteração em relação à dinâmica empresarial nacional, atuando de forma semelhante à outros países, principalmente quando analisamos os processos correntes nas demais nações emergentes e desenvolvidas.por
dc.description.abstractIn the 2000s we observed that Brazilian investments abroad had a substantial increase in relation to other periods, and happen by several reasons that allowed a favorable condition both internally and externally. The Geograph in its genesis is concerned to analyze some of the spaces transformation factors, so our concern was also focused on the discussion of how Brazilian companies established abroad would be part of a change in the economic o and political order in the period. Seeking to preliminary information respecting national companies investing abroad, we find that the meat industry was highlighted with two large multinationals in the industry: JBS and Marfrig Group. From this we understand what strategies these groups looking for international expansion. We found that in addition to entrepreneurship, both had broad access to public funding from the BNDES and internal and external conditions favorable. Thus we see that the formation of large Brazilian multinationals is still an ongoing process, but already represents a small change to the national business dynamics, acting similarly to other countries, especially when we analyze the current processes in other emerging and developed nations.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T17:30:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Alessandro_Oliveira.pdf: 2368243 bytes, checksum: d997bc9cd7960c4c255bffe22e718e4b (MD5) Previous issue date: 2015-02-20eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectMultinacionais brasileiraspor
dc.subjectInternacionalizaçãopor
dc.subjectFrigoríficospor
dc.subjectEconomia mundialpor
dc.subjectBrazilian multinationalseng
dc.subjectInternationalizationeng
dc.subjectMeat industryeng
dc.subjectWorld economyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.titleA internacionalização das empresas brasileiras: o BNDES e o incentivo aos grupos JBS e MARFRIGpor
dc.title.alternativeThe internationalization of brazilian companies: BNDES and the incentive to JBS and MARFRIG groupseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrão-
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao_Alessandro_Oliveira.pdf2.31 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.