Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/1128
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorStrey, Fábio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0835028924551512por
dc.contributor.advisor1Francischett, Mafalda Nesi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8041231173562955por
dc.contributor.referee1Zanella, José Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2956130454620999por
dc.contributor.referee2Zancanella, Yolanda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8495858175266307por
dc.contributor.referee3Moura, Jeani Delgado Paschoal-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5834223671367638por
dc.date.accessioned2017-07-10T17:30:34Z-
dc.date.available2015-03-25-
dc.date.issued2014-08-26-
dc.identifier.citationSTREY, Fábio. A contradição entre a importância e o uso do google earth como recurso didático. 2014. 233 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Francisco Beltrão, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1128-
dc.description.resumoO objetivo principal desta pesquisa foi a busca de respostas, a partir do uso das imagens do Google Earth, para o ensino de conteúdos da Geografia, nas escolas públicas do Paraná, utilizando como recorte e amostragem escolas do Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão e também refletir sobre o ensino da Geografia ao abordar como ocorre o processo didático-pedagógico no domínio das categorias e da técnica da informação geotecnológica em alguns aspectos das relações pedagógicas, principalmente a leitura das representações espaciais. O desafio consiste na compreensão do espaço geográfico por meio do uso da tecnologia no ensino uma vez que a Geografia utiliza-se de práticas pedagógicas vinculadas às imagens para comunicar e informar, no intuito de oportunizar conhecimento sobre o espaço geográfico. Procurou-se entender como e se os professores utilizam o Google Earth como recurso didático em suas aulas, evidenciando a importância da visualização cartográfica nas imagens, por ele disponibilizadas para o processo de ensino e aprendizagem. Isso ficou reconhecido pelos professores, porém há contradição entre a importância e o uso do Google Earth. Buscou-se, então, trazer alguns indicativos metodológicos utilizando imagens do Google Earth para visualização e análise do relevo, da hidrografia, da expansão da malha urbana, das coordenadas geográficas, no cálculo de distâncias bem como sobre noções de orientação e localização no intuito de que isso possa auxiliar no processo de ensino e na constituição do aluno mapeador.por
dc.description.abstractThe main objective of this research is to search for answers, trough the use of Google Earth images, to teach the subject of Geography in Paraná's public schools, utilizing for sampling the schools belonging to the Regional Education Nucleus of Francisco Beltrão. As well as reflect about the teaching of Geography looking into the didactic-pedagogical process in the domain of categories and geotechnological information techniques in some aspects of the pedagogical relations, especially the reading of spatial representations. We seek to understand how teachers utilize Google Earth as a teaching resource in their classes. The justification for this theme lies on the value of cartographic visualization obtained from the images to the process of teaching and learning. The importance of this resource has been acknowledged by teachers. There is a contradiction, however, as all recognize the value of utilizing Google Earth but many do not actually utilize it. This can be explained by the impossibility of working Google Earth on the school, due to the lack o technology do to so. Still the merits of utilizing this resource in teaching Geography prevail, as was proved by the investigation and evaluation of the activities developed by the first year students of the Geography course of the State University of West Paraná, Francisco Beltrão campus.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T17:30:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FABIO_STREY.pdf: 9442677 bytes, checksum: e5dd6ead8c3b7190d3882fea7b75e6b0 (MD5) Previous issue date: 2014-08-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentCentros de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectGoogle earthpor
dc.subjectTecnologias no ensinopor
dc.subjectImagenspor
dc.subjectCartografia escolarpor
dc.subjectGoogle eartheng
dc.subjectTechnologies in teachingeng
dc.subjectImageseng
dc.subjectCartographyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.titleA contradição entre a importância e o uso do google earth como recurso didáticopor
dc.title.alternativeThe contradiction between the importance and the use of google earth as a didactic resourceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrão-
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

Files in This Item:
File SizeFormat 
FABIO_STREY.pdf9.22 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.