Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/1121
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorModena, Elis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0303557652393584por
dc.contributor.advisor1Bauab, Fabrício Pedroso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3624679018962713por
dc.contributor.referee1Ribas, Alexandre Domingues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8821723011418336por
dc.contributor.referee2Ferraz, Cláudio Benito Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8148100083619504por
dc.date.accessioned2017-07-10T17:30:30Z-
dc.date.available2014-10-21-
dc.date.issued2014-06-18-
dc.identifier.citationMODENA, Elis. Geografia e arte: o uso de imagens pictóricas como possibilidade para discussão do conceito de Natureza em sala de aula. 2014. 147 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Francisco Beltrão, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1121-
dc.description.resumoApresentamos uma pesquisa que se define e se realiza como uma proposta didática de problematizar/discutir o conceito de Natureza em sala de aula a partir de imagens pictóricas. Para tanto, num primeiro momento, buscamos compreender e refletir sobre as principais concepções que norteiam a visão moderna de Natureza, sendo elas: a Utilitarista, a Romântica e a Materialista. Num segundo momento, procuramos destacar a importância das imagens pictóricas na compreensão do conceito de Natureza. No cumprimento dessa tarefa, apresentamos o conceito de paisagem dentro de uma abordagem cultural e, em seguida, realizamos um apanhado na história da pintura de paisagens, percorrendo desde o Renascimento até os dias de hoje. Num terceiro e conclusivo momento, apresentamos possibilidades do professor de Geografia trabalhar com pinturas paisagísticas para discutir o conceito de Natureza, analisando e ponderando a utilização dessa metodologia perante os obstáculos do aprender/ensinar geográfico na escola.por
dc.description.abstractWe present a study that is defined and takes place as a didactic proposal to problematize/discuss the concept of Nature in the classroom from pictorial images. For this, at first, we seek to understand and reflect on the key concepts that guide our modern view of Nature, namely: the Utilitarian, the Romantic and the Materialist. In a second moment, we seek to highlight the importance of pictorial images in understanding the concept of Nature. In fulfilling this task, we present the concept of landscape within a cultural approach and then conducted a roundup in the history of landscape painting, traversing from the Renaissance to the present day. In a third and concluding moment, the we present possibilities for the Geography teacher working with landscape paintings to discuss the concept of Nature, analyzing and considering the use of this methodology at the obstacles of learning/teaching geography in school.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T17:30:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Elis Modena.pdf: 5848522 bytes, checksum: 458e79b67a77cbcc2f5e52ad91dfe253 (MD5) Previous issue date: 2014-06-18eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentProdução do Espaço e Meio Ambientepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programCentros de Ciências Humanaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectConceito de Naturezapor
dc.subjectGeografiapor
dc.subjectImagem pictóricapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectConcept of Natureeng
dc.subjectGeographyeng
dc.subjectPictorial imageeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.titleGeografia e arte: o uso de imagens pictóricas como possibilidade para discussão do conceito de Natureza em sala de aulapor
dc.title.alternativeGeography and art: the use of pictorial images as possible to discuss the concept of Nature in the classroomeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrão-
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Elis Modena.pdf5.71 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.