Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/1108
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFarias, Sérgio André-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4059586902585431por
dc.contributor.advisor1Zanella, José Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2956130454620999por
dc.contributor.referee1Leme, Rosana Cristina Biral-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7045318168309807por
dc.contributor.referee2Castanha, André Paulo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8802056543966163por
dc.contributor.referee3Dalarosa, Adair Ângelo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7701918201396222por
dc.date.accessioned2017-07-10T17:30:24Z-
dc.date.available2013-12-20-
dc.date.issued2013-09-10-
dc.identifier.citationFARIAS, Sérgio André. Análise da formação continuada de professores de geografia no PDE: um estudo dos orientandos da UNIOESTE - Francisco Beltrão. 2013. 125 f. Dissertação (Mestrado em Produção do Espaço e Meio Ambiente) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Francisco Beltrão, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1108-
dc.description.resumoO estudo inicia-se com uma análise do papel do Estado na lógica do capitalismo e suas contribuições para outras políticas educacionais de Formação Continuada da classe docente. Em relação ao Estado, entendemos que, embora seja uma instituição a serviço da classe dominante, o mesmo não é uma instituição monolítica e há certa autonomia relativa. Dependo da correlação de forças entre as classes sociais, há possibilidade da classe trabalhadora instituir no âmbito do Estado políticas educacionais que atendam seus interesses. É neste contexto que buscamos pesquisar a política educacional do PDE/PR. O trabalho de pesquisa se propôs analisar o Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE/PR como Formação Continuada de Professores, na disciplina de Geografia com a orientação da UNIOESTE- Francisco Beltrão, do período de 2007 a 2010. Essa Política Pública representa uma conquista importante para a classe docente do Estado do Paraná, resultado da participação e luta dos trabalhadores, especificamente da APP Sindicato junto a SEED, em, tendo como resultado a regulamentação do Programa PDE/PR como política pública. Verificam-se conquistas importantes na formação docente, sobretudo da articulação teoria-prática e das condições materiais para o estudo, contudo, o fato do Estado estar como gerente do Programa traz certas contradições. O Programa PDE/PR apresenta-se como uma Formação Continuada inovadora considerando a aproximação dos professores a reflexão das teorias científicas da formação inicial, embora ainda prevaleça uma ênfase as metodologias de ensino. A análise da Formação Continuada de Professores de Geografia, orientada pela UNIOESTE-FB, buscou avaliar o aperfeiçoamento e a valorização dos professores PDE da Educação Básica, quando o acesso ao conhecimento e a reflexão desses e, por meio das IES; as reflexões sobre a prática; as trocas de experiências; o compartilhamento de saberes; o desenvolvimento profissional; e, a continuidade no cotidiano escolar. Constatou-se por meio de entrevistas qualitativas que o Programa contribui para a elevação do nível intelectual dos professores PDE/PR de Geografia, porém, a política de formação de professores no contexto geral apresenta contradições.por
dc.description.abstractThe study initiates with an analysis of the role of the State in the logic of Capitalism and its contributions to other educational policies of continued formation of teaching class. Regarding the State, one can understand that, even though it s an institution who serves the dominant class, it s an monolithic institution with sort of relative autonomy. Depending of the strength correlation between social classes, it is possible that educational policy can be established in the State by the working class. It is inside of this context that we sought to study the Educational Policy of PDE/PR. The research aimed to analyze the Educational Development Program PDE/PR as a Continued Formation of teachers in Geography discipline with a guidance of UNIOESTE Francisco Beltrão from 2007 to 2010. This Public Policy represents an important accomplishment to the teaching class of the state of Paraná, result of the struggle and participation, specifically the APP Syndicate along with the SEED, having as the result the regularization of the PDE/PR Program as public policy. Significant conquests can be noticed in teaching formation, specially in theory/practice articulation and material conditions for this study, however the fact that the State is the manager of the program presents certain contradictions. The PDE/PR Program is presented as an innovative Continued Formation, considering the approximation of teachers to the scientific theories of initial graduation, even though the emphasis in teaching methodology prevails. The analysis of Continued Formation of Geography Teachers mentored by UNIOESTE-FB, sought to evaluate both value and improvement of basic education PDE teachers, concerning the access to knowledge and its reflections through the IES; the thoughts about school practicing; the exchange of experiences; the sharing of knowledge; the professional development and the continuity in daily school. The qualitative interviews of the study proved that the Program has contributed to increase the intellectual level of Geography PDE s teachers, although, in a general context, some contradictions can be found in teachers formation policy.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T17:30:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SERGIO ANDRE.pdf: 1311833 bytes, checksum: 6b752394956f266ebf4824a2b8b64959 (MD5) Previous issue date: 2013-09-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentCentros de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPDE/PRpor
dc.subjectPolíticas Educacionaispor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectContradiçõespor
dc.subjectPDE/PReng
dc.subjectEducational Policieseng
dc.subjectTeachers Formationeng
dc.subjectContradictionseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.titleAnálise da formação continuada de professores de geografia no PDE: um estudo dos orientandos da UNIOESTE - Francisco Beltrãopor
dc.title.alternativeAnalysis of Continued Formation of Geography Teachers in PDE: a study from oriented students of UNIOESTE - Francisco Beltrão, PReng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrão-
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

Files in This Item:
File SizeFormat 
SERGIO ANDRE.pdf1.28 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.