Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/1102
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMartins, Jéssica Carolina de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3553814156584196por
dc.contributor.advisor1Zanella, José Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2956130454620999por
dc.contributor.referee1Francischett, Mafalda Nesi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8041231173562955por
dc.contributor.referee2Carvalhal, Marcelo Dornelis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6850217297754540por
dc.date.accessioned2017-07-10T17:30:20Z-
dc.date.available2013-10-02-
dc.date.issued2013-06-13-
dc.identifier.citationMARTINS, Jéssica Carolina de Souza. A precarização do trabalho docente nas escolas estaduais de Marechal Cândido Rondon/PR: um estudo sobre os professores PSS. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Francisco Beltrão, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1102-
dc.description.resumoO estudo sobre a precarização do trabalho docente nas Escolas Públicas Estaduais, sob orientação do Prof. Dr. José Luiz Zanella do Programa de Pós-Graduação em Geografia Strictu Sensu, nível Mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná campus de Francisco Beltrão-PR, objetivou-se a analisar as condições do trabalho docente, em específico os professores PSS, ao que se refere às Escolas Públicas controladas pelo governo Estadual do Paraná, no período 2008 a 2012, tendo como área recorte de estudo, as Escolas Estaduais de Marechal Cândido Rondon. A pesquisa visa demonstrar, a partir de alguns elementos históricos, como é possível realizar uma leitura da precarização do trabalho a docente, articulando-a às mudanças da sociedade ao longo dos séculos e principalmente ao que se refere ao mundo do trabalho, utilizando do referencial teórico clássico, que possibilita a partir do materialismo histórico e dialético compreender as atuais circunstâncias desse, visando entender o processo de precarização das relações de trabalho, e em específico do ofício docente, articulado intimamente com a escola pública.Nesse sentido, a pesquisa tende a demonstrar o trabalho docente, nos dias atuais, como susceptível à precarização e alienação do trabalhador.por
dc.description.abstractThe study on the casualization of teaching in the State Public Schools, under the guidance of Prof. Dr. José Luiz Zanella Program Graduate Geography Strictu Sensu, MSc level, the State University of West Paraná - Campus Francisco Beltran-PR, aimed to analyze the conditions of teachers' work, in particular teachers PSS , referred to the Public Schools controlled by the State Government of Paraná, in the period 2008-2012, with the cutout area of study, the State Schools of Rondon. The research aims to demonstrate, based on historical elements, as it is possible to perform a reading of the precariousness of work faculty, linking it to changes in society over the centuries and especially when it refers to the world of work, using the reference classical theory, which allows from the historical and dialectical materialism to understand the current circumstances that, in order to understand the process of casualization of labor relations, and in particular the teaching office, closely articulated with the school public. This sense, research tends to demonstrate teaching, nowadays, as susceptible to instability and alienation of the worker.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T17:30:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jessica_Carolina.pdf: 7722789 bytes, checksum: d52f51618465373ff65f4c885e4f57ac (MD5) Previous issue date: 2013-06-13eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentCentros de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTrabalho docentepor
dc.subjectPrecarizaçãopor
dc.subjectEscola públicapor
dc.subjectProcesso seletivo simplificadopor
dc.subjectTeaching workeng
dc.subjectcasualizationeng
dc.subjectPublic Schooleng
dc.subjectSelection Process Simplifeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.titleA precarização do trabalho docente nas escolas estaduais de Marechal Cândido Rondon/PR: um estudo sobre os professores PSSpor
dc.title.alternativeThe precarious of work instructor in state schools Marechal Cândido Rondon/PR: a study of teachers PSSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrão-
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Jessica_Carolina.pdf7.54 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.