Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/1093
Tipo do documento: Dissertação
Title: O projeto de ciência de Alexander von Humboldt (1769-1859): introdução às dimensões transdisciplinares nas obras "quadros da natureza" e "cosmos"
Other Titles: The science project of Alexander von Humboldt (1769-1859): introduction to transdisciplinaries dimensions in the works "pictures of the nature" and "cosmos"
Autor: Verges, João Vitor Gobis 
Primeiro orientador: Bauab, Fabricio Pedroso
Primeiro membro da banca: Pontelli, Marga Eliz
Segundo membro da banca: Pereira, Sílvia Regina
Terceiro membro da banca: Ribas, Alexandre Domingues
Quarto membro da banca: Nunes, João Osvaldo Rodrigues
Resumo: Este trabalho busca entrelaçar a ciência formulada por Alexander von Humboldt junto às designações e constatações que procuram ampliar as possibilidades científicas contemporâneas visando superar a então constatada crise da razão fragmentária. Nesse caso, partindo de referências que indicam o racionalismo newtoniano-cartesiano como não proponente de respostas efetivas para um mundo complexo, em que as manifestações da realidade acentuam seus caracteres transversais, evidenciamos as obras Quadros da Natureza e Cosmos como profícuas no que corresponde às perspectivas de um novo projeto de ciência pautado na transdisciplinaridade. Assim, tais obras apresentam a disposição entre o fato empírico e o espírito humano para o constante processo de desenvolvimento espiral do conhecimento científico. Mediando as influências de Schelling, Goethe e Kant, Humboldt entrelaça sentimento e razão e evidencia que os gozos estéticos são responsáveis pelo ato de compreensão da paisagem. Para além, caracteriza o papel da arte dentro das formulações científicas e exprime a necessidade de simplicidade e objetividade para a propagação dos aportes constatados pela interpretação humana do universo que nos cerca. Na virada do século XX para o XXI, autores como Jean Piaget, Edgard Morin, Pierre Weil, Ubiratan D ambrósio, dentre outros observam que a ciência em suas dimensões práticas e teóricas necessita ser ampliada para uma esfera não fragmentária, que disponibilize a conjunção entre as facetas humanas e físicas da realidade e disponha suas abordagens de modo que se possa considerar o saber em diversas possibilidades culturais. Humboldt, no século XIX, compõe seus trabalhos explicitando a medida das relações entre o homem e o universo, buscando a conjunção dos fatores empíricos a partir da abordagem organicista, traçando a compreensão histórica da realidade por meio das diferentes possibilidades culturais nos mais diversos estágios de civilização e organização de diferentes sociedades. Por esse viés, cria uma nova abordagem científica que alguns autores chamam de um novo racionalismo apresentado de modo transdisciplinar. A partir da averiguação do processo de construção do pensamento moderno e da conflitualidade gerada com o mesmo pelo movimento romântico na Alemanha, o projeto científico do naturalista prussiano se apresenta como síntese, figurando abordagens a partir de medições empíricas interpretadas, agora, pelas manifestações da arte pautadas nos gozos estéticos. Sendo assim, as conjunturas das obras evidenciadas nesta dissertação configuram um aporte necessário à compreensão e a organização do conhecimento holístico e transversal, fato que ratifica a contemporaneidade dos textos de Alexander von Humboldt.
Abstract: This paper seeks to interweave science formulated by Alexander von Humboldt with the names and extend the findings to the contemporary science that aims to overcome the crisis of reason then verified fragmentary. In this case, from references that indicate the Newtonian-Cartesian rationalism as no proponent of effective responses to a complex world in which the manifestations of reality accentuate their characters cross, evidenced works Frames of Nature and Cosmos as fruitful as corresponds to the prospects of a new science project guided in transdisciplinarity. Thus, these works show the arrangement between empirical fact and the human spirit to the constant process of spiral development of scientific knowledge. Mediating influences of Schelling, Goethe, Kant, Humboldt interweaves feeling and reason and evidence that aesthetic pleasures are responsible for the act of understanding a certain landscape. In addition, characterizes the role of art within the scientific formulations and expresses the need for simplicity and objectivity to the spread of contributions recorded by the human interpretation of the universe that surrounds us. At the turn of the twentieth century to century, authors such as Jean Piaget, Edgard Morin, Pierre Weil, Ubiratan D'Ambrosio, among others note that science in its practical and theoretical dimensions needs to be expanded to a sphere than fragmentary, make available the conjunction between human and physical facets of reality and willing their approaches so that they can consider knowledge in various cultural possibilities. Humboldt in the nineteenth century, composed his work explaining the extent of the relationship between man and the universe, seeking the conjunction of empirical factors from the organicist approach, tracing the historical understanding of reality through different cultural possibilities in various stages of civilization and organization of different societies. Through this bias creates a new scientific approach that some authors call a new "rationalism" that presents so transdisciplinary. From the investigation of the construction of modern thought and the conflict generated by the same romantic movement in Germany, the Prussian naturalist science project presents itself as a synthesis, figuring approaches from empirical measurements interpreted now by the manifestations of art guided the aesthetic pleasures. Thus, the junctures of the works discussed in this dissertation constitute a necessary contribution to the understanding and knowledge organization and holistic cross, a fact that confirms the contemporary texts of Alexander von Humboldt.
Keywords: Transdisciplinaridade
Humboldt
Natureza
Ciência
Modernidade
Transdisciplinarity
Humboldt
Nature
Science
Modernity
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centros de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Campun: Francisco Beltrão
Citation: VERGES, João Vitor Gobis. O projeto de ciência de Alexander von Humboldt (1769-1859): introdução às dimensões transdisciplinares nas obras "quadros da natureza" e "cosmos". 2013. 171 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Francisco Beltrão, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1093
Issue Date: 29-Apr-2013
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao_Joao_Vitor_Gobis_Verges.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.