Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/903
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSbardelotto, Vanice Schossler-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4576535991559238por
dc.contributor.advisor1Nogueira, Francis Mary Guimarães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3989510360452801por
dc.contributor.referee1Duarte, Newton-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2161593951236436por
dc.contributor.referee2Zanardini, Isaura Monica Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6456334067333175por
dc.contributor.referee3Borges, Liliam Faria Porto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1150722215932785por
dc.date.accessioned2017-07-10T16:17:10Z-
dc.date.available2009-09-01-
dc.date.issued2009-02-19-
dc.identifier.citationSBARDELOTTO, Vanice Schossler. As diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental 1998 (DCNs/98) e o multiculturalismo como expressão do pensamento pósmoderno em educação. 2009. 132 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Estado e Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/903-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta o resultado da pesquisa que teve o objetivo de desvelar o caráter multicultural das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 1998 DCNs/98. Essas diretrizes são formuladas pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação e tem o objetivo de definir normas, princípios e regulamentações para a elaboração dos currículos das instituições de ensino fundamental do Brasil. As DCNs/98, que se constituem como política educacional, fazem parte de um conjunto maior de políticas sociais definidas pelo Estado, conjunto este que está fincado nas contradições da sociedade civil o que torna tais políticas resultado da própria contradição. Dessa forma, compreender a natureza e a função do Estado de classe torna-se fundamental para compreender o direcionamento de uma política social, pois o Estado exerce função central na manutenção da sociedade capitalista. Nesse contexto de mundialização do capitalismo, o Estado tem seu papel redefinido por políticas neoliberais oriundas de países de capitalismo central. Essa nova configuração do Estado retira-o do setor produtivo para que apenas regule as relações econômicas. Assim, alteram-se também os gastos com o setor público e com as políticas sociais; estas continuam sendo funcionais ao Estado, na medida em que auxiliam no processo de construção do consenso em torno de um determinado tipo de sociedade. As ações do Estado, como as políticas sociais, são influenciadas pela ideologia que se constrói em decorrência da rearticulação do capitalismo, trata-se da ideologia pós-moderna. Esta ideologia influencia todos os setores da vida social, particularmente no campo educacional. O multiculturalismo é uma das expressões da ideologia pós-moderna na educação, que preconiza o respeito à diversidade cultural como forma de conter os conflitos sociais decorrentes das diferentes culturas, bem como do preconceito racial e cultural. A presença do multiculturalismo nas DCNs/98 atende as necessidades do Estado no contexto econômico contemporâneo, de forma mediada, como também atende contraditoriamente aos movimentos sociais que lutam por ganhos reais para trabalhadores. A partir das referências consultadas, defende-se que o multiculturalismo colabora para a conservação da sociedade capitalista, pois promove a fragmentação da classe trabalhadora. Nesse sentido, a presença do multiculturalismo nas DCNs/98 demarca o seu caráter conservador.por
dc.description.abstractThis paper presents the results of a research which goal was understand the multifunctional character of National Curriculum Guides for Fundamental Teaching of 1998 DCNs/98. Those Guidelines are done by Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação- a state organization- and its goal is define laws and principals and its purpose is to define laws and principals for the draw up of curriculums of public institutions that work with the fundamental teaching in Brazil.. The DCNs/98, which are educational policies, are part of a bigger group of social policies defined by the State, base don the contradictions of civil society. Therefore, they are the result of those contradictions. Moreover, to understand the nature and role of the State is compulsory to understand the goings of a social policy, once the State plays the central role in keeping the capitalist society. In this context of global capitalism, the State has its role defined by neoliberal policies came from countries of central capitalism. This new configuration of the State take it away of the productive sector just to regulate the economic relationships. Therefore, public expenses are also alternated with the social policies expenses; those are still functional to the State, once they help it to build the common sense around a certain kind of society. The State actions, like the social politics are influenced by the ideology that is built in the result of the rearticulating of capitalism, it s about post modern ideology. This ideology influences all the section of the social life, particularly in the educational field. The multiculturalism is one of the expressions of post modern ideology in education, which preach with regard the cultural diversity as a way to hold the society conflicts caused by the different cultures, as racial and cultural prejudices. The presence of multiculturalism in the DCNs/98 deals with the necessities of the State in the contemporary economic context, in a moderate form, it also deals with contradictory the social movements which fight for workers real gains. From the consulted references, it defends that the multiculturalism contribute with the conservation of the capitalism society, because it promotes the fragmentation of the work class. In this way, the presence of multiculturalism in the DCNs/98 marks its conservative character.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T16:17:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vanice.pdf: 842357 bytes, checksum: 2953ea50216d9aa3851568c3c9e3f808 (MD5) Previous issue date: 2009-02-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentSociedade, Estado e Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação stricto sensu em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDiretrizes Curriculares Nacionaispor
dc.subjectpós-modernismopor
dc.subjectmulticulturalismopor
dc.subjectNational Curriculum Guidelineseng
dc.subjectpost modernismeng
dc.subjectmulticulturalismeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAs diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental 1998 (DCNs/98) e o multiculturalismo como expressão do pensamento pósmoderno em educaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Vanice.pdf822.61 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.