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Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação: o Brasil e o Estado do Paraná entre os anos de 1960 e 2010
Autor: Mirandola, Luci Mara 
Primeiro orientador: Orso, Paulino José
Primeiro membro da banca: Zanella, José Luiz
Segundo membro da banca: Machado, Maria Cristina Gomes
Resumo: Esta dissertação é resultado de uma investigação documental e bibliográfica que tem por objetivo analisar a história da educação escolar no Brasil e no estado do Paraná, entre as décadas de 1960 a 2010. A pesquisa se ocupado contexto histórico e da educação, a partir da década de 1960, por entender o significado do Estado autoritário e seus resquícios antidemocráticos para a educação. Também se constitui objeto de investigação a década de 1980, que, marcada pela emergência a crítica aos governos militares, expressou os ideais democráticos da sociedade, por intermédio de movimentos sociais, lutas populares e do multipartidarismo - década fértil para a produção educacional em que a Pedagogia Histórico-Crítica emerge como uma proposta educacional pensada coletivamente por intelectuais brasileiros, referenciada nos pressupostos marxistas. Na sequência, analisamos as transformações ocorridas na década de 1990, implementadas sob a influência da ideologia neoliberal em que predominou a desregulamentação econômica e a reforma do Estado, resultando em um sistema educacional redefinido e orientado por organismos internacionais para atender à demanda do mercado e de modo a formar o novo trabalhador. Nesse cenário, em 2002, enquanto é eleito o primeiro presidente da República pelo Partido dos Trabalhadores, no Paraná, depois do Governo Lerner, Roberto Requião de Mello e Silva é reeleito para o governo do Estado pelo PMDB. Tanto Lula como Requião, fizeram campanhas se comprometendo com as classes populares. Contudo ao se analisar a educação articulada à totalidade histórica desse período, constatou-se que ela, mais do que transformar a realidade social, acabou contribuindo para a reprodução das desigualdades sociais e a superexploração do trabalho, alicerçadas no projeto hegemônico do capital.
Abstract: This dissertation is the result of a documentary and bibliographic research that aims to analyze the History of Education in Brazil and in the state of Paraná, between the decades 1960s and 2010. The research deals with the historical context and education from the decade of 1960 to understand the meaning of the authoritarian state and its undemocratic remains for education. It is also under investigation the 1980s, which marked the emergence of criticism of military governments, expressed the democratic ideals of society, through social movements and popular struggles of the multiparty system - fertile decade for educational production in which the Historical-Critical pedagogy emerges as a proposal collectively designed by Brazilian intellectuals, referenced in Marxist assumptions. Following, we analyze the changes occurring in the 1990s, implemented under the influence of neoliberal ideology that prevailed in economic deregulation and reform of the State, resulting in a redefined educational system and guided by International Organizations to meet the market demands and form the new worker. In this scenario, in 2002, it was elected the first President of the Workers Party and, in the same year, in Paraná, Roberto Requião de Mello e Silva was re-elected to the state government for the PMDB, both with rhetoric aimed at the popular classes. However, when analyzing Education articulated to the historical totality of that period, it was found that it, rather than transform social reality, eventually contributed to the reproduction of social inequality and the exploitation of labor, basis of hegemonic project in the capital
Keywords: História da educação
Educação paranaense
Democracia
Sociedade
History of education
Historical-Critical Pedagogy
Paraná education
Democracy
Society
CNPq areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Sociedade, Estado e Educação
Program: Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação
Citation: MIRANDOLA, Luci Mara. Educação: o Brasil e o Estado do Paraná entre os anos de 1960 e 2010. 2014. 195 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Estado e Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/894
Issue Date: 15-Aug-2014
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

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