Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/880
Tipo do documento: Dissertação
Title: Entre charges e escritas: as experiências educativas de Claudius Ceccon.
Autor: Villwock, Aparecida de França 
Primeiro orientador: Fiuza, Alexandre Felipe
Primeiro membro da banca: Orso, Paulino José
Segundo membro da banca: Oliveira, Sandra Regina Ferreira de
Resumo: A finalidade desse estudo consiste em apresentar a figura de um brasileiro que esteve lado a lado com Paulo Freire no exílio, discutindo questões sociais e que, ainda, trabalha em prol de uma educação consciente, política e cidadã. O presente trabalho pesquisa a biografia do caricaturista, arquiteto, escritor e jornalista Claudius Ceccon, buscando apresentar sua diversa produção artística e intelectual, destacando nesta pesquisa a análise de sua produção de charges. Uma de suas primeiras intervenções educacionais foi sua participação no Instituto da Ação Cultural (IDAC), em Genebra, Suíça - um espaço destinado a discussões de projetos voltados à educação popular dos países da América Latina, Europa e do continente africano. O IDAC tem hoje sua extensão no Rio de Janeiro com o Centro de Criação e Imagem Popular (CECIP), que desenvolve projetos voltados à emancipação intelectual e à cidadania. A partir do contexto do IDAC, explana-se acerca do período da ditadura civil-militar (1964-1985), e a atuação de Claudius Ceccon, no Brasil e nos países em que viveu durante o exílio. Destaca-se o recorte temporal (1964- 1988), interligado a biografia de Claudius e a ditadura civil-militar, um processo político e econômico, em que o país encontrava-se suscetível a mudanças radicais. Portanto, na trajetória de Claudius é marcante o contexto ditatorial, sendo uma das consequências o exílio, sua contribuição à criação do Pasquim, um jornal de circulação e referência que contestou paradigmas da moral vigente e da política, bem como o IDAC e o CECIP são referências obrigatórias à biografia de Claudius. Ao destacar Claudius Ceccon como intelectual, elencamos a importância do gênero textual charge em sua produção, pois ao buscar novos meios de transmitir conhecimentos, torna-se necessário considerar formas diversificadas para abordar determinados assuntos. Em relação às charges de Claudius destacam-se suas críticas à vida social, as quais contestam valores e verdades estabelecidas . A partir dessas considerações, buscamos neste estudo verificar o seguinte problema: Qual é o papel das ilustrações de autoria de Claudius Ceccon para o contexto social, político e educacional em cada momento abordado, durante sua atuação no IDAC, no Pasquim e em suas outras publicações?
Abstract: The purpose of this study is to present the figure of a Brazilian who was side by side with Paulo Freire in exile, discussing social issues and also working towards a conscious education, politics and citizen. This paper research the biography of the cartoonist, architect, writer and journalist Claudius Ceccon, seeking to present their diverse artistic and intellectual production, highlighting this research analysis of their production charges. One of his early educational interventions was their participation in the Institute of Cultural Action (IDAC), at Geneva, Switzerland - a space for discussions of projects focused on popular education in the countries of Latin America, Europe and Africa Continent.IDAC today has its extension in Rio de Janeiro with the Center for Creation and Image Popular (CECIP), which develops projects related to intellectual emancipation and citizenship. From the context of IDAC, explains to about the period of the civil-military dictatorship (1964-1985), and the role of Claudius Ceccon, in Brazil and in the countries in which he lived during his exile. Noteworthy the time frame (1964-1988), interconnected biography of Claudius and civil-military dictatorship, one political and economic process, in which the country found itself susceptible to radical changes. Therefore, the trajectory of Claudius is striking the context of dictatorship, being one of the consequences the exile, his contribution to the creation of the Pasquim, a newspaper circulation and reference that challenged prevailing paradigms of morality and politics, as well as the IDAC and CECIP are references binding to the biography of Claudius. By highlighting Claudius Ceccon as intellectual, we list the importance of genre charge text in its production, because on searching new means of transmitting knowledge, it becomes necessary to consider diverse ways to address certain issues. Regarding the charges of Claudius highlight his criticism of social life, which challenge values and "established truths". Later this considerations we search in this study to check the following point: which is the paper of Claudio Ceccon illustrations in front of the social, political and educational context to each approaching moment, during his acting at IDAC, Pasquin and in his other publishing articles?
Keywords: Biografia
História
Produção artística
Ditadura civil-militar
Educação popular
Biography
History
Artistic production
Civil-military dictatorship
Popular education
CNPq areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Sociedade, Estado e Educação
Program: Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação
Citation: VILLWOCK, Aparecida de França. Entre charges e escritas: as experiências educativas de Claudius Ceccon.. 2013. 173 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Estado e Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/880
Issue Date: 29-Aug-2013
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
1Dissertacao Aparecida Villwock.pdf7.33 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.