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Tipo do documento: Dissertação
Title: As proposições do Banco Mundial para as políticas de educação infantil no Brasil (1990-2010)
Autor: Bueno, Cristiane Aparecida Ribeiro 
Primeiro orientador: Figueiredo, Ireni Marilene Zago
Primeiro membro da banca: Zanardini, Isaura Monica Souza
Segundo membro da banca: Deitos, Roberto Antonio
Terceiro membro da banca: Lara, Angela Mara de Barros
Resumo: Este trabalho investigou, no âmbito das políticas educacionais para a Educação Infantil no Brasil, nas décadas de 1990-2010, as convergências e as divergências em relação às proposições do Banco Mundial. Considerou-se, no processo de investigação, que o Banco Mundial, a partir da década de 1970, sustentou o investimento em capital humano, articulado com as políticas sociais direcionadas às necessidades básicas, focalizadas na população socialmente vulnerável, visando o alívio da pobreza. Para o Banco Mundial o início do atendimento educacional na infância promove as competências e as habilidades, contribuindo com o aumento da rentabilidade futura. Constatou-se, dessa forma, que a política educacional para a Educação Infantil, elaborada nas décadas de 1990- 2010, no Brasil, expressou as proposições do Banco Mundial de satisfação das necessidades básicas relacionadas a teoria do capital humano, visando o alívio da pobreza. A política de Educação Infantil brasileira, concebida como primeira etapa de aquisição de competências e habilidades, também expressa as proposições do Banco Mundial no que diz respeito a inserção no mercado de trabalho, já que incita a produtividade dos sujeitos
Abstract: This work has investigated, in the scope of the educational policies for the Childhood Education in Brazil, in the decades of 1990-2010, the convergences and the deviations in relation to the propositions of the World Bank. It was considered, in the research process, that the World Bank, from the decade of 1970 on, has supported the investment in human capital, articulated with the directed social policies to the basic requirements, focused on the socially vulnerable population, targeting poverty relief. For the World Bank the beginning of the childhood education attendance promotes the skills and the abilities, contributing towards the increase of the future income. Thus, it was evidenced that the educational policies for the Childhood Education, elaborated in the decades of 1990- 2010, in Brazil, expressed the propositions of the World Bank of the basic requirements satisfaction related to the human capital theory, targeting poverty relief. Brazilian Childhood Education policies, conceived as the first stage of acquisition of skills and abilities, also express the propositions of the World Bank regarding the insertion in the labor market, once it motivates the citizens productivity
Keywords: Educação Infantil - Brasil
Política educacional - Brasil
Banco Mundial
Alívio da pobreza.
Childhood education - Brazil
Educational policies - Brazil
World Bank
Poverty relief.
CNPq areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Sociedade, Estado e Educação
Program: Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação
Citation: BUENO, Cristiane Aparecida Ribeiro. As proposições do Banco Mundial para as políticas de educação infantil no Brasil (1990-2010). 2012. 140 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Estado e Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/872
Issue Date: 9-Mar-2012
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

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