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Tipo do documento: Dissertação
Title: Políticas públicas de avaliação em larga escala para o ensino fundamental nos estados brasileiros: avaliação e qualidade da educação pela métrica do centro de políticas públicas e avaliação da educação
Other Titles: Large-scale evaluation public policies for elementary education in brazilian states: evaluation and quality of education using the metrics of the center for public policies and education evaluation
Autor: Deves, Karoline Marcely 
Primeiro orientador: Figueiredo, Ireni Marilene Zago
Primeiro coorientador: Cossetin, Marcia
Primeiro membro da banca: Zanardini, Isaura Monica Souza
Segundo membro da banca: Pasini, juliana Fátima Serraglio
Terceiro membro da banca: Bertagna, Regiane Helena
Resumo: A presente dissertação, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - campus de Cascavel, tem como objeto de análise as avaliações em larga escala e busca compreender sua relação com as avaliações estaduais do Brasil. Diante disso, esse trabalho tem por objetivo geral compreender o processo de implementação dos sistemas estaduais de avaliação dos estados brasileiros associados ao Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, sobretudo a partir das categorias de avaliação e qualidade, como uma política pública de avaliação em larga escala no Ensino Fundamental. Tal objetivo é proveniente do questionamento indutor da pesquisa, qual seja: quais são os sistemas estaduais de avaliação em larga escala associados ao Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, suas categorias sobre avaliação e qualidade nos estados brasileiros e seus desdobramentos na política pública para o Ensino Fundamental? Para o desenvolvimento da dissertação apoiamo-nos na investigação de abordagem qualitativa, com o desenvolvimento de pesquisa documental e bibliográfica na qual foram delimitados como fontes primária as revistas nomeadas de “Revista Contextual”, “Revista de Rede” ou “Revista do Sistema” publicadas até o ano de 2022. O subsídio teórico utilizado considera as múltiplas determinações para apreensão do movimento histórico da produção das avaliações em larga escala, pois a premissa é de que as avaliações dos estados reforçam as avaliações em larga escala que propagam o controle escolar, justificada por uma estreita relação com o período histórico, político e econômico. Para tanto, buscamos amparo teórico nos trabalhos dos autores: Lopes (2007), Freitas (2007), Sousa e Oliveira (2010), Machado, Alavarse e Arcas (2015), Bauer et al. (2017), Perboni, Militão e Giorgi (2019), Adrião (2018) e Bertagna e Borghi (2018). Como resultado das investigações, constatou-se a expansão dos sistemas de avaliação em larga escala. Até o ano de 2022, somente os estados de Roraima e do Rio de Janeiro não aderiram, isto é, das 27 unidades federativas, apenas 2 não possuem o sistema próprio de avaliação em vigor na atualidade. Os estados que apresentam o sistema de avaliação próprio são assessorados pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação – CAEd, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Por fim, constatou-se um avanço no processo de implementação de sistemas de avaliações nos estados brasileiros para o Ensino Fundamental, sobretudo em decorrência da efetivação do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicando a proeminência da avaliação como indicadora de uma formação humana para processo de ajuste estrutural do capital.
Abstract: ersity of Western Paraná - Cascavel campus, has as it’s object of analysis, the large-scale assessments, and seeks to understand its relationship with state assessments in Brazil. Therefore, the general objective of this work is to understand the process of implementation of state assessment systems in Brazilian states associated with the Center for Public Policy and Education Evaluation, especially from the categories of assessment and quality as a public policy of large-scale assessment in elementary education. Such objective comes from the inductive questioning of the research, which is: What are the state systems of large-scale evaluation associated with the Center for Public Policy and Educational Evaluation and their categories on evaluation and quality in Brazilian states and their unfoldings in public policy for Primary Education? For the development of this dissertation, we used a qualitative research approach, with the development of documentary and bibliographic research, in which the journals named "Revista Contextual", "Revista de Rede" or "Revista do Sistema" published until the year 2022 were delimited as primary sources. The theoretical support used considers the multiple determinations for the apprehension of the historical movement of the production of large-scale evaluations, because the premise is that the state evaluations reinforce the large-scale evaluations that propagate school control, justified by a close relationship with the historical, political, and economic period. To this end, we seek theoretical support in the work of the authors: Lopes (2007), Freitas (2007), Sousa e Oliveira (2010), Machado, Alavarse e Arcas (2015), Bauer et al. (2017), Perboni, Militão e Giorgi (2019), Adrião (2018) e Bertagna e Borghi (2018). As a result of the investigations, the expansion of large scale evaluation systems was verified, until the year 2022, only the states of Roraima and Rio de Janeiro did not adhere, that is, of the 27 federative units, only two do not have their own evaluation system in effect today. The states that have their own evaluation system are advised by the Center for Public Policy and Education Evaluation - CAEd, from the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). Finally, an advance in the process of implementing evaluation systems in the Brazilian states for Primary Education was verified, especially as a result of the effectiveness of the Basic Education Development Index (IDEB), indicating the prominence of evaluation as an indicator of human formation for the process of structural adjustment of capital.
Keywords: Estado
Política Educacional
Avaliação em larga escala
Sistemas estaduais de avaliação
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação
State Education
Policy.Large-scale assessment
State assessment systems
Center for Public Policy and Education Evaluation
CNPq areas: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: Deves, Karoline Marcely. Políticas públicas de avaliação em larga escala para o ensino fundamental nos estados brasileiros: avaliação e qualidade da educação pela métrica do centro de políticas públicas e avaliação da educação. 2023. 124 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7003
Issue Date: 4-Aug-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

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