Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6946
Tipo do documento: Tese
Title: Transgressão, erotismo e solidão na lírica de Gilka Machado, Delmira Agustini e Rosario Castellanos
Other Titles: Transgression, eroticism and loneliness in the Gilka Machado, Delmira Agustini and Rosario Castellanos’ lyric poetry
Autor: Boniatti, Edina 
Primeiro orientador: Oliveira, Valdeci Batista de Melo
Primeiro membro da banca: Zambrano, Lilibeth Janneth
Segundo membro da banca: Merino, Ximena Antonia Diaz
Terceiro membro da banca: Lima, Maria de Fatima Gonçalves de
Quarto membro da banca: Cruz, Antonio Donizete da
Quinto membro da banca: Garcia, Dantielli Assumpção
Resumo: Nesta tese, atento-me para a forma e o conteúdo poéticos da composição lírica de três escritoras latino-americanas: a brasileira Gilka Machado; a uruguaia Delmira Agustini e a mexicana Rosario Castellanos. Poetas importantes que ousaram arrostar o interdito e cumpriram, na surdina, um papel essencial de resistência e de luta no entrecho do agon sociocultural e ideológico da relação sócio-histórica homem-mulher patriarcais. Logo, neste estudo, atento-me para a forma e o conteúdo poéticos da composição lírica das autoras, buscando bases de análise e de interpretação que deslindem o modo como as poetas exploram, por meio de imagens líricas, as relações entre os afetos, as emoções, os sentimentos e o desejo de ser dentro do universo social e humano, no intuito de desvelar a paixão que as move, suas impulsões transgressoras e a solidão ontológica que, de forma notória ou subentendida, despontam de suas poiesis. Assim, o objetivo geral da pesquisa volta-se para a comparação das aproximações e/ou dos distanciamentos no que diz respeito à poética das três autoras estudadas, mediante a investigação das estratégias discursivas e das escolhas semânticas e sintáticas no que se refere a linguagem lírica por elas utilizada. A base teórica foi fundamentada por proposições e conceitos de escritores de diversas áreas do conhecimento. A exemplo, cito os principais: dos estudos comparados – Pierre Brunel (1995), Tânia F. Carvalhal (2006); da teoria literária – Benedetto Croce (2001), Hans Ulrich Gumbrecht (2010); da psicanálise – Sigmund Freud (1974) e, especialmente, Jacques Lacan (1998); dos sistemas semissimbólicos – semiótica explorada por Lucia Santaella (2019); dos estudos culturais – Theodor Adorno (1975), Raymond Williams; dos estudos históricos e de ciência política – Peter Gay (1990), Jacques Le Goff (2003); dos filosóficos – Martin Heidegger (1997), Georges Bataille (1987), Friedrich Nietzsche (2008); da crítica feminista – Beth Miller (1987), Celia Amorós (1991), Rosário Castellanos (1984). O método comparativo alicerçou as análises e a força analógica dos versos líricos guiou as escolhas teóricas no intuito de desvelar as particularidades líricas das autoras. Como resultado, constatei que a poética dessas três escritoras contribuiu para dilatar os espaços de atuação das mulheres de seus países, da América Latina e quiçá do mundo. Embora Gilka Machado e Delmira Agustini tragam muitas semelhanças na forma e no conteúdo de suas poéticas, revelando um sincretismo entre o Simbolismo e o Modernismo, a força acional que move os afetos no entrecho lírico, em Gilka Machado, é mais tátil e recorre com mais frequência à materialidade evocada por meio dos cinco sentidos ainda que eles sejam utilizados como molas propulsoras para o alcance das esferas do sublime. Em Delmira Agustini, seus afetos voltam-se correntemente para elementos metafóricos de que emanam aspectos metafísicos. Em Rosario Castellanos, as análises desvelam que suas convicções estéticas se distanciam das de Machado e de Agustini, porque sua poiesis centraliza-se na reavaliação crítica do passado e de suas heranças no presente, mantendo um diálogo irônico com a história, com a história da arte, com a sociedade e com a cultura, de modo que a força motriz de sua literatura se centra na subversão enunciativa inscrita na e pela discursividade.
Abstract: In this thesis, I pay attention to the lyrical composition poetic form and content of three Latin American writers: the Brazilian Gilka Machado; the Uruguayan Delmira Agustini; and the Mexican Rosario Castellanos. Important poets who dared to face the interdict and played, in the background, an essential role of resistance and struggle in the sociocultural and ideological agon’s plot of the patriarchal man-woman socio-historical relationship. Therefore, in this study, I pay attention to the poetic form and content of the authors' lyrical composition, seeking bases of analysis and interpretation that unravel the way in which the poets explore, through lyrical images, the relationships among affections, emotions, feelings and the desire to be within the social and human universe, in order to reveal the passion that moves them, their transgressive impulses and the ontological loneliness that, notoriously or impliedly, emerges from their poiesis. Thus, the general objective of the research is to compare similarities and/or differences referred to the three authors studied poetics, through the investigation of discursive strategies and semantic and syntactic choices with regard to lyrical language used by them. The theoretical basis will be based on propositions and concepts of writers from different areas of knowledge. Examplifying, I mention the main ones: from comparative studies – Pierre Brunel (1995), Tânia F. Carvalhal (2006); from literary theory – Benedetto Croce (2001), Hans Ulrich Gumbrecht (2010); from psychoanalysis – Sigmund Freud (1974) and, especially, Jacques Lacan (1998); from semi-symbolic systems – semiotics explored by Lucia Santaella (2019); from cultural studies – Theodor Adorno (1975), Raymond Williams; from historical studies and political science – Peter Gay (1990), Jacques Le Goff (2003); from the philosophers – Martin Heidegger (1997), Georges Bataille (1987), Friedrich Nietzsche (2008); from feminist critics – Beth Miller (1987), Celia Amorós (1991), Rosário Castellanos (1984). The comparative method will underpin the analyzes and the analogical force of the lyrical verses will guide the theoretical choices in order to reveal the authors’ poetic particularities. As a result, I hope to be demonstrating that these three writers’ poetic contributed to expanding the spaces for women acting in their countries, in Latin America and perhaps in the world. Although Gilka Machado and Delmira Agustini bring many similarities in their poetics’ form and content, revealing a syncretism between Symbolism and Modernism, the actional force that moves the affections in the lyrical intertwine, in Gilka Machado, is more tactile and resorts more frequently to materiality evoked through the five senses even though they are used as driving springs to reach the spheres of the sublime. In Delmira Agustini, her affections regularly turn to metaphorical elements from which metaphysical aspects emanate. In Rosario Castellanos, the analyzes revealed that her aesthetic convictions distance themselves from those of Machado and Agustini, because his poiesis centers on the critical reevaluation of the past and its legacies in the present, maintaining an ironic dialogue with history, with the history of art, with society and culture, so that the driving force of her literature centers on the enunciative subversion inscribed in and through discursivit
Keywords: Mulher
Lírica
Desejo
Erotismo
Solidão
Woman
Lyrical poetry
Desire
Eroticism
Loneliness
CNPq areas: LINGUAGEM E SOCIEDADE
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: Boniatti, Edina. Transgressão, erotismo e solidão na lírica de Gilka Machado, Delmira Agustini e Rosario Castellanos. 2023. 202 f. Tese( Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6946
Issue Date: 29-Sep-2023
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Edina Boniatti.pdfArquivo completo1.95 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.