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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6888
Tipo do documento: Dissertação
Title: O avanço das tecnologias digitais na educação escolar e suas implicações político pedagógicas
Other Titles: The advance of digital technologies in school education and its political and pedagogical implications
Autor: Oliveira, Geanandréia Zanoni de 
Primeiro orientador: Orso, Paulino José
Primeiro membro da banca: Bezerra, Maria Cristina
Terceiro membro da banca: Turmena, Leandro
Quarto membro da banca: Derisso, José Luís
Resumo: As tecnologias acompanham o processo de desenvolvimento do homem e cumprem um papel importante na mediação entre ele e a natureza e os demais homens, bem como na satisfação das necessidades humanas. Elas são resultado da realidade objetiva, porém, em virtude do modo de produção ao qual estão inseridas, elas sofrem mudanças em sua forma e/ou adquirem conotações que impossibilitam sua neutralidade. Nesse sentido, podemos dizer que as tecnologias cumprem uma função de acordo com o modo de produção e com a época. Assim sendo, não se prestam apenas para minorar o sofrimento humano, promover a fruição e a socialização das produções e o desenvolvimento social e humano, possibilitando a solução de doenças e demais mazelas que nos afligem. Utilizadas na forma capitalista, podem promover o oposto disso, esgotando os recursos naturais, poluindo e provocando o desequilíbrio ambiental, tirando o emprego dos trabalhadores, determinando um ritmo de produção cada vez mais acelerado, estabelecendo uma relação de dependência entre o homem e a tecnologia, que acaba por expropriá-lo cada vez mais. O elevado grau de desenvolvimento tecnológico presente na atualidade está provocando uma mudança na produção material e na reorganização da vida social dos indivíduos. Ao tratarmos do avanço das tecnologias digitais na educação escolar e suas implicações político pedagógicas, indagamos: Quais são os desdobramentos desse avanço tecnológico sobre a educação pública brasileira de modo geral, e em específico, na escola pública? No intuito de responder esta problemática realizamos a pesquisa bibliográfica, que proveu arcabouço teórico para discorrermos sobre o papel das tecnologias ao longo da história, conceituando o que é tecnologia e qual sua função social, atrelada à relação histórica existente entre trabalho e educação, como sendo resultado do trabalho intelectual humano materializado. Buscamos depreender o papel das tecnologias no atual estágio de desenvolvimento capitalista, que combina a alta concentração de capital e a apropriação privada da produção e da propriedade, com o alto grau de desenvolvimento tecnológico; compreender os desdobramentos das novas tecnologias digitais sobre a escola pública, seus impactos nas relações de trabalho e apontar a necessidade de socialização delas. Para isso, buscamos verificar como poderiam ser utilizadas para potencializar a educação e visar a formação integral dos alunos e sua socialização, tendo em vista a superação do atual modo de produção, no intuito de que cumpram com sua função social, que é, garantir o pleno desenvolvimento humano, social e coletivo.
Abstract: Technologies accompany the process of humanity's development and play an essential role in mediating between humankind and nature and in satisfying their needs. They are the result of objective reality; however, due to the production mode in which they are inserted, they change their form and acquire connotations that make their neutrality impossible. Hence, one can argue that technologies fulfill a function according to the production mode's needs. They fulfill a positive aspect, reducing human suffering, promoting the enjoyment and socialization of production and social and human development, and providing solutions for diseases and other ills that afflict us. However, they also can promote the opposite of this, depleting natural resources, polluting and causing environmental imbalance, taking away workers' jobs, determining an increasingly faster pace of production, and establishing a relationship of dependence between man and technology, which ends up increasingly expropriating him. The high degree of technological development present today is causing a change in the production of the material base and the reorganization of the social life of individuals. When dealing with the advance of digital technologies in school education and its political and pedagogical implications, one question arises: what are the consequences of this technological advance on Brazilian public education in general and public schools in particular? In order to answer this question, we conducted bibliographic research, which provided the theoretical framework to discuss the role of technologies throughout history, conceptualizing what technology is and what its social function is, linked to the historical relationship between labor and education, as the result of materialized human intellectual work. We seek to understand the role of technologies in the current stage of capitalist development, which combines the high concentration of capital and the private appropriation of production and property with a high degree of technological development. Also, this work aims to understand the consequences of new digital technologies on public schools, their impact on labor relations within the capitalist production mode, and to point out the need to socialize them. For this, we sought to verify how they could be used to enhance education and aim at the integral formation of students and their socialization due to overcoming the current production mode so that they can fulfill their social function, which is to guarantee the whole human, social, and collective development.
Keywords: Trabalho
Educação
História da educação
Escola pública
Tecnologias digitais
Work
Education
History of education
Public school
Digital technologies
CNPq areas: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: Oliveira, Geanandréia Zanoni de. O avanço das tecnologias digitais na educação escolar e suas implicações político pedagógicas. 2023. 141 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6888
Issue Date: 6-Jul-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

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