Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6815
Tipo do documento: Dissertação
Title: Análise das micro e pequenas empresas e produtores do segmento agronegócio participantes do prêmio MPE Brasil no Estado do Paraná
Other Titles: Analysis of micro and small enterprises and agribusiness producers participants of MPE Brazil award in Paraná State
Autor: Barboza, José Vinícius Santos 
Primeiro orientador: Johann, Jerry Adriani
Primeiro membro da banca: Araripe, Carlos Alberto
Segundo membro da banca: Bertolini, Geysler Rogis Flor
Terceiro membro da banca: Dall'Asta, Denis
Resumo: As Micro e Pequenas Empresas (MPEs) assim como os Empreendimentos Rurais têm grande relevância no cenário regional. A pesquisa objetivou analisar o perfil dos 121 participantes paranaenses do Prêmio MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, do segmento agronegócio sendo a população representada por 32% empresas e 82% produtores rurais. Por meio de uma análise exploratória foi possível identificar um panorama global dos critérios e os seus respectivos desempenhos (Liderança (45%), Estratégias e Planos (33%), Clientes (37%), Sociedade (42%), Informação e conhecimento (44%), Pessoas (35%), Processos (45%) e Resultado (3%)). Após, foram utilizadas técnicas de data mining (mineração de dados) para uma análise por agrupamentos, sendo os participantes agrupados em quatro clusters por apresentarem características semelhantes, destacando-se os critérios de Liderança e Processos com as maiores médias entre os critérios. Por fim, uma análise detalhada por critério de excelência foi realizada como forma de aprofundar os resultados e diagnosticar os principais fatores que influenciam no resultado. Destacaram-se alguns fatores críticos como a definição da missão e visão, definição de funções, padronização de processos, disponibilidade de informações, ausência de avaliação de satisfação de clientes, controle e por fim atuação no âmbito social por parte dos empreendedores. Para esses fatores críticos foi proposto um plano de ação para que os resultados sejam melhorados. Entre as ações estão a realização de cursos e oficinas, desenvolvimento de ferramentas de gestão, divulgação de boas práticas, entre outros. Sugere-se o apoio de órgãos como exemplo o Sebrae, Senar e Universidades. Os resultados demonstram que, assim como na literatura analisada, os produtores rurais e as micro e pequenas empresas, possuem como característica comum a dificuldade na gestão, na elaboração de estratégias e a práticas administrativas. Ao mesmo tempo ocorre uma procura crescente dos pequenos empreendimentos aos órgãos de apoio.
Abstract: Micro and Small Enterprises (MSEs) as well as the Rural Enterprise have great relevance in a regional context. The research aimed to analyze the profile of 121 MPE Brazil Award (Competitiveness Award for Micro and Small Enterprises) in the agribusiness category which is represented by 32% companies and 82% rural producers. Through an exploratory analysis was possible to identify a global overview of the criteria and their respective performances in Leadership (45%), Strategies and Plans (33%), Customers (37%), Society (42%), Information and Knowledge (44 %) People (35%), Processes (45%) and Results (3%). After, data mining techniques were used for analysis by groups; the participants were grouped into four clusters due to their similar characteristics, highlighting the Leadership and Processes criteria with the highest average among all of the criteria. Finally, a detailed analysis by criterion of Excellence was carried out as a way to deepen the results and diagnose the main factors that influence the outcome. It was highlighted some critical factors such as the definition of mission and vision, definition of functions, standardization of processes, availability of information, lack of customer satisfaction assessment, control and then the performance in the social sphere by the entrepreneurs. For these critical factors has been proposed an action plan for results improvement. Among the activities are the executions of courses and workshops, development of management tools, dissemination of good practices, among others. It is suggested the support of entities such as the Sebrae (Brazilian Micro and Small Business Support Service), Senar (Brazilian National Rural Learning Service) and universities. The results show that, as in the literature analyzed, both farmers and micro and small businesses have in common the difficulty in management, development of strategies and management practices. At the same time, there is an increased demand for support services
Keywords: Competitividade
MPEs
Mineração de Dados
Indices de Desempenho
Competitiveness
MSEs
Data Mining
Performance Indices
CNPq areas: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Program: Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado Profissional
Campun: Cascavel
Citation: BARBOZA, José Vinícius Santos. Análise das micro e pequenas empresas e produtores do segmento agronegócio participantes do prêmio MPE Brasil no Estado do Paraná. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado em Administração – Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6815
Issue Date: 17-Mar-2016
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jose Vinicius Santos Barboza.pdf3.47 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons