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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6615
Tipo do documento: Dissertação
Title: Os pilares conceituais que unificam a educação das Escuelitas Autónomas do Exército Zapatista de Libertação Nacional – EZLN.
Other Titles: The conceptual pillars that unify the education of the Escuelitas Autónomas of the Zapatista Army of National Liberation – EZLN
Autor: Schimidt, Nilvana Scalco 
Primeiro orientador: Nogueira, Francis Mary Guimarães
Primeiro membro da banca: Rizzotto, Maria Lucia Frizon
Terceiro membro da banca: Zanardini, Monica
Resumo: A presente pesquisa tem como objeto de investigação, a educação zapatista, particularmente as Escuelitas Autônomas do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN), do Estado de Chiapas, no México. Nosso objetivo geral centra-se nos pilares que unificam a concepção de educação não formal das Escuelitas Autónomas do EZLN. De acordo com os estudos, até então, desenvolvidos na literatura desta temática, o Movimento Zapatista tornou-se conhecido no mundo, pelo modo de existência baseado tanto na autogestão, quanto no anticolonialismo e anticapitalismo. Essa corrente filosófica é contrária a qualquer forma de dominação e poder do Estado. Neste sentido, por ser a educação uma das prioridades do Movimento, ela se expressa na existência de suas Escuelitas Autónomas. Trata-se de uma concepção radical, quanto à formação educacional 2autônoma e democrática. No processo de emergência, desenvolvimento e consolidação deste Movimento foi possível apreender na proposta de educação não formal, uma unidade na diversidade posta em prática, mediante a filosofia que orienta todo o Movimento citado acima. Por essa razão indagamos: Quais os Pilares conceituais que possibilita unidade na diversidade da educação não formal das Escuelitas Autônomas? A fim de responder esta questão, utilizaremos como aporte teórico, a linha mestra desse Movimento, consultada nas fontes primárias, identificadas nos documentos do ELZN, entre eles, cartas, comunicados, entrevistas, relatos e ensaios do subcomandante Marcos, além das fontes secundárias e teóricas, como as obras de Galeano (2019), Fernandes (1977, 1981), Ianni (1976), Morel (2017, 2018), entre outros que foram expostos no decorrer da pesquisa, que se caracteriza por uma abordagem qualitativa.
Abstract: The present research aims the investigation of the Zapatista education, particularly the Escuelitas Autônomas of Zapatista Army of National Liberation (EZLN), in the State of Chiapas, Mexico. The general objective focuses on the pillars that unify the concept of non-formal education of the Escuelitas Autónomas of the EZLN. According to studies carried out to date on the topic, the Zapatista Movement became known in the world, for the way of existence based both on self-management and on anticolonialism and anticapitalism. This philosophical current is contrary to any form of domination and power of the state. In this sense, as education is one of the Movement's priorities, it is expressed in the existence of its Escuelitas Autónomas. This is a radical conception of autonomous and democratic educational formation. During the emerging process, the development and consolidation of this Movement were possible to apprehend in the proposal of non-formal education, unity in diversity put into practice, through the philosophy that guides the entire Movement mentioned above. For this reason, we ask: What are the conceptual pillars that enable unity in the diversity of non-formal education in the Escuelitas Autônomas? To answer this question, we will use as a theoretical contribution, the main line of this Movement, consulted in the primary sources, identified in the ELZN documents, among them, letters, announcements, interviews, reports, and essays by subcommander Marcos, in addition to 8secondary and theoretical sources, such as the works of Galeano (2019), Fernandes (1977, 1981), Ianni (1976), Morel (2017, 2018), among others that were used during the research, which is characterized by a qualitative approach
Keywords: Cultura indígena
Exército Zapatista de Libertação Nacional- ELZN
Escuelitas Autónoma
México
Indigenous culture
Zapatista Army of National Liberation - EZLN
Escuelitas Autónomas
Mexico
CNPq areas: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: Schimidt, Nilvana Scalco. Os pilares conceituais que unificam a educação das Escuelitas Autónomas do Exército Zapatista de Libertação Nacional – EZLN. 2022. 84 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6615
Issue Date: 24-Nov-2022
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

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