Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5865
Tipo do documento: Dissertação
Title: Das grafias rascunhadas da ditadura à construção de um espaço do saber: a importância da UNIOESTE nas transformações sociais da cidade de Cascavel - PR
Other Titles: From the dictatorship drafted spellings to the construction of a knowledge space: the importance of UNIOESTE in the Cascavel’s social transformations
Autor: Royer, Gean Carlos 
Primeiro orientador: Fiuza, Alexandre Felipe
Primeiro membro da banca: Fiuza, Alexandre Felipe
Segundo membro da banca: Braggio, Ana Karine
Terceiro membro da banca: Schmitt, Silvana Lazzarotto
Resumo: Uma das assertivas mais recorrentes, quando se analisa os efeitos sociais trazidos pelas Instituições de Ensino Superior, é aquela que aponta para seu efetivo papel no fomento do desenvolvimento nacional. Entretanto, o estudo dos impactos trazidos por estas instituições para o desenvolvimento local e regional ainda são incipientes. Nesta perspectiva, o objetivo da presente dissertação é o de analisar a importância da fundação e exercício da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste para com as transformações sociais, políticas, culturais e econômicas por qual passou e passa a cidade de Cascavel, no Paraná. Assim, pautada no método descritivo, esta pesquisa examina o impacto das mudanças regionais presentes nos processos educacionais e, na mesma medida, analisa-se as múltiplas determinações entre o espaço social e a natureza do Ensino Superior público oferecido. Desta forma, a investigação e a historiografia constatam que a educação é um dos maiores fatores de transformação social, tendo em vista que esta atua sobre os sujeitos, e estes, por sua vez, transformam o local na busca de uma melhor qualidade de vida e de produção da vida material. Percebeu-se, ainda, com esta pesquisa, que as matrizes frente à formação do ensino superior derivaram dos modelos europeus, principalmente do português, dada a relação histórica Metrópole-Colônia, mas também pela incorporação de outros modelos europeus e norte-americanos ao longo do século XX. Observou-se, também, que tanto a formação da Unioeste quanto a construção do Hospital Universitário só foi possível pela mobilização e reivindicação de diversos setores da sociedade cascavelense, dada a emergência de uma instituição de ensino superior pública e, concomitantemente, de um hospital público. Por fim, conclui-se que a Unioeste, Campus de Cascavel, juntamente com o Hospital Universitário, foram e são instituições de grande valia no âmbito das transformações ocorridas neste município, refletindo-se no desenvolvimento local e regional, seja no âmbito da formação profissional, pela intelectualização/qualificação da população, como também pelo viés dos atendimentos de saúde realizados tanto pelas clínicas de fisioterapia e odontologia, presentes no Campus de Cascavel, quanto pelo Hospital Universitário do Oeste do Paraná.
Abstract: One of the most recurring assertions, when analyze the social effects brought by higher education institutions, is the one that point to the effective role in the fomentation of national improvement. However, the studies of the impacts brought by these institutions for the local and regional improvement are still incipient. In this perspective, this dissertation’s objective is to analyze the foundation importance of the Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE to the social, politic, cultural and economic transformations which its city, Cascavel, in Paraná, had passed and still does. So, based in the descriptive method, this research examine the impact of the regional changes in the educational tactics and, to the same extend, analyze the multiple determinations between social space and the nature of public higher education offered. Therefore, the investigation and historiography check that the education is one of the larger factors to the social transformation, bearing in mind that this one acts on the people, and these, on the other hand, transform the local in pursuit of a better life quality and of material life. It was noticed, in this research, that the arrays facing the formation of the higher education derive from the Europe models, mainly from Portuguese, given the historical relationship Metropolis-Colony, but also by the incorporation of others Europe and North-American models throughout the 20th century. It was also observed that both the formation of the Unioeste and the construction of the University Hospital were only possible because mobilization and claim from various sectors of the Cascavel’s society, giving the need of a public higher education institution and, simultaneously, of a public hospital. Lastly, it was concluded that the Unioeste, Cascavel campus, along with the University Hospital, were and are valuable institutions in the scope of the transformations that have occurred in this town, reflecting in the local and regional improvement either form the perspective of professional formation, intellectualized/qualification of the population, or from the perspective of health care provided by the physiotherapy and odontology clinics in the Cascavel campus or in the Hospital Universitário do Oeste do Paraná.
Keywords: Unioeste
Município de Cascavel
Transformação Social
Desenvolvimento Local e Regional
Hospital Universitário
Unioeste
Cascavel city
Social transformation
Local and regional improvement
Universitary hospital
CNPq areas: Sociedade e Educação
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: ROYER, Gean Carlos. Das grafias rascunhadas da ditadura à construção de um espaço do saber: a importância da UNIOESTE nas transformações sociais da cidade de Cascavel - PR. 2021. 216 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5865
Issue Date: 30-Sep-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gean_Royer2021.pdf4.01 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons