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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5840
Tipo do documento: Dissertação
Title: Pedagogia Libertadora e Pedagogia Histórico-Crítica: aproximações e distanciamentos
Other Titles: Liberating Pedagogy and Historical-Critical Pedagogy: approaches and differences
Autor: Roteski, Nayara 
Primeiro orientador: Derisso, José Luis
Primeiro membro da banca: Derisso, José Luis
Segundo membro da banca: Souza, Carlos Bauer de
Terceiro membro da banca: Bezerra Neto, Luiz
Quarto membro da banca: Orso, Paulino José
Resumo: Este trabalho aborda duas tendências pedagógicas protagonizadas por educadores brasileiros: a Pedagogia Libertadora, de Paulo Freire, e a Pedagogia HistóricoCrítica, de Dermeval Saviani. O objetivo geral é fazer um estudo comparativo dessas tendências, buscando identificar as aproximações e os distanciamentos no que se refere principalmente às suas fundamentações teórico-filosóficas. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa é de caráter bibliográfico, constituída a partir de revisão bibliográfica. As principais obras consultadas são de autoria de Freire (Educação como prática da liberdade e Pedagogia do oprimido) e Saviani (Escola e democracia e Pedagogia histórico-Crítica: primeiras aproximações), bem como de autores que analisam e/ou desenvolvem novas reflexões a partir da contribuição da Pedagogia Libertadora e Pedagogia Histórico-Crítica. Como resultados da pesquisa, constatamos que a concepção de homem em cada uma das referidas tendências se dá de acordo com os referenciais teórico-filosóficos e vivências que os autores têm contato ao longo de sua trajetória, sendo que, em ambas, o homem se diferencia dos animais pelo processo de trabalho, contudo, na Pedagogia Libertadora, esse homem recebe uma conotação mística, com sua vocação a ser mais, o que está associado à ligação de Freire com o cristianismo. No que diz respeito aos conteúdos escolares e à importância da escola, há aproximações e distanciamentos, como a crítica feita por esses autores às tendências que vigoravam até então, sobretudo, a Pedagogia Tradicional. Tanto Freire quanto Saviani criticam tal tendência, mas o primeiro a nega e o segundo busca a sua superação por incorporação.
Abstract: This work addresses two pedagogical trends led by Brazilian educators: the Liberating Pedagogy, by Paulo Freire, and the Historical-Critical Pedagogy, by Demerval Saviani. The main objective is to carry out a comparative study of those trends, seeking to identify their approximations and their distances in relation to, mainly, their theoretical-philosophical foundations. From a methodological viewpoint, the research has a bibliographic character, constituted from a bibliographical review. The main works consulted in this research are from the authorship of Freire (Educação como Prática da Liberdade e Pedagogia do Oprimido) and of Saviani (Escola e Democracia e Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras Aproximações), also the works from authors that analyze and/or develop new reflections from the contributions of the Liberating Pedagogy and Historical-Critical Pedagogy. As results from the research, it was found that the conception of man in each of the referred trends are according to the philosophical-theoretical references and experiences that the authors had contact throughout their trajectory, and in both, man differentiates himself from the animals by the process of labor, however, in the Liberating Pedagogy, this man receives a mystical connotation, with their vocation of being more, what is associated with Freire‟s link with Christianity. In relation to the school curriculums contents and to the importance of school, there are approximations and estrangements, as the criticism made by those authors about the trends that prevailed till then, especially, the Traditional Pedagogy. Both Freire and Saviani criticize this trend, however, while the former author denies it, the latter seeks to overcome it through incorporation.
Keywords: Paulo Freire
Dermeval Saviani
Tendências pedagógicas progressistas
Educação escolar
Paulo Freire
Dermeval Saviani
Progressive pedagogical trends
School education
CNPq areas: Sociedade e Educação
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: ROTESKI, Nayara. Pedagogia Libertadora e Pedagogia Histórico-Crítica: aproximações e distanciamentos. 2021. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5840
Issue Date: 8-Oct-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

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