Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/5752
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Em cena: o ensino de ciências com cinema na perspectiva de pesquisadores |
Other Titles: | Science’s on: the science teaching with cinema from the researchers’ perspective |
Autor: | Lazzarin, Ariane Andressa |
Primeiro orientador: | Christofoletti, João Fernando |
Primeiro membro da banca: | Christofoletti, Joao Fernando |
Segundo membro da banca: | Rocha, Marcelo Borges |
Terceiro membro da banca: | Justina, Lourdes Aparecida Della |
Quarto membro da banca: | Cunha, Márcia Borin da |
Resumo: | Desde sua invenção, o cinema vem sendo pensado em relação à educação. Pressupondo isso, o objetivo dessa investigação foi realizar uma análise sobre o uso do cinema no ambiente escolar. Mais precisamente, a presente pesquisa teve como foco compreender sobre as possibilidades (ou não) de uso do cinema como recurso para o ensino e a aprendizagem de conceitos e temáticas da ciência. Primeiramente, abordamos o que é o cinema no contexto dessa pesquisa e sua relação com a educação. Em seguida, apresentamos uma revisão sistemática sobre o assunto, baseada em um levantamento junto ao banco de dados da CAPES, da ferramenta do Google acadêmico e de fontes obtidas a partir do referencial bibliográfico dos documentos lidos. Os resultados foram analisados sob a perspectiva da Análise Textual Discursiva (ATD). A discussão dos dados aconteceu a partir de quatro questões norteadoras que, posteriormente, orientaram a reflexão e elaboração do metatexto, sendo elas: ‘Como é usado?’, ‘Para que é usado?’, ‘Por que é usado?’ e ‘Por que não é usado?’. A partir da primeira questão, apresentamos três categorias finais que retratam as metodologias de trabalho com o cinema. Com a segunda, chegamos a três categorias finais relacionadas aos principais objetivos e metas ao usar tal recurso. Com a terceira questão, discutimos duas categorias que expõem as razões, motivações e expectativas que levavam os professores ao uso desse recurso. Por último, a quarta questão nos ajudou a compreender possíveis limitações que dificultariam ou impediriam o uso do cinema em sala de aula, a partir de duas categorias. A partir de tais resultados, desenvolvemos uma reflexão prioritariamente orientada pelas ideias de Vigotski (2018), o que nos permitiu apontar a emergência de alguns elementos que foram discutidos no último capítulo. Dentre eles, destacamos o caráter emocional do cinema, a necessidade e importância da mediação docente, a pluralidade de estratégias, razões e objetivos de uso do cinema e, por fim, a equivocada culpabilização do professor que opta por não usar didaticamente o cinema. Por esse caminho, expomos compreensões e inquietações que apontam para a presença de características educativas no cinema para o ensino, particularmente aqui, das ciências. |
Abstract: | Since its invention, cinema has been thought in relation to education. Assuming this, the aim of this investigation was to carry out an analysis about the use of cinema within the school environment. More precisely, this research has focused on the understanding about the possibilities of using (or not) the cinema as a resource for teaching and learning science’s concepts and themes. Firstly, we discuss what cinema means in the context of this research, and its relationship with education. Next, we present a systematic review on the subject, based on an examination in the CAPES database, in the Google Scholar tool, and also in sources from the references of the documents studied. The results were analysed according to the guidelines of the Discursive Textual Analysis (ATD). The discussion of the data was led by four guiding questions that lately also channelled the reflection and composition of the metatext, namely: 'How is it used?', 'What is it used for?', 'Why is it used?', and ' Why is it not used? '. Through the first question, we presented three final categories that depict the working methodologies with cinema. With the second one, we arrived at three final categories related to the main objectives and goals when using such a resource. In the third question, we discussed two categories that explain the reasons, motivations and expectations that led teachers to use this resource. Finally, the fourth question helped us to understand, based on two categories, the limitations that would hinder or prevent the use of cinema in the classroom. Grounded on these results, we developed a reflection primarily guided by the ideas of Vigotski (2018), which allowed us to point out the emergence of some elements that were discussed in the last chapter. Among them, we highlight the emotional character of cinema, the necessity and importance of the teacher’s mediation, the plurality of strategies, reasons and objectives for the cinema’s use, and the misguided blaming of the teacher who chooses not to use the cinema didactically. In this way, we exposed understandings and concerns that indicate the presence of educational characteristics in the cinema for teaching, particularly here, of science. |
Keywords: | Educação em Ciências Recurso didático Filme no ensino de ciências Análise Textual Discursiva Science education Didactic resource Films in science education Discursive Textual Analysis |
CNPq areas: | Educação em Ciências e Educação Matemática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática |
Campun: | Cascavel |
Citation: | LAZZARIN, Ariane Andressa. Em cena: o ensino de ciências com cinema na perspectiva de pesquisadores. 2021. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/5752 |
Issue Date: | 15-Sep-2021 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ariane_Lazzarin2021.pdf | 3.01 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License