Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/5750
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | O uso de grafos como motivação para o estudo de matrizes |
Other Titles: | The use of graphs as motivation for teaching matrices |
Autor: | Cáceres, Francisco Rafael |
Primeiro orientador: | Vicente, Amarildo de |
Primeiro membro da banca: | Vicente, Amarildo de |
Segundo membro da banca: | Hickmann, Tásia |
Terceiro membro da banca: | Villwock, Rosangela |
Resumo: | No ensino médio o conteúdo de matrizes, em sua maioria, é tratado de forma vaga. O foco principal deste trabalho é apresentar uma proposta de ensino de matrizes com o uso de grafos. Para tal, define-se inicialmente o conceito de grafo, nomenclaturas e tipos. Em seguida, uma breve revisão de matrizes é abordada, com suas operações e principais propriedades. Na sequência algumas aplicações de grafos são exibidas, como centro de emergência e o algoritmo de Dijikstra, onde uma situação problema é modelada por um grafo e resolvida por meio de matrizes. Por fim, atividades voltadas ao ensino médio são indicadas visando abordar matrizes de uma maneira mais eficaz, prazerosa e que faz sentido ao cotidiano do aluno, auxiliando docentes e discentes no processo de ensino e aprendizagem. |
Abstract: | In high school the study of matrices has been mostly treated in a non-specific way. This work aim to present a proposition for teaching matrices using graphs. First the concept of graph, nomenclatures and types were defined. Then a short review of matrices was presented, including their operations and properties. Next, some applications of graphs were shown, as the emergence center and the Dijikstra’s algorithm, a problem situation modeled with graphs and solved with matrices. Finally, activities for the high school were indicated to teach matrices in a more effective and pleasurable way, relatated to the student’s life, to help teachers and students in the teaching and learning process. |
Keywords: | Matriz de Custo Caminho Mínimo Algoritmo de Dijkstra Cost Matrix Minimum Way Dijkstra’s Algorithm |
CNPq areas: | Ensino de Matemática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Program: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática |
Campun: | Cascavel |
Citation: | CÁCERES, Francisco Rafael. O uso de grafos como motivação para o estudo de matrizes. 2021. 68 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/5750 |
Issue Date: | 6-Oct-2021 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Francisco_Cáceres2021.pdf | 3.45 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License