Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/5654
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Atitudes linguísticas: um estudo na localidade paranaense de Guaíra |
Other Titles: | Linguistic attitudes: a study in the city of Guaíra in Paraná |
Autor: | Fungueto, Anelí Divina |
Primeiro orientador: | Aparecida Feola Sella |
Primeiro membro da banca: | Sella, Aparecida Feola |
Segundo membro da banca: | Aguilera, Vanderci de Andrade |
Terceiro membro da banca: | Seide, Márcia Sipavicius |
Quarto membro da banca: | Oliveira, Valdeci Batista de Melo |
Quinto membro da banca: | Corbari, Clarice Cristina |
Resumo: | A tese Atitudes linguísticas: um estudo na localidade paranaense de Guaíra faz parte de um conjunto de pesquisas de caráter sociolinguístico e dialetológico, desenvolvidas a partir da temática crenças e atitudes linguísticas. Nesta pesquisa, desenvolve-se uma investigação sobre as manifestações linguísticas de falantes masculinos da cidade de Guaíra, região Oeste do Estado do Paraná, Brasil. A localidade investigada tem uma realidade sócio-histórica e geográfica que facilitou o contato entre diferentes línguas. O povoamento da região por levas de imigrantes de diversas etnias, a divisa com localidade mato-grossense e cidades paranaenses e a fronteira com o Paraguai, país vizinho, propiciaram o desenvolvimento de um multilinguismo peculiar, ensejando um estudo envolvendo crenças e atitudes linguísticas, e fornecendo, assim, um retrato de como se constituiu um contexto de línguas em contato. Partindo do pressuposto de que língua e faixas etárias estão relacionadas, buscaram-se, como embasamento teórico-metodológico, estudos desenvolvidos nos campos da Sociolinguística, da Psicologia Social, da Etnografia da Comunicação e Sociologia da Linguagem. O corpus foi coletado pelo Projeto Crenças e atitudes linguísticas: um estudo da relação do português com línguas de contato (CAL) (AGUILERA, 2009), a partir de entrevistas dirigidas a 18 informantes, selecionados pelas variáveis: a) faixas etárias: 18 a 30 anos, 31 a 50 anos, 51 a 70 anos; b) níveis de escolaridade: fundamental, médio e superior; e c) sexo masculino e feminino. O questionário elaborado para a coleta continha perguntas adaptadas à realidade sociolinguística e cultural da comunidade investigada, com o objetivo de avaliar as atitudes linguísticas no desempenho dos falantes em relação às línguas em contato. Para a presente pesquisa foram selecionadas dezesseis questões extraídas do projeto CAL e dirigidas a seis informantes masculinos da Faixa etária 1 e Faixa etária 3. A análise do corpus segue a abordagem mentalista, que entende a atitude como uma conduta humana formada pelos componentes: cognoscitivo, afetivo e conativo. Os resultados mostraram que os informantes manifestaram preconceitos ou apreços influenciados pelos fatores geográficos e sócio-históricos. |
Abstract: | The thesis “Linguistic attitudes: a study in the city of Guaíra in Paraná” is part of a set of sociolinguistic and dialectological research developed based on the theme of beliefs and linguistic attitudes. In this research, an investigation is carried out on the linguistic manifestations of male speakers from the city of Guaíra, western region of the State of Paraná, Brazil. The investigated location has a socio-historical and geographic reality that facilitated contact between different languages. The population of the region by waves of immigrants of different ethnicities, the border with Mato Grosso and cities in Paraná and the border with Paraguay, a neighboring country, allowed for the development of a peculiar multilingualism, giving rise to a study involving beliefs and linguistic attitudes, thus providing a portrait of how a context of languages in contact was constituted. Based on the assumption that language and age groups are related, studies developed in the fields of Sociolinguistics, Social Psychology, Ethnography of Communication and Sociology of Language were sought as a theoretical and methodological basis. The corpus was collected by the Linguistic Beliefs and Attitudes Project: a study of the relationship between Portuguese and contact languages (Aguilera, 2009) from interviews with 18 informants, selected from the variables: a) age groups: 18 to 30 years, 31 to 50 years, 51 to 70 years; b) education levels: elementary, middle and higher; and c) male and female sex. The quiz elaborated for the collect contained questions adapted to the sociolinguistic and cultural reality of the investigated community, with the objective of evaluating the linguistic attitudes in the performance of the speakers in relation to the languages in contact. For this research, sixteen questions were selected from the CAL project and addressed to six male informants from Age Group 1 and Age Group 3. The analysis of the corpus follows the mentalist approach that understands attitude as a human behavior formed by the components: cognitive, affective and conative. The results showed that the informants manifested prejudices or appreciations influenced by geographic and socio-historical factors. |
Keywords: | Atitudes linguísticas Variedades linguísticas Faixas etárias Language attitudes Language varieties Age groups |
CNPq areas: | Linguagem e Sociedade |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Campun: | Cascavel |
Citation: | FUNGUETO, Anelí Divina. Atitudes linguísticas: um estudo na localidade paranaense de Guaíra. 2021. 203 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/5654 |
Issue Date: | 6-Aug-2021 |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Anelí_Fungueto2021.pdf | 3.24 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License