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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5577
Tipo do documento: Dissertação
Title: O lúdico no ensino de Ciências e sua inserção no livro didático para os Anos Iniciais
Other Titles: The ludic in the teaching of Science and its insertion in the textbook for the Early Years
Autor: Ferreira, Mariane Grando 
Primeiro orientador: Strieder, Dulce Maria
Primeiro membro da banca: Strieder, Dulce Maria
Segundo membro da banca: Carvalho, Marco Antonio Batista
Terceiro membro da banca: Megid Neto, Jorge
Resumo: O lúdico nos Anos Iniciais é um recurso de extrema importância e necessidade, visto que o modelo tradicional de ensino pouco garante à criança a vivência da aprendizagem dos conteúdos de maneira prazerosa, criativa, investigativa, imaginativa, com diálogo e interação. Desse modo, em específico no ensino de Ciências, as atividades propostas necessitam ser incrementadas com recursos lúdicos caracterizados como manifestação histórica do ser humano, sendo estes representados em atividades pelo jogo, brinquedo, brincadeira, desenho, pintura, música, experimentos de cunho investigativo, dança, visitas em espaços não formais, entre outros. O livro didático, que ainda é o material mais utilizado no trabalho com diferentes disciplinas, incluindo a disciplina de Ciências nos Anos Iniciais, pode ser um importante aliado ao estimular atividades com recursos lúdicos. A partir deste contexto, este trabalho, de ordem bibliográfica e documental, teve como objetivo investigar o perfil e a inserção do lúdico nas atividades propostas por uma coleção de livros didáticos de Ciências direcionada para os Anos Iniciais, além de investigar se os documentos e guias promulgados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), entre os anos de 1985 e 2019, suscitam direcionamentos e critérios de avaliação para a utilização do lúdico nas atividades dos livros didáticos de Ciências dos Anos Iniciais. Para constituição e análise dos dados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2016). Os resultados encontrados indicam que diferentes recursos lúdicos são expostos, mas com fundamentos e critérios frágeis. Assim, foram constituídas as categorias: 1- Configuração dos recursos lúdicos apresentados, 2- Recursos lúdicos na caracterização de uma atividade para ser lúdica, 3- Nomenclaturas associadas ao uso do lúdico, 4- O Lúdico e a Interdisciplinaridade nos livros didáticos de Ciências para os Anos Iniciais. As análises via categorias mostraram que não há um perfil de lúdico suscitado pelos documentos e guias do PNLD, mas, na coleção de livros didáticos, o perfil de lúdico considerado é restrito ao jogo e à brincadeira, com discussão fragmentada e sem referenciais direcionados ao ensino de Ciências. Assim, visto que atividades de jogos e brincadeiras são citadas pouquíssimas vezes na coleção, foi observado que esta não primou pelo uso do lúdico na elaboração. Por outro lado, foram localizadas nomenclaturas como recurso didático, recurso pedagógico, recurso tecnológico, entre outras, citadas nos documentos, guias e na coleção, e que poderiam ser associadas ao uso do lúdico. Por fim, a análise mostrou a importância de que os recursos lúdicos integrem os guias e os livros, sendo utilizados de modo interdisciplinar. A partir disso, considerando as restrições e fragilidades dos materiais analisados, enfatiza-se a importância da continuidade das pesquisas e estruturação de novos olhares frente à temática do lúdico, sua associação com o livro didático e o ensino de Ciências.
Abstract: Playfulness in the Early Years is a resource of extreme importance and necessity, as the traditional teaching model does not guarantee the child the experience of learning the contents in a pleasurable, creative, investigative, imaginative way, with dialogue and interaction.This way, specifically in Science teaching, the proposed activities need to be enhanced with playful resources characterized as a historical manifestation of the human being, being those represented in activities through games, toys, plays, drawing, painting, music, investigative experiments, dance, visits to non-formal spaces, among others. The textbook, which is still the most used material in working with different subjects, including the subject of Science in the Early Years, can be an important ally by stimulating activities with playful resources. From this context, this research, of bibliographic and documentary order, aimed to investigate the profile and insertion of the ludic in the activities proposed by a collection of Science textbooks directed for the Early Years, in addition to investigate if the documents and guides promulgated by the National Program for Books and Didactic Material (PNLD), between the years of 1985 and 2019, raise guidelines and evaluation criteria for the use of ludic in the activities of science textbooks in the Early Years. For the constitution and analysis of the data, the Textual Discursive Analysis (ATD) by Moraes and Galiazzi (2016) was used. The results found indicate that different ludic resources are exposed, but with fragile foundations and criteria. Thus, the categories were constituted: 1- Configuration of the presented ludic resources, 2- Ludic resources in the characterization of an activity to be ludic, 3- Nomenclatures associated with the use of ludic, 4- The Ludic and Interdisciplinarity in Science textbooks for the Early Years. The analysis via categories showed that there is no playful profile raised by the PNLD documents and guides, but, in the collection of textbooks, the playful profile considered is restricted to games and plays, with fragmented discussion and no references aimed to Science teaching.Thereby, seeing that the game and play activities are mentioned very few times in the collection, it was observed that this collection did not excel by the use of playfulness in the elaboration. On the other hand, it was located nomenclatures such as didactic resource, pedagogical resource, technological resource, among others, mentioned in documents, guides and in the collection, and which could be associated to the use of playfulness. Finally, the analysis showed the importance of having recreational resources included in guides and books, being used in an interdisciplinary way. From this, considering the restrictions and weaknesses of the materials analyzed, we emphasize the importance of continuing the researches and structuring new perspectives in front of the theme of ludic, its association with textbooks and science teaching.
Keywords: Lúdico
Ensino de Ciências
Anos Iniciais
Livro Didático
PNLD
Ludic
Science teaching
Early Years
Textbook
PNLD
CNPq areas: Educação em Ciências e Educação Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: FERREIRA, Mariane Grando. O lúdico no ensino de Ciências e sua inserção no livro didático para os Anos Iniciais. 2021. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5577
Issue Date: 25-Jun-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

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