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Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/5554
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Avaliação da aprendizagem no Ensino Superior: tendências da produção acadêmica no campo de Ensino de Ciências no Brasil e de Educação em Portugal (2002 A 2019) |
Other Titles: | Assessment of learning in higher education: trends in academic production in the field of science teaching in Brazil and education in Portugal (2002 to 2019) |
Autor: | Miguel, Kassiana da Silva |
Primeiro orientador: | Justina, Lourdes Aparecida Della |
Primeiro coorientador: | Ferraz, Daniela Frigo |
Primeiro membro da banca: | Justina, Lourdes Aparecida Della |
Segundo membro da banca: | Ferraz, Daniela Frigo |
Terceiro membro da banca: | Amaral, Anelize Queiroz |
Quarto membro da banca: | Ciani, Andréia Büttner |
Quinto membro da banca: | Leite, Rosana Franzen |
Resumo: | A importância da avaliação da aprendizagem em diferentes níveis escolares reforça a relevância do desenvolvimento de pesquisas acadêmicas, com a intenção de explorar os conhecimentos acerca da complexidade do tema em questão, que não pode ser simplificado, na tentativa de minimizar lacunas que ainda persistem no século XXI, no âmbito educacional. Para tal finalidade, este trabalho tem como objetivo teorizar acerca das principais tendências da produção acadêmica sobre a avaliação da aprendizagem no Ensino Superior, de 2002 a 2019, veiculadas em periódicos do campo de Ensino de Ciências no Brasil e acerca da Educação em Portugal. Em termos de procedimentos metodológicos, a pesquisa caracteriza-se como metanálise (BICUDO, 2014), de natureza qualitativa (FLICK, 2009), apoiada em métodos da pesquisa bibliográfica (OLIVEIRA, 2014; BARROS; LEHFELD, 2014), na modalidade do tipo estado da arte (ROMANOWSKI; ENS, 2006; FERREIRA, 2002; FATINATO; FREITAS, 2018) e na teoria fundamentada (CHARMAZ, 2009). Observamos que, apesar do desenvolvimento alcançado, no que se refere às pesquisas acadêmicas sobre a avaliação da aprendizagem no Ensino Superior nos últimos 17 anos, ainda são incipientes o desenvolvimento e a publicização de pesquisas sobre o tema. Diante disso, procuramos, por meio da teorização, identificar fatores que possam ser determinantes nesse processo, que pode influenciar o desenvolvimento e a consolidação do campo de estudos em questão e pesquisas em diferentes áreas do conhecimento. Nesse caso, as tendências apontadas nesta investigação mostram um panorama promissor no que diz respeito à necessidade de novos debates, estudos e pesquisas sobre o tema, sobretudo no que se refere à: Ampliação do desenvolvimento e publicação de pesquisas sobre a avaliação da aprendizagem no Ensino Superior; Transposição dos resultados e indicativos de pesquisas acadêmicas para materiais didáticos; Compreensão por parte de pesquisadores, docentes, gestores e estudantes, da avaliação como elemento integrador do processo de ensino e de aprendizagem; Promoção de grupos colaborativos de estudos e pesquisas relacionados ao processo educativo; Necessidade de mais investigações desenvolvidas em contextos escolares e universitários; Elaboração de questões e objetivos de pesquisas que busquem desvelar a prática avaliativa e a conceptualização de fenômenos educativos, no intuito de contribuir para novas perspectivas e inovações, tanto conceituais, quanto práticas. |
Abstract: | Evaluating learning is an important moment at different school levels since it reinforces the relevance of developing academic research, in order to investigate knowledge about the complexity of this topic, which cannot be simplified, in an attempt to minimize gaps that have persisted during the XXI century, in the educational scope. Thus, this study aims at theorizing about the main trends in academic production regarding learning assessment in Higher Education, from 2002 to 2019, published in Science Teaching journals in Brazil and about Education in Portugal. This research applied methodological procedures characterized as meta analysis (BICUDO, 2014), of a qualitative nature (FLICK, 2009), supported by bibliographic research methods (OLIVEIRA, 2014; BARROS; LEHFELD, 2014), in the state of art (ROMANOWSKI; ENS, 2006; FERREIRA, 2002; FATINATO; FREITAS, 2018) and in the grounded theory (CHARMAZ, 2009). It has been observed that, despite the development was fulfilled, concerning the academic research on learning assessment in Higher Education during the last 17 years, the researches development and publication on the subject are still at the beginning. Therefore, we worked, by theorization, to identify factors that can be decisive in this process, which can influence the development and consolidation of this kind of studies and researches in different areas of knowledge. In this case, the trends pointed out in this investigation show a promising scenario regarding the importance of new debates, studies and research on this subject, especially with regard to: the development and publication expansion of research on learning assessment in Higher Education; Transposition of academic research results and indications on teaching materials; Understanding by researchers, professors, managers and academics, assessment as an integrating element of teaching and learning process; Promoting collaborative study and research groups related to the educational process; the importance of more investigations, developed at the school and university contexts; Preparation of research questions and objectives that aim at finding out the evaluative practice, and conceptualization of educational phenomena to contribute on new perspectives and innovations, both conceptual and practical. |
Keywords: | Avaliação da Aprendizagem Ensino Superior Ensino de Ciências Educação Pesquisas acadêmicas Learning Assessment Higher education Science teaching Education Academic research |
CNPq areas: | Educação em Ciências e Educação Matemática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática |
Campun: | Cascavel |
Citation: | MIGUEL, Kassiana da Silva. Avaliação da aprendizagem no Ensino Superior: tendências da produção acadêmica no campo de Ensino de Ciências no Brasil e de Educação em Portugal (2002 A 2019). 2021. 368 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/5554 |
Issue Date: | 27-Apr-2021 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL) |
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