Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5554
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMiguel, Kassiana da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2925750176600385por
dc.contributor.advisor1Justina, Lourdes Aparecida Della-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7845912489380006por
dc.contributor.advisor-co1Ferraz, Daniela Frigo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8545353645381794por
dc.contributor.referee1Justina, Lourdes Aparecida Della-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7845912489380006por
dc.contributor.referee2Ferraz, Daniela Frigo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8545353645381794por
dc.contributor.referee3Amaral, Anelize Queiroz-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9970705287011024por
dc.contributor.referee4Ciani, Andréia Büttner-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8781713201857857por
dc.contributor.referee5Leite, Rosana Franzen-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3509384512601083por
dc.date.accessioned2021-09-16T12:26:41Z-
dc.date.issued2021-04-27-
dc.identifier.citationMIGUEL, Kassiana da Silva. Avaliação da aprendizagem no Ensino Superior: tendências da produção acadêmica no campo de Ensino de Ciências no Brasil e de Educação em Portugal (2002 A 2019). 2021. 368 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5554-
dc.description.resumoA importância da avaliação da aprendizagem em diferentes níveis escolares reforça a relevância do desenvolvimento de pesquisas acadêmicas, com a intenção de explorar os conhecimentos acerca da complexidade do tema em questão, que não pode ser simplificado, na tentativa de minimizar lacunas que ainda persistem no século XXI, no âmbito educacional. Para tal finalidade, este trabalho tem como objetivo teorizar acerca das principais tendências da produção acadêmica sobre a avaliação da aprendizagem no Ensino Superior, de 2002 a 2019, veiculadas em periódicos do campo de Ensino de Ciências no Brasil e acerca da Educação em Portugal. Em termos de procedimentos metodológicos, a pesquisa caracteriza-se como metanálise (BICUDO, 2014), de natureza qualitativa (FLICK, 2009), apoiada em métodos da pesquisa bibliográfica (OLIVEIRA, 2014; BARROS; LEHFELD, 2014), na modalidade do tipo estado da arte (ROMANOWSKI; ENS, 2006; FERREIRA, 2002; FATINATO; FREITAS, 2018) e na teoria fundamentada (CHARMAZ, 2009). Observamos que, apesar do desenvolvimento alcançado, no que se refere às pesquisas acadêmicas sobre a avaliação da aprendizagem no Ensino Superior nos últimos 17 anos, ainda são incipientes o desenvolvimento e a publicização de pesquisas sobre o tema. Diante disso, procuramos, por meio da teorização, identificar fatores que possam ser determinantes nesse processo, que pode influenciar o desenvolvimento e a consolidação do campo de estudos em questão e pesquisas em diferentes áreas do conhecimento. Nesse caso, as tendências apontadas nesta investigação mostram um panorama promissor no que diz respeito à necessidade de novos debates, estudos e pesquisas sobre o tema, sobretudo no que se refere à: Ampliação do desenvolvimento e publicação de pesquisas sobre a avaliação da aprendizagem no Ensino Superior; Transposição dos resultados e indicativos de pesquisas acadêmicas para materiais didáticos; Compreensão por parte de pesquisadores, docentes, gestores e estudantes, da avaliação como elemento integrador do processo de ensino e de aprendizagem; Promoção de grupos colaborativos de estudos e pesquisas relacionados ao processo educativo; Necessidade de mais investigações desenvolvidas em contextos escolares e universitários; Elaboração de questões e objetivos de pesquisas que busquem desvelar a prática avaliativa e a conceptualização de fenômenos educativos, no intuito de contribuir para novas perspectivas e inovações, tanto conceituais, quanto práticas.por
dc.description.abstractEvaluating learning is an important moment at different school levels since it reinforces the relevance of developing academic research, in order to investigate knowledge about the complexity of this topic, which cannot be simplified, in an attempt to minimize gaps that have persisted during the XXI century, in the educational scope. Thus, this study aims at theorizing about the main trends in academic production regarding learning assessment in Higher Education, from 2002 to 2019, published in Science Teaching journals in Brazil and about Education in Portugal. This research applied methodological procedures characterized as meta analysis (BICUDO, 2014), of a qualitative nature (FLICK, 2009), supported by bibliographic research methods (OLIVEIRA, 2014; BARROS; LEHFELD, 2014), in the state of art (ROMANOWSKI; ENS, 2006; FERREIRA, 2002; FATINATO; FREITAS, 2018) and in the grounded theory (CHARMAZ, 2009). It has been observed that, despite the development was fulfilled, concerning the academic research on learning assessment in Higher Education during the last 17 years, the researches development and publication on the subject are still at the beginning. Therefore, we worked, by theorization, to identify factors that can be decisive in this process, which can influence the development and consolidation of this kind of studies and researches in different areas of knowledge. In this case, the trends pointed out in this investigation show a promising scenario regarding the importance of new debates, studies and research on this subject, especially with regard to: the development and publication expansion of research on learning assessment in Higher Education; Transposition of academic research results and indications on teaching materials; Understanding by researchers, professors, managers and academics, assessment as an integrating element of teaching and learning process; Promoting collaborative study and research groups related to the educational process; the importance of more investigations, developed at the school and university contexts; Preparation of research questions and objectives that aim at finding out the evaluative practice, and conceptualization of educational phenomena to contribute on new perspectives and innovations, both conceptual and practical.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-09-16T12:26:41Z No. of bitstreams: 2 Kassiana_Miguel2021.pdf: 2621553 bytes, checksum: 9249640c9dc2fb49cd7f54bd1d2defb5 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-16T12:26:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Kassiana_Miguel2021.pdf: 2621553 bytes, checksum: 9249640c9dc2fb49cd7f54bd1d2defb5 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-04-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Tecnológicaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAvaliação da Aprendizagempor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPesquisas acadêmicaspor
dc.subjectLearning Assessmenteng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectAcademic researcheng
dc.subject.cnpqEducação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.titleAvaliação da aprendizagem no Ensino Superior: tendências da produção acadêmica no campo de Ensino de Ciências no Brasil e de Educação em Portugal (2002 A 2019)por
dc.title.alternativeAssessment of learning in higher education: trends in academic production in the field of science teaching in Brazil and education in Portugal (2002 to 2019)eng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kassiana_Miguel2021.pdf2.56 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons