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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5538
Tipo do documento: Dissertação
Title: Relação entre o Conceito de Nova Gestão Pública do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) e as Políticas de Avaliação no Brasil.
Other Titles: Relationship Between the Concept of New Public Management of The Latin American Center for Administration for Development (CLAD) And the Evaluation Policies in Brazil.
Autor: Dorne, Fernanda Cristina Zimmermann
Primeiro orientador: Comar, Sueli Ribeiro
Primeiro membro da banca: Comar, Sueli Ribeiro
Segundo membro da banca: Castanha, Andre Paulo
Terceiro membro da banca: Bonamino, Alicia Maria Catalano de
Quarto membro da banca: Soligo , Valdecir
Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar a relação entre o conceito da Nova Gestão Pública do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) e as políticas para a avaliação em larga escala, estruturadas no Brasil. A hipótese é que a avaliação em larga escala no país converge com as orientações gerencialistas do CLAD. Para tanto, utilizou-se abordagem qualitativa, e a metodologia pautou-se no estudo documental e bibliográfico sobre a conjuntura da política macro internacional e sua repercussão na política nacional. Três pontos norteadores organizam esta pesquisa. No primeiro capítulo, apresenta-se uma análise da conjuntura histórica, política e ideológica da Nova Gestão Pública e como esta foi acionada nas políticas do respectivo Centro. Evidencia-se, assim, como os conceitos de Nova Gestão Pública foram incorporados na política brasileira, com a elaboração do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE). As interferências neoliberais sobre a execução deste documento contribuíram para a Reforma do Estado, e sua estruturação na administração gerencial com as palavras de ordem: Estado avaliador, cidadão-cliente, meritocracia, penalização e responsabilização administrativa. Sob a perspectiva mercadológica, esses princípios foram incorporados em todos os setores, especialmente na educação e em suas reformas. No segundo capítulo, analisamos as implicações para as reformas da América Latina por meio do documento referencial “Uma Nova Gestão Pública para América Latina”, como condição de desenvolvimento da Região. Esse processo foi favorecido pela centralidade nas categorias de qualidade total, governabilidade, accountability e gerencialismo, todas aliadas ao Estado descentralizador sob a ótica neoliberal. O terceiro capítulo, como resultado mais evidente, aponta a organização do amplo sistema de avaliação da qualidade da educação, com destaque ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), o IDEB, e o discurso de qualidade e equidade, como categorias auxiliadoras da accountability. A ênfase se volta à análise da avaliação sob a égide dos eventos internacionais realizados pelo CLAD, considerando a forma como este Centro considera as práticas avaliativas, a meritocracia, a qualidade e a equidade. Outrossim, de que forma os educadores podem ser resilientes nas práticas avaliativas apesar da conjuntura atual.
Abstract: The objective of this dissertation is to analyze the relationship between the concept of The New Public Management of the Latin American Center for Development Administration (CLAD) and the policies for large-scale evaluation, structured in Brazil. The hypothesis is that the largescale evaluation in the country converges with the managerial orientations of CLAD. For this purpose, a qualitative approach was used, and the methodology was guided in a documental and bibliographic study about the international macro policy and its repercussion on the national policy. This study was organized on three main points. The first chapter presents an analysis of the historical conjuncture, policy, and ideology of the New Public Management and how it was triggered in the CLAD policies. Thus, it's evident how the concepts of the New Public Management were incorporated in the Brazilian policy, with the elaboration of the Master Plan for the Reform of the State System (PDRAE). The neoliberal interferences about the execution of this document contributed to the Reform of the State, and its organization in the managerial administration with the words of order: Evaluation State, citizen-client, meritocracy, penalization, and administrative accountability. From a market perspective, these principles have been incorporated in all sectors, especially in education and its reforms. The second chapter explored the implications for the Latin American reforms through the referential document "A New Public Management for Latin America", as a condition for the Region's development. This process was favored by the centrality in the categories of total quality, governability, accountability, and managerialism, all allied to the decentralizing State from the neoliberal point of view. The third chapter, as a more evident result, points to the organization of the broad education quality evaluation system, with emphasis on the Basic Education Evaluation System (SAEB), the IDEB, and the discourse on quality and equity, as supporting accountability categories. The emphasis is on the analysis of evaluation under the aegis of international events held by CLAD, considering how this Center considers evaluation practices, meritocracy, quality, and equity. In addition, how educators can be resilient in evaluation practices despite the current situation.
Keywords: Nova Gestão Pública
CLAD
Avaliação em larga escala
New Public Management
CLAD
Large-scale evaluation
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: DORNE, Fernanda Cristina Zimmermann. Relação entre o Conceito de Nova Gestão Pública do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) e as Políticas de Avaliação no Brasil. 2020. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5538
Issue Date: 16-Dec-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

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