Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5536
Tipo do documento: Dissertação
Title: A formação integrada para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental no curso de pedagogia: desafios e perspectivas
Other Titles: Integrated training for yearly childhood education and yearly years of elementary school in the pedagogy course: challenges and perspectives
Autor: Klochinski, Juliane Cristina 
Primeiro orientador: Portelinha, Ângela Maria Silveira
Primeiro membro da banca: Portelinha, Ângela Maria Silveira
Segundo membro da banca: Conceição, Caroline Machado Cortelini
Terceiro membro da banca: Umbelino, Janaina Damasco
Quarto membro da banca: Durli, Zenilde
Resumo: Esta dissertação vincula-se ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – nível de Mestrado – da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) – Campus Francisco Beltrão, linha de pesquisa “Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores.” A temática insere-se no campo da formação de professores, com base nos estudos do grupo de pesquisas “Educação Superior, Formação e Trabalho Docente” (GESFORT). Define como objeto de investigação a formação inicial integrada do docente da Educação Infantil (EI) e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF). Problematiza nos seguintes termos: Quais as contradições evidenciadas na formação integrada para professores da EI e AIEF no Curso de Pedagogia da UNIOESTE – Campus Francisco Beltrão? Passados mais de dez anos da promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, percebe-se que, entre muitas problemáticas relativas à formação e identidade do egresso do Curso de Pedagogia, naturalizou-se a formação do docente para EI e AIEF no mesmo curso. O presente estudo justifica-se pela ausência de pesquisas que evidenciem esta formação integrada, considerando o processo formativo-educativo na graduação. Procura desvelar contradições existentes no fato de oferecer, em um mesmo curso, fundamentos teórico-metodológicos para formar professores aptos a atuar em etapas da educação escolar tão próximas e tão distantes ao mesmo tempo. A pesquisa desenvolve-se fundamentada em uma abordagem crítico-dialética, coadunada à pesquisa bibliográfica e análise de documentos e dados, extraídos de questionários direcionados a acadêmicos em processo de conclusão de seu percurso formativo no Curso de Pedagogia. Dos 64 acadêmicos matriculados no último ano do curso (matutino e noturno), 52 responderam ao questionário. Ao concentrar o estudo no Curso de Pedagogia da UNIOESTE – Campus Francisco Beltrão, consideraram-se as análises do PPP de 2008, os relatórios de estágio, os planos de ensino das disciplinas e os regulamentos. Para tanto, explicita o contexto histórico e social da constituição dos cursos de pedagogia no Brasil, indicando as redefinições quanto ao objeto do curso e à identidade profissional de seus egressos, para contribuir na compreensão da situação do curso, pós-implementação das DCNCP de 2006, as quais intensificaram e ampliaram os campos de formação e atuação profissional. Entende-se, com base no contexto, que as definições se atrelam a um projeto político de sociedade baseado numa lógica da produção capitalista. Destacam-se também os conhecimentos necessários à profissionalidade docente, ressaltando que a atuação como docente nestas etapas da educação básica compreende crianças de 0 a 5 anos na EI e de 6 a 10 anos nos AIEF. A pesquisa evidencia, com base na compilação dos dados e análise dos questionários, três grandes categorias empíricas: “desenvolvimento infantil”, “conteúdo” e “teoria e prática”, as quais revelam que os sujeitos pensam na necessidade de um processo formativo e componentes curriculares diferenciados, além de desvelar lacunas referentes ao que é específico para a formação do profissional destinado a cada uma dessas etapas da educação escolar. À guisa de conclusão, o estudo elucida a contradição entre uma formação integrada voltada a uma concepção de criança e organização escolar fragmentadas.
Abstract: The present thesis binds up to the Graduate Program in Education – master degree – of the Western Parana State University (UNIOESTE) – Campus Francisco Beltrao, Brazil, in its research line “Culture, Educational Processes, and Teacher Training.” Its topic relates to the field of teacher training based on studies of the research group Higher Education, Training and Teacher Work (GESFORT). Its object of investigation is the integrated initial education of Early Childhood Education (ECE) and Early Years of Elementary School (EYEC) teachers. It problematizes its subject matter as follows: What are the contradictions showed in the integrated education of teachers of ECE and EYEC along the Pedagogy course of UNIOESTE – Campus Francisco Beltrao? Ten years after the promulgation of the National Curriculum Guidelines for Pedagogy courses, one sees that, amongst many issues relating to education and identity of Pedagogy students, the training of teachers for ECE and EYEC became natural in the same course. The present study is justified by the lack of studies that stresses this integrated education, considering the training and educational process in undergraduate courses. It seeks to unravel contradictions that exist in the fact of offering in a single course theoretical and methodological grounds for creating teachers capable of acting in school stages so close and so distant at the same time. This research is based on a critical-dialectical approach, with a bibliographic research and document and data analysis extracted from questionnaires aimed at students at the final terms of their Pedagogy courses. A total of 52 out of 64 students enrolled in the course’s last years (morning and evening) responded to the questionnaire. When focusing this study on the Pedagogy Course of UNIOESTE – Campus Francisco Beltrao, it was considered its political pedagogical project of 2008, internship reports, teaching plans, and regulations. The study points to the historical and social context of how Pedagogy courses were constituted in Brazil, bringing about some redefinitions related to its object and its students’ professional identity, to contribute to understanding the current situation after the implementation of national guidelines. Based on the study conducted, one sees that such definitions are bound to a political project of society based on the logic of capitalist production. It also highlights the knowledge necessary to the teaching professionality, stressing that the teaching work in these basic education stages comprises children of 0 to 5 years old in YCE, and of 6 to 10 years in EYEC. Based on the compilation of data and the analysis of the questionnaires, this research shows there are three major empirical categories, as follows: “childhood development”, “content”, and “theory and practice,” which tell the subjects think of the need of a training process and differentiated curriculum elements, and unravel gaps related to what is specific for the training of the professional aimed to every one of these school formation stages. As a conclusion, it clarifies the contradiction existing in an integrated education directed to a conception of fragmented children and school organization.
Keywords: Formação de professores
Educação Infantil
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Curso de Pedagogia
Teacher training
Early Childhood Education
Early Years of Elementary School
Pedagogy Course
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: KLOCHINSKI, Juliane Cristina. A formação integrada para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental no curso de pedagogia: desafios e perspectivas. 2021. 117 f.. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5536
Issue Date: 23-Nov-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JULIANE KLOCHINSK 2020.pdf3.25 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons