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Tipo do documento: Dissertação
Title: Apropriações de conhecimentos em uma formação continuada colaborativa com foco na produção e reescrita de textos nos anos iniciais
Other Titles: Knowledge’s ownership of the Collaborative Continuing Formation with focus in the production and rewriting on beginning years
Autor: Pardinho, Jocieli Aparecida de Oliveira 
Primeiro orientador: Costa-Hübes, Terezinha da Conceição
Primeiro membro da banca: Costa-Hübes, Terezinha da Conceição
Segundo membro da banca: Beloti, Adriana
Terceiro membro da banca: Fuza, Angela Francine
Quarto membro da banca: Pires-Santos, Maria Elena
Quinto membro da banca: Corbari, Alcione Tereza
Resumo: Nesta pesquisa, abordamos o tema formação continuada colaborativa (doravante FCC) na sua relação com a produção e reescrita de textos nos anos iniciais. A partir dessa temática, o objetivo geral contempla a seguinte pergunta de pesquisa: Quais apropriações de conhecimentos são possíveis identificar, em participantes de uma FCC, sobre o encaminhamento da produção e reescrita textual, subsidiado pela concepção de escrita como atividade de interação? Como aporte teórico, pautamo-nos em uma perspectiva interacionista-dialógica de linguagem, conforme os escritos do Círculo de Bakhtin (VOLÓCHINOV e BAKHTIN, 1926; VOLÓCHINOV, 2018[1929]; BAKHTIN, 2009[1979], dentre outros), na qual compreendemos a prática de escrita como trabalho, processo (GERALDI, 1997; MENEGASSI, 2010, 2016) e atividade de interação (BAKHTIN, 2009[1979], COSTA-HÜBES, 2012). Recorremos à vertente Histórico-Cultural (VYGOTSKY, 1991[1984]), SMOLKA, 2000) para explicar o conceito de “apropriação” do conhecimento e, em relação à FCC, partimos dos preceitos de Vygotsky (1991[1984]) e Magalhães (2004). Assim, a partir de um levantamento diagnóstico (questionário e entrevista), desenvolvemos um processo de FCC com professoras dos anos iniciais do município de Ubiratã-PR, focada na produção e reescrita de textos. Os dados foram gerados no decorrer de todo o processo formativo (mapas conceituais e elaboração de atividades). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa que se insere na área da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2003), de cunho qualitativo-interpretativista, etnográfica educacional (JUNG; SILVA; SANTOS, 2019) e pesquisa-ação crítico colaborativa (MAGALHÃES, 2004; PIMENTA, 2005). Os resultados da pesquisa apontam para apropriações de conhecimento reverberadas pelas docentes participantes acerca do encaminhamento da prática de produção e reescrita textual nos anos iniciais de ensino, como: a) compreensão das diferentes concepções de linguagem e de escrita e suas influências no ensino de LP; b) conhecimento acerca da prática de escrita como atividade de interação e sua relevância no trabalho com o eixo da produção textual; c) elaboração de encaminhamentos de produção contemplando elementos da interação; d) reconhecimento da prática de revisão/correção de textos na promoção de uma prática de escrita subsidiada pela concepção interacionista-dialógica de linguagem. Logo, destacamos que um processo de FCC pode impulsionar, por meio de confrontos teórico-metodológicos, a (re)construção do saber docente acerca de sua práxis em sala de aula, o que justifica a necessidade de maior investimento em FC.
Abstract: On this research, we approach the Collaborative Continuing Formation theme (also known as CCF) in their relation to the text‟s production and rewriting on beginning years. From this thematic, the general aim contemplates the following search question: what knowledge ownerships are possible to identify, in CCF participants, about the forwarding of textual‟s production and rewriting, subsidized by the conception of writing as an integration activity? As a theoretical contribution, we are guided on an interactionist-dialogical perspective of language, according to the writings of Bakhtin‟s Circle (VOLÓCHINOV and BAKHTIN, 1926; VOLÓCHINOV, 2018 [1929]; BAKHTIN, 2011 [1979], among others), in which we understand the writing‟s practice as a labor, process (GERALDI, 1997; MENEGASSI, 2010, 2016) and an interactive activity (BAKHTIN, 2011 [1979], COSTA-HÜBES, 2012). We resort to Historical-Cultural field (VYGOTSKY, 1991 [1984]), SMOLKA, 2000) to explain the process of knowledge‟s “ownership” and, related to CCF, we started by Vygotsky‟s (1991 [1984]) and Magalhães‟ (2004) precepts. Thus, as of a diagnostic survey (questionnaire and interview), we developed a CCF process with primary school teachers from the city of Ubiratã-PR, focused on texts‟ production and rewriting. The data were generated throughout the whole formative process (conceptual maps and elaboration of activities). Methodologically, it is a research which is inserted in the Applied Linguistics area (MOITA LOPES, 2003), as a qualitative-interpretative stamp, educational ethnographic (JUNG; SILVA; SANTOS, 2019) and critic collaborative search-action (MAGALHÃES, 2004; PIMENTA, 2005). The search results highlight to knowledge ownerships reverberated by the participant docents related to the beginning years textual production and rewriting practice referral, like: a) the comprehension of the different language and writing conceptions and their influences on PL learning; b) the knowledge about the writing practice as in interactive activity and its relevance on the work with the textual production shaft; c) the elaboration of production‟s referral contemplating interaction elements; d) the recognition of the text‟s revision/correction practice in the promotion of writing practice subsidized by the interactionist-dialogical language‟s conception. Soon, we highlight that a CCF process can boost, by theoretical-methodological confrontations, the (re)construction of the docent know related to their praxis in the classroom, which can justify the need of higher investment in CCF.
Keywords: Formação Continuada Colaborativa
Apropriação de conhecimentos
Produção e Reescrita de textos
Collaborative Continuing Formation
Knowledge ownership
Texts‟ production and rewriting
CNPq areas: Linguagem e Sociedade
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: PARDINHO, Jocieli Aparecida de Oliveira. Apropriações de conhecimentos em uma formação continuada colaborativa com foco na produção e reescrita de textos nos anos iniciais. 2021. 180 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5288
Issue Date: 19-Feb-2021
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

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